14 Tempo de temperatura constante
Na verdade, Wen Sui suporta bem comida apimentada; sua cidade natal é conhecida por sabores fortes, onde até um simples prato de legumes leva pimenta picada. Contudo, desde que Wen He veio estudar na capital, mudou seu paladar para algo mais suave, influenciada por Shen Ming’an. A família Shen normalmente cozinha pratos salgados e aromáticos, e quando saem para comer, preferem refeições ocidentais ou japonesas.
Wen Sui, vivendo como hóspede, não ousava pedir à tia Wang que preparasse algo especial só para ela. Às vezes, após a escola, comprava tofu fedido nas barracas perto do portão para matar a vontade de comer algo picante, pois fazia muito tempo que não desfrutava de uma boa refeição ardente. Quando Shen Moheng sugeriu comer hot pot, ela ficou encantada.
Sentaram-se ao lado da janela, com uma bela vista para as ruas movimentadas da cidade e, um pouco mais distante, um parque em plena primavera, coberto de flores cor de rosa. O garçom, com um forte sotaque regional, perguntou se queriam algo: "Aqui só temos picante leve, sem potes divididos, viu?" A voz do atendente fez Wen Sui lembrar dos momentos em que seus pais a chamavam para casa, e seu nariz ficou um pouco apertado. Ela hesitou, olhando para Shen Moheng, que disse: “O caldo será levemente apimentado, o resto deixa com ela.”
Sabendo que não adiantava ser formal com ele, Wen Sui escolheu alguns pratos que a maioria aceitaria e devolveu o cardápio a Shen Moheng. Ele tirou o casaco cinza e o colocou no cesto, amarrou o avental do restaurante por cima da blusa de tricô clara, parecendo bastante caseiro e amigável. Ao pegar o cardápio, notou que Wen Sui havia riscado suavemente alguns pratos com lápis, sem marcar nenhum, e sugeriu: “Vamos pedir intestino de ganso também.”
O garçom sorriu amplamente: “Ótima escolha, professor! Intestino de ganso, traqueia de boi e cérebro de porco são especialidades nossas, experimente!” Wen Sui ficou um pouco confusa; ela nunca tinha visto Shen Moheng comer hot pot com esses ingredientes tão fortes. Antes, perguntou a Tang Zhiyu, que achava “comer sangue e cérebro assustador”. Ela pensava que pessoas de fora não aceitavam essas iguarias.
Na verdade, Shen Moheng pensava de forma simples: na noite anterior, quando foram comprar petiscos e pratos temperados, viu que Wen Sui escolhia coisas picantes e até intestino de pato. Embora ele mesmo não gostasse, não se importava em cozinhar para ela. Os pratos chegaram rápido; em menos de quinze minutos, tudo estava servido.
Enquanto comiam, conversavam principalmente sobre a escola de Wen Sui. Ela às vezes perguntava sobre a Inglaterra, se era divertida, e como aprender inglês, observando-o enquanto comia. Realmente, ele não era bom com hot pot. Depois de algumas fatias de carne gorda, sua frequência de pegar os hashis diminuiu, bebeu vários copos de chá gelado e usava um molho ao seu gosto, mais típico do norte.
O homem educado e elegante, suando na testa e com as bochechas vermelhas por causa da pimenta, adquiria um charme especial. Wen Sui pensou por um momento, tampou a boca e o nariz com um lenço e tossiu um pouco, fingindo. “Acho que está um pouco apimentado demais.” Depois de obter a concordância dele, foi até a recepção: “Moça, duas porções de gelatina de amido de ervilha e um bolinho de arroz doce com açúcar mascavo, por favor.” “Claro!” Foi então que viu Shen Moheng mergulhar o bolinho na farinha de soja e começar a comer, o que a deixou imediatamente alegre.
Shen Moheng sempre cuidava dela; ela queria também cuidar dele nos pequenos detalhes, numa troca justa entre os dois.
A refeição não foi apressada, mas como saíram tarde, Wen Sui terminou de comer a última fatia de carne bovina depois das duas da tarde. Shen Moheng sairia por volta das cinco para a região rural da capital, com cerca de três horas pela frente. Ele planejava visitar a biblioteca da Academia de Música. Vendo a menina ao seu lado, que silenciosamente assoava o nariz por causa da pimenta, seu coração amoleceu. Hesitando, inclinou-se e perguntou:
“Você realmente não tem planos para as férias?”
“Não.” Wen Sui, com o rosto quase escondido pelo lenço, respondeu com voz abafada: “Tio, vá cuidar das suas coisas. Eu conheço o caminho, volto sozinha para fazer lição de casa.”
