10 Tempo de temperatura constante
Página (1/3)
Wen Sui não conseguia entender exatamente o que estava acontecendo com ela; sentia uma náusea intensa, uma dor aguda no estômago e uma dor de cabeça sufocante. Nunca havia passado por algo assim antes, não só se sentia mal, mas também confusa.
A professora responsável pela vigilância do exame, uma mulher na casa dos cinquenta anos, percebeu seu rosto pálido e perguntou preocupada:
— Você está gripada recentemente ou comeu algo que lhe fez mal?
— Eu… estou na minha menstruação — respondeu Wen Sui, sem outra explicação.
— Vá descansar na enfermaria da escola primeiro.
A professora chamou uma colega para assumir a vigilância e ajudou Wen Sui a se levantar.
— Lembra o telefone de algum parente? Vou pedir que venham buscá-la.
Wen Sui pensou um pouco, balançou a cabeça com dificuldade:
— Meu irmão… ele está fora da cidade.
Nesse momento, Shen Di’an, que estava na primeira fila, levantou-se:
— Professora, eu sei o telefone dos responsáveis dela!
Na última sala de exame, poucos estavam realmente concentrados, e o alvoroço causado por Wen Sui já atraía olhares curiosos; Shen Di’an, que escutara o nome dela, prontamente se ofereceu:
— Eu conheço a família dela.
Nem Shen Di’an entendia por que se importava tanto com Wen Sui, sentiu uma preocupação imediata ao vê-la mal; talvez temesse que sua doença fosse contagiosa e o afetasse também. Com essa desculpa estranha, ele tentou se convencer.
Wen Sui não esperava que Shen Di’an se manifestasse; achava que ele não sabia que seu irmão e a esposa estavam na cidade vizinha, e já ia contestar, quando uma sequência de números claros chegou aos ouvidos da professora.
Era o número de celular de Shen Moheng.
— Eu... — ela tentou falar, mas a ligação já havia sido feita.
Bip, bip, bip...
Após três toques, ouviu a voz que acelerou seu coração.
— Alô, boa tarde.
A professora atendeu no viva-voz no corredor, e Wen Sui podia ouvir o ruído ao fundo, uma discussão sobre algum projeto, parecia uma reunião.
— Você é o tio do Shen Moheng? Wen Sui está menstruada, sentindo náuseas durante a prova; mandei ela para a enfermaria, poderia vir buscá-la?
A voz grave do homem hesitou por um momento, depois acelerou:
— Wen Sui está doente? Ela está bem? Poderia falar com ela?
O celular foi passado a Wen Sui. Sem forças, ela tentou responder com voz fraca:
— Tio...
— O que está sentindo?
— Tenho erupções vermelhas no corpo — a voz doce e preocupada a fez se sentir um pouco melhor, e ela tentou descrever detalhadamente: — Dor no estômago, náusea, e falta de ar.
Ele a tranquilizou e pediu que entregasse o telefone de volta à professora, instruindo:
— Por favor, leve Wen Sui a um hospital próximo. Os sintomas não parecem de uma simples cólica menstrual, irei até aí em breve. Obrigado, professora.
A professora percebeu a gravidade da situação e, sem mais palavras, apressou-se a levar Wen Sui até o carro.
Ela não lembra direito como chegou ao hospital. Desde que entrou no carro, os sintomas pioraram, sua respiração ficou difícil e tremia muito. Lembra vagamente de ser levada por uma enfermeira e pela professora até o ambulatório, responder a perguntas como “o que você comeu?” e “sabe se tem alguma alergia?”, mas não conseguia falar. Logo foi encaminhada para a emergência.
Antes de perder a consciência, ouviu passos apressados e viu uma figura familiar correndo em sua direção, preocupada...
—
Quando acordou de novo, não sabia que horas eram.
O céu estava cinzento, poderia ser amanhecer ou anoitecer.
Wen Sui abriu os olhos; sentia o leve cheiro de desinfetante no nariz e a maciez do travesseiro. Percebeu que estava deitada numa cama de hospital, sem saber quanto tempo havia dormido.
O quarto estava escuro, só havia uma luz tênue perto da janela. Virou a cabeça e viu Shen Moheng sentado diante do computador, de costas para ela, com os dedos sobre o teclado, digitando rapidamente.
Era a primeira vez que via Shen Moheng trabalhando sério, diferente da sua habitual elegância e descontração em casa; concentrado, ele se mostrava afiado, nobre e distante. A escuridão da noite parecia separá-los do mundo barulhento, criando uma sensação de isolamento.
Ela olhou fixamente para suas costas, querendo chamá-lo de “tio” suavemente, mas temendo ser indiscreta.
A luz do amanhecer atravessava a janela, refletindo suas sobrancelhas franzidas e o reflexo tímido de Wen Sui no vidro. Ela viu suas erupções ainda vermelhas no rosto, o cabelo bagunçado, parecendo uma pessoa que acabara de se recuperar de uma doença grave.
Página (2/3)
Ela se sentia tão feia que quase chorava.
O som de seu nariz sendo assoado chamou a atenção de Shen Moheng, que virou-se abruptamente e encontrou seus olhos inocentes, assustando-a.
— Tio...
A voz saiu rouca e desagradável.
— Acabou de acordar?
Ele desligou o computador, sorriu levemente e se aproximou dela.
— Beba um pouco de água.
— Obrigada.
Ele parecia preparado, despejou rapidamente um copo de água morna e entregou a ela. Wen Sui bebeu devagar e sentiu a irritação na garganta diminuir; quando falou, a voz voltou ao normal:
— Tio, que horas são?
— Quatro e quarenta e oito da manhã.
Ele respondeu, curioso com a pergunta.
— De madrugada? — ela ficou surpresa. A prova de matemática era à tarde; será que Shen Moheng havia passado a noite toda no hospital?
Ele deu um breve “hum”, sem achar isso estranho.
— Está se sentindo melhor? Ainda incomodada em algum lugar?
Então percebeu as lágrimas nos cantos dos olhos da garota e perguntou com cuidado:
— Por que está chorando?
— ... — Wen Sui não teve coragem de dizer que chorava por se achar feia, então baixou a cabeça, parecendo triste:
— Eu... não terminei a prova de matemática.
O exame mensal era muito importante.
Os professores usavam esse teste para separar os bons dos maus alunos, e os colegas da turma sete avaliavam Wen Sui por isso, se ela tinha “alguma capacidade” ou era apenas uma “filha de influência”. Por isso, ela se importava com essa prova.
Shen Moheng ficou surpreso com a determinação da garota, mas não demonstrou, apenas a tranquilizou:
— Foi um imprevisto devido à saúde, o professor deve entender.
— Se conseguir, pode voltar para fazer as outras duas provas depois.
— Hum — Wen Sui fechou os lábios, parou de chorar e escondeu as erupções vermelhas sob o cobertor, triste:
— Tio, eu desmaiei por causa da menstruação?
Para um homem adulto, especialmente alguém de quem gostava, falar sobre menstruação era embaraçoso para Wen Sui.
— Você teve uma reação alérgica alimentar.
Shen Moheng explicou pacientemente:
— É intolerância à histamina. Você comeu alguma fruta no almoço?
Wen Sui balançou a cabeça. Na cidade natal, raramente comia frutas, só às vezes maçã ou tangerina, e nunca teve problemas. Lembrou:
— Eu comi o bolo de abacate que Shen Di’an me deu.
Ela nunca havia experimentado abacate antes e nem sabia como era, só tinha ouvido falar dele nos ingredientes de shampoo.
— Pode ser por isso, vou falar com o médico.
— Desculpe...
— E obrigada, tio.
Se não fosse Shen Moheng ter avisado a professora para levá-la ao hospital, talvez seu caso tivesse sido mais grave.
— Por que você pede desculpas tanto?
Ele sorriu e acariciou seu cabelo bagunçado.
— Não precisa ser formal comigo.
—
A alergia a abacate foi a causa da doença.
Depois de uma noite internada para observação, o médico fez novos exames e passou alguns remédios; estava tudo bem.
— As erupções no rosto devem desaparecer até amanhã, no máximo.
Página (3/3)
O médico aconselhou pacientemente:
— Durante a menstruação, sua resistência está baixa, e seu corpo já não é muito forte. Quando melhorar, precisa se exercitar mais, entendeu?
— Entendi!
Shen Moheng foi cuidar da alta, enquanto Wen Sui arrumava suas coisas no quarto. Wen He chegou apressado com o café da manhã: mingau de milho e bolo de açúcar mascavo, além de um pacotinho.
— O tio pediu para Ming An preparar, troque logo de roupa — disse Wen He, mostrando preocupação.
Wen Sui tomou um gole do mingau e abriu o pacote, curiosa.
Dentro havia uma calça do uniforme escolar, um pacote de absorventes, uma roupa íntima descartável e... duas máscaras com estampa de gatinhos.
Ela parou, sentindo vergonha e, ao mesmo tempo, alegria.
O quarto VIP tinha banheiro privativo; ela tomou um banho rápido, vestiu a roupa nova, dobrou a calça emprestada para lavar depois de devolver. Ao sair, viu Shen Moheng de volta, tomando café, e ele a olhou nos olhos lentamente:
— Vai insistir em fazer a prova?
— Sim.
— Quero ir com você.
Ele falou com sinceridade.
— Melhor não ir — Wen He resmungou, levando a mão à testa. — Você não deve ter dormido bem no hospital, se estiver mal, volte para descansar. Ainda tem erupções no rosto.
Ele sempre acertava onde doía.
Wen Sui emburrou, teimosa:
— Estou bem...
— Se quer ir, vá — Shen Moheng disse, entregando um pedaço de bolo para silenciar Wen He. — Não prepararam uma máscara para você?
Ela percebeu para que era a máscara.
Parecia que ele já esperava sua insistência e usou esse jeito simples e eficaz para ajudá-la a preservar um pouco da autoestima.
— Então vou usar.
— O café da manhã do norte é mesmo leve, quase não tem pimenta. Beba bastante mingau, é bom para o estômago.
Wen Sui mal prestou atenção ao que o irmão dizia; toda sua atenção estava na máscara.
Se o tio havia preparado a máscara, era porque viu as erupções no rosto dela e achou que não era bonito, por isso trouxe algo para cobrir.
Ela realmente estava muito feia!
A tristeza a invadiu de novo. Sem coragem de perguntar diretamente a Shen Moheng, puxou o braço de Wen He e perguntou olhando para ele:
— Irmão, eu estou feia?
Wen He, sem entender o que a garota pensava, respondeu confuso:
— Não tem problema, o médico disse que vai desaparecer logo, não foi?
Wen Sui hesitou, não satisfeita com a resposta, desviou o olhar para a mão dele segurando o bolo.
Seu olhar involuntariamente se voltou para Shen Moheng.
Ele também a olhou naquele momento.
Seu coração disparou, e uma preocupação secreta de ser descoberta a fez endireitar as costas, e ela ouviu ele dizer:
— Não está não.
— Sui Sui é muito bonita.
No instante seguinte, ele estendeu a mão e ajeitou os fios de cabelo soltos ao lado do rosto dela, na alça rosa claro da máscara.
O dedo indicador roçou seu rosto suavemente.
Foi como ser beijada por uma borboleta, e seu coração se encheu de uma neve cor de rosa com pétalas caindo suavemente.