7 Clima de Temperatura Constante
A Escola Secundária Jinghai tem uma prova mensal no início de março, que coincide com a contagem regressiva de cem dias para o exame de admissão ao ensino médio, por isso a escola leva o evento muito a sério. Pode-se dizer que o desempenho nesta prova determinará quase inteiramente a atitude dos professores em relação a você nos meses restantes.
Esta importante avaliação está marcada para a próxima segunda-feira.
Wen Sui não é muito boa em inglês e língua chinesa. Embora se esforce bastante, o inglês não apresenta resultados imediatos, mas em redação ela ainda pode tentar ganhar tempo acumulando algum material de última hora. Na quarta-feira, após o estudo noturno, ela avisou Tang Zhiyu de que não voltariam juntas, pois precisava ir a uma livraria comprar um livro de referência para reforçar os estudos.
Como era o horário de saída dos alunos, a livraria na entrada da escola estava lotada. Wen Sui, que não gosta de aglomerações, optou por dar uma volta maior e ir até a rua dos fundos do Conservatório de Música de Di-du, onde há várias pequenas bancas e lojas voltadas para o público universitário, sendo um local menos movimentado.
A livraria ficava em um beco rodeado por fliperamas e cibercafés. Após comprar o livro, Wen Sui viu uma senhora vendendo espetinhos de frutas cristalizadas (tanghulu) em frente a um cibercafé. Com água na boca, ela pegou a carteira para comprar um.
Assim que pagou e estava prestes a guardar a carteira no bolso do uniforme, um grupo de pessoas apareceu na entrada do cibercafé.
Homens e mulheres vestindo jaquetas de couro e calças justas, com cabelos tingidos de cores vibrantes e as garotas com maquiagens exageradas. Um deles avistou Wen Sui, apontou para ela e o grupo começou a cochichar:
— É ela? A que está de uniforme?
— Não tem erro, a chave do carro Specialized, o chaveiro do Ultraman.
— Não vi uma segunda bicicleta igual a essa aqui por perto.
Wen Sui estava longe e não ouviu o que diziam, mas sua intuição alertou que aquelas pessoas não eram boas notícias. Ao perceber que era o centro das atenções, ela tentou escapar imediatamente.
Ela se virou e apressou o passo.
Antes de caminhar dois metros, foi chamada impiedosamente.
Uma mão com unhas pintadas de vermelho vivo agarrou seu ombro:
— Parada aí!
— Você conhece Shen Di'an?
Wen Sui não sabia mentir, mas, tomada por um medo extremo, só conseguiu balançar a cabeça freneticamente. O grupo, no entanto, não pareceu convencido.
— Com a chave do carro dele pendurada, você deve ser a namorada dele, não é?
— Seu namorado ofendeu nosso irmão Xiao. Diga-me, como pretende compensar?
— Vai ligar para ele vir pedir desculpas, ou vai assumir a culpa no lugar dele?
...
Shen Di'an não tem o hábito de revisar antes das provas. Para ele, exames não têm importância alguma. Seja a prova mensal, o exame de admissão ou o vestibular, apenas os filhos de famílias pobres se importam com notas. Se ele não quisesse estudar, a família Shen teria dinheiro para enviá-lo ao exterior em um piscar de olhos; para que sofrer com livros?
Hoje, após o estudo noturno, ele foi como de costume jogar no cibercafé da rua dos fundos do Conservatório. Lá é longe de Jinghai, sem professores por perto para fiscalizar; é um lugar estratégico. Embora Shen Di'an não tema os professores, ele teme os familiares. Se o fato de ele frequentar cibercafés chegasse aos ouvidos de seu tio, Shen Moheng, ele certamente seria punido.
Shen Di'an, pedalando a bicicleta Giant de Wen Sui, chegou à entrada do beco e, de longe, viu um grupo de pessoas cercando a entrada do cibercafé.
O líder era um homem careca na casa dos vinte anos, com um metro e oitenta de altura, contra quem Shen Di'an já havia lutado — ele era extremamente violento. Atrás dele, outros pequenos delinquentes cercavam uma estudante do ensino fundamental que vestia o uniforme da escola Jinghai.
Seu coração deu um salto. Shen Di'an estacionou a bicicleta na sombra e, na ponta dos pés, observou com atenção.
Ele encontrou os olhos úmidos de Wen Sui e seu rosto transbordando de medo.
Ao olhar para baixo, viu a chave do carro que ela segurava com força na mão direita.
Shen Di'an compreendeu tudo instantaneamente.
Há alguns dias, após uma briga naquele mesmo cibercafé, o oponente havia feito ameaças, e hoje eles vieram cobrar. Infelizmente, quem eles encontraram não foi ele, mas Wen Sui, que carregava as chaves do seu carro.
A princípio, Shen Di'an quis correr para lá.
Ele praticava taekwondo e tinha um bom nível; na escola, era praticamente invencível. Contra aquele careca, o irmão Xiao, ele poderia até empatar em uma luta um contra um. Mas hoje, Cheng Yin e Du Wenkai tinham ido para casa estudar, e o oponente estava em maior número. Sozinho, ele não teria certeza...
Mas Wen Sui era inocente, uma garotinha frágil que mal conseguia carregar duas sacas de arroz.
A moralidade e a covardia se entrelaçaram em sua mente. Shen Di'an apertou os punhos com força.
No fim, ele não deu aquele passo corajoso. Após hesitar, escondeu-se em um canto, pegou o celular e discou para a polícia.
...
Wen Sui estava encostada na parede. A luz do poste refletia um brilho intenso em seus olhos. As figuras daquelas pessoas eram altas e opressoras, envolvendo-a em sombras como um pequeno cervo cercado por uma matilha, desesperada e sem ajuda.
— Não é tão velha, mas é bem bonitinha.
— Aquele pirralho do Shen Di'an tem sorte.
— O que tem de interessante nessa garotinha que nem cresceu? Que tal ser nossa, hein?
Com os olhos marejados, Wen Sui parecia uma presa fácil. O homem chamado irmão Xiao, ao ver sua expressão, brilhou os olhos e estendeu a mão grande para agarrar o pescoço alvo da menina.
Wen Sui tremeu de medo, seu cérebro entrou em branco e, sem pensar duas vezes, mordeu o braço dele com força.
— Filha da puta, você ainda ousa morder?!
O irmão Xiao não esperava resistência e, furioso de dor, retirou a mão. No segundo seguinte, a outra mão se ergueu, pronta para desferir um tapa em Wen Sui.
Wen Sui fechou os olhos em desespero, esquecendo-se até de chorar.
No entanto, a dor esperada não veio.
Aquela mão foi interceptada no ar; alguém a protegia por trás.
De repente, ela foi envolta por um abraço gentil e firme. Seus olhos foram suavemente cobertos por mãos grandes, de articulações bem definidas e veias visíveis, com pontas dos dedos que exalavam um calor pulsante. Ela sentiu um leve perfume amadeirado, como tabaco queimado ou uma biblioteca silenciosa.
— Não olhe — disse uma voz magnética ao pé de seu ouvido, extremamente gentil.
O movimento de ataque contra o oponente, porém, era o oposto daquela fragrância pacífica.
Ela ouviu o som de um osso deslocando e o grito de dor do irmão Xiao.
— Sem força nenhuma — disse o homem, com o tom de voz subindo e um sorriso levemente desdenhoso.
Mais algumas pessoas avançaram. Shen Moheng protegeu Wen Sui e, usando apenas uma mão, derrubou um rapaz de calça rasgada, seguindo com um chute direto no estômago de outro.
— Com esse nível de briga de rua, vocês ousam tocar na minha pequena?
Nem se podia chamar aquilo de "briga de grupo". Shen Moheng resolveu a situação com os três valentões ali mesmo. Os outros, que estavam apenas fazendo número, ao serem encarados pelos olhos escuros dele e pelo sorriso de canto, fugiram apavorados.
Ao longe, ouviu-se o som agudo da sirene da polícia.
Ele soltou as mãos que cobriam os olhos de Wen Sui, deu um passo atrás e inclinou-se para olhá-la, enquanto a luz do poste alongava sua sombra imponente.
Wen Sui ergueu os olhos na penumbra e encontrou aquele olhar terno.
A aparência de Shen Moheng era inegavelmente elegante. Embora não fosse frágil, tinha uma constituição esguia, ombros largos, cintura estreita e gostava de usar trajes formais, carregando consigo uma aura de intelectual refinado, um típico cavalheiro erudito.
Apenas olhando, nunca se diria que ele era do tipo que brigava.
O coração de Wen Sui disparava; ela não sabia se era pelo susto ou por ser observada daquela forma. O vento do início da primavera soprava pelo beco, trazendo pétalas brancas de uma árvore desconhecida que pousavam em seu ombro.
Seus longos cílios tremeram, notando um leve arranhão nos dedos longos dele.
Sentindo um aperto no peito, seus olhos lacrimejaram:
— Tio...
—
Wen Sui não se lembrava de como saiu daquele beco.
Quando recuperou a consciência, estava sentada no carro de Shen Moheng, parecendo ter cochilado por um momento.
Pela janela, viu que estavam diante da delegacia.
Sua consciência foi clareando e ela começou a recordar fragmentos: a viatura que não sabia quem chamara, os delinquentes sendo levados pela polícia, sua recusa à proposta de Shen Moheng de levá-la primeiro para Wutong Yuan, insistindo em acompanhá-lo à delegacia.
O motivo de tê-lo seguido talvez fosse medo, ou talvez algum motivo egoísta.
Pouco tempo depois, viu a silhueta de Shen Moheng vindo em sua direção, ainda com aquele sobretudo preto, carregando uma pasta. Ela não conseguia ler sua expressão, o que a deixava inexplicavelmente ansiosa.
Ela ouviu a porta do motorista se abrir.
Tio... Wen Sui queria chamá-lo, mas sua garganta estava seca e não saía som.
Devia pedir desculpas primeiro por causar problemas? Ou perguntar se a polícia ficou brava?
Será que o assunto era difícil de resolver? Ele ter usado a força contaria como crime?
Ela também queria perguntar quando ele voltara e como a encontrara ali.
Uma mistura de emoções a deixava sem palavras, e ela, que já não tinha facilidade em se expressar, baixou a cabeça, corando e quase chorando novamente.
Shen Moheng sorriu tranquilamente, pegou uma garrafa de água mineral no carro e entregou a ela:
— Estudar é cansativo, não é? Acabou dormindo de cansaço.
— Tio...
— Aquelas pessoas...
— Já está tudo resolvido, não se preocupe.
Aquela única frase foi o suficiente para dissipar todas as preocupações de Wen Sui; seu coração, que pairava no ar, finalmente encontrou o chão.
Ela fungou e forçou um sorriso:
— Desculpe.
— A culpa não foi sua.
— Vamos para casa — disse ele, inclinando-se levemente para afivelar o cinto de segurança dela. A proximidade fez a respiração de Wen Sui travar.
— Sim! — ela respondeu.
Depois de um tempo, não conseguiu evitar e perguntou baixinho:
— Tio, você não me culpa por ter ido a um beco tão longe?
— Você apenas estava passando por lá normalmente, como a culpa seria sua?
— E o motivo de eles terem me seguido?
Wen Sui apertou as mãos, olhando pelo para-brisa, e viu o homem bonito balançar a cabeça com calma. Ele estendeu um dedo e fez um sinal de silêncio.
— Não precisa pensar nisso.
— Ah...
Wen Sui calou-se, pensando que ele provavelmente ouvira dos delinquentes, ou que talvez ele temesse que ela se lembrasse de coisas tristes... De qualquer forma, ela parou de remoer o assunto e passou a observar silenciosamente o perfil dele refletido no vidro do carro.
O sobretudo alinhado, os traços finos e elegantes, ele era extraordinariamente bonito.
Com as orelhas vermelhas e segurando a ponta do uniforme, ela não queria desperdiçar aquela rara oportunidade de estar a sós e, com certa ousadia, tentou puxar assunto:
— Tio, quando você voltou ao país?
— Hoje mesmo.
O carro parou no sinal vermelho e seus dedos batiam silenciosamente no volante:
— Eu planejava ir ao cibercafé buscar o Shen Di'an, mas acabei encontrando você.
— Ah. — Ao ouvir isso, Wen Sui não pôde evitar virar o rosto para olhar pela janela, querendo confirmar se as cerejeiras na beira da estrada já tinham florescido.
Parecia que ainda não.
— Você vai morar em Wutong Yuan depois que voltar? — Wen Sui mediu as palavras, tentando não demonstrar que sentia tanta falta dele.
— Por enquanto, sim. — Shen Moheng estacionou o carro na entrada da viela; as luzes amarelas do veículo brilharam, como se ele estivesse piscando para Wen Sui. — Por quê? Você se sente desconfortável com o tio morando lá?
— Claro que não! — Wen Sui negou apressadamente, balançando a cabeça como um boneco. — Esta é a sua casa.
Shen Moheng riu da reação dela, com os lábios finos curvando-se levemente. Ele trancou o carro e, com naturalidade, pegou a mochila de Wen Sui.
— É verdade.
O ar do início da primavera ainda era frio à noite. Wen Sui encolheu o pescoço, pensando se deveria apressar o passo para voltar logo, mas não queria perder a chance de caminhar ao lado dele, então manteve um ritmo normal.
Shen Moheng não a apressou, caminhando lentamente no ritmo dela.
As luzes da viela projetavam duas sombras, uma alta e outra baixa, balançando suavemente, às vezes coladas, parecendo amigos íntimos ou amantes.
Ela achou seus próprios pensamentos audaciosos demais.
Shen Moheng conversava casualmente com ela, principalmente sobre a vida escolar e a prova mensal que viria.
Infelizmente, o caminho de duzentos metros era curto demais. Ela ainda não tinha ouvido o suficiente da voz dele quando o portão de Wutong Yuan já estava perto.
Shen Moheng abriu o portão com a fechadura biométrica e a levou até a porta do quarto, dizendo-lhe para "descansar cedo e não pensar demais". Antes que ela dissesse "até logo", ele hesitou.
— Ah, espere.
Ele a chamou, tirou um saco de papel amarelo da pasta que carregava e, inclinando-se, entregou-lho:
— Quase esqueci de te dar.
— Comprei enquanto você dormia no carro.
— Considere como um pequeno pedido de desculpas.
Após dizer isso, desejou-lhe boa noite e desceu as escadas.
Wen Sui olhou para o saco de papel.
Era de papel pardo com uma camada de plástico por dentro. Ao abri-lo, encontrou um espeto de tanghulu do tamanho de seu antebraço, sabor morango e espinheiro, exatamente igual ao que ela deixara cair durante a briga.
Ela deu uma mordida; o sabor era doce e refrescante, com um toque levemente ácido.
Instantanemante, todos os sentimentos ruins foram curados.