Parecia não querer atrasá-lo. Shen Moheng respondeu com um “hum” e calmamente estendeu um lenço umedecido. Wen Sui pegou com muito cuidado, como se temesse ser rejeitada, corando e pedindo desculpas.
Ele já viu muitas pessoas ao longo da vida, algumas muito cautelosas e reservadas, incluindo ele mesmo, que não gosta de ser um incômodo. Mas uma pessoa tão sensata quanto Wen Sui, ele nunca tinha encontrado.
Ele baixou o olhar para observar com atenção a ponta rosada da orelha dela, fingindo olhar distraidamente pela janela:
“Tem um parque aqui perto.”
“Se não tiver nada para fazer esta tarde, podemos passear juntos.”
Wen Sui ficou tão feliz que quase esqueceu de respirar, escondendo o sorriso leve com o lenço e brilhando os olhos: “Vamos sim.”
Era primavera e, por ser feriado, havia muitos visitantes no parque para apreciar as flores. Wen Sui viu várias garotas vestidas com belos vestidos tirando fotos sob o sol da primavera, todas com uma beleza natural e confiante. Seus olhos repousaram por dois segundos na placa “Fotografia Tang Feng”, mas logo desviaram rapidamente.
“Quer tentar?” Shen Moheng perguntou timidamente.
Wen Sui balançou a cabeça com força em negação.
Ela não gostava muito de tirar fotos; em sua pequena cidade, seus professores diziam que para meninas da sua idade exibir a beleza não era apropriado. Ela até tinha dificuldade em levantar a mão para responder perguntas na frente dos outros; posar para fotos seria constrangedor e a deixaria vermelha e tensa.
Shen Moheng entendeu perfeitamente essa progressão lenta e não insistiu. Passearam entre algumas árvores floridas e ele tirou algumas fotos da paisagem.
O parque não era grande, e andar repetidamente já começava a ficar entediante. Mais ao fundo havia um antigo templo pouco conhecido. Na primeira vez que passaram, havia uma fila longa; na segunda, o número de visitantes era o mesmo. Ela não resistiu e espiou, ficando na ponta dos pés.
“Aquele é o Templo Xiuyuan, onde as pessoas vão buscar sortes e fazer pedidos”, explicou Shen Moheng.
“Funciona?”
“Não sei, nunca tentei.”
Wen Sui respondeu com um “oh”, pensando que ele não era uma pessoa mística e provavelmente não se interessava por superstições.
Ela mesma nunca acreditou muito nisso, mas após a morte dos pais, seu pensamento mudou um pouco. Começou a desejar que realmente existisse um deus ou um paraíso, onde pudesse encontrar ou reencontrar seus pais.
Enquanto pensava, viu Shen Moheng se encaminhar para o fim da fila.
“Vamos tentar,” disse ele.
“Hmm?”
“Vai que funciona mesmo.”
Ele se perdeu no meio da multidão. Wen Sui tentou acompanhá-lo, mas ele fez um gesto para que ela ficasse ali, observando as flores.
A fila avançou lentamente. Quando ele voltou, trazia uma caneta e três tiras vermelhas com franjas, que dançavam ao vento e brilhavam.
Shen Moheng colocou as tiras na mesa, alisou-as com a mão e, ao falar baixinho, chegou perto dela, o hálito quente quase em seu ouvido:
“Faça três pedidos.”
Ele hesitou e explicou: “Poucos pedidos podem não ser ouvidos pelos deuses, muitos podem parecer gananciosa.”
Wen Sui riu e olhou para ele: “Tio, você não pode fazer pedidos?”
“Não, todos são para você.”
“Mas...”
Ele piscou e se inclinou, dizendo:
“Você não tem algo a dizer para seus pais?”
O coração de Wen Sui explodiu em fogos de artifício, seu nariz ficou apertado. O que ela vinha guardando em silêncio por meses, como gelo derretendo, jorrou de repente.
Antes de vir para a capital, os parentes a proibiam de chorar ou falar demais dos pais, para não entristecer seu irmão Wen He ou parecer azarenta para a família Shen. Ela não pôde visitar o túmulo no festival Qingming nem fazer cerimônias na capital; nem mesmo escrevia muitas cartas para os pais com medo do irmão perceber e se sentir culpado.
Só Shen Moheng, com seu jeito simples e respeitoso, a levou para comer o hot pot da terra natal e a ajudou a escrever suas saudades, dizendo que “sentir falta não precisa ser escondido, é bom expressar abertamente”.
“Posso?”
“Claro que pode.”
“Eles podem ver?”
“Se estiver preocupada, pendure mais alto.”
“Se pendurar alto o bastante, com certeza vão ver.”
Wen Sui se esticou, fungando: “Mas eu sou baixa e não tenho escada.”
“Então o tio ajuda você.”
Ela acenou, piscando para o homem que era mais alto que ela por mais de uma cabeça, e murmurou um “obrigada, tio”.
Ele se virou, dando-lhe privacidade.
Wen Sui começou a escrever o que queria dizer:
“Desejo que papai e mamãe tenham uma vida sem preocupações e muita paz no próximo mundo.”
“Desejo que eu e meu irmão tenhamos um futuro brilhante.”
“E...”
Ela pensou e olhou de relance para Shen Moheng, que estava de costas.
A luz do sol do templo iluminava a ponta dos seus cabelos, o cachecol preto caía longo, sua postura imóvel lembrava um devoto sincero, quase uma divindade.
“Desejo que a lua possa ser alcançada e que estejamos juntos a cada ano que passar.”
Era uma frase meio estranha, que mesmo Shen Moheng provavelmente não entenderia. “Lua” era o apelido que ela havia dado a ele, “Moon Shen”, e “a cada ano” era ela mesma.
A lua é inalcançável, mas caminha junto com as pessoas.
Ela escreveu cada palavra cuidadosamente e entregou o bilhete a ele.
Shen Moheng se esticou, segurou os galhos altos e amarrou as três tiras vermelhas firmemente.
“Está alto o bastante?”
“Sim.”
Ela observou seus dedos trançarem os fios vermelhos em nós, que dançavam ao vento.
No fim daquele dia, foi ele quem a levou de volta ao pátio Wutong, não a deixou ir sozinha de táxi ou metrô.
A família Shen, conforme planejado, foi para a região rural da capital.
Nos dois dias restantes das férias, Wen Sui seguiu seu plano original, dividindo o tempo entre os deveres escolares e exercícios.
No dia seguinte, ao descer para o almoço, viu tia Wang carregando um grande pote. Ao notar Wen Sui, sorriu alegremente: “Senhorita Wen Sui, olha só essa maravilha!”
“Está pesado.” Preocupada que ela pudesse machucar as costas, Wen Sui apressou-se para ajudar, e mal pôde sentir o peso do conteúdo, um aroma de pimenta invadiu seu nariz.
“É muito pesado,” disse tia Wang, colocando o pote num canto da cozinha com a ajuda de Wen Sui. “Foi o senhor Shen que mandou trazer direto do sul de Sichuan. Esse óleo apimentado é autêntico.”
“Óleo apimentado?”
Wen Sui ficou surpresa, mas já suspeitava do motivo.
“O senhor Shen Moheng comprou para você, disse que gosta de comida picante e pediu para eu aprender a fazer pratos de Sichuan.”
“Você também, se não gostar da comida, por que não falou antes? Eu não sou incapaz de cozinhar. Você e o jovem Shi An estão crescendo, se não se acostumarem, podem não crescer direito, aí a culpa é minha.”
Wen Sui rapidamente negou: “Não, não, eu adoro a comida da tia.”
“Nem precisa mudar a comida só por minha causa.”
“Ah, não tem problema.”
“De qualquer forma, o jovem Shi An não almoça em casa três vezes por semana, e o senhor Shen está ocupado. Quando estivermos só nós, comemos o que quisermos.”
“Tia cozinha tudo do mesmo jeito, não precisa ser formal comigo.”
“Tá bom.”
Wen Sui respondeu animadamente, dando-lhe um sorriso doce e afetuoso.
O aroma da pimenta parecia mudar algo dentro dela.
Aqueles pequenos segredos, gostos e expectativas guardados no coração estavam sendo iluminados por Shen Moheng, tomando raiz e crescendo como sementes.
Naquela mesma tarde, enquanto fazia a lição, Wen Sui abriu seu caderno rosa e viu uma frase escrita na última linha, em inglês, com grafite que podia ser apagado facilmente:
“As rosas sempre florescerão.”
Ela perguntou a Shen Moheng sobre o conteúdo do caderno quando o procurou; talvez ele tenha visto suas anotações em inglês e deixado essa frase, achando que serviria para uma redação do ensino fundamental, ou talvez, sabendo da saudade que ela sentia dos pais, quis confortá-la.
Era a primeira vez que ela via ele escrever em inglês, um traço meio descuidado, porém elegante e legível, muito bonito.
Ele ainda usou lápis para que ela pudesse apagar quando quisesse.
Mas Wen Sui não queria apagar.
Como alguém que encontra uma surpresa inesperada, ela tirou uma régua, cortou cuidadosamente a página, juntou com outra anotação “Sui Sui em paz” e guardou tudo numa pequena caixa com cadeado.
Na caixa havia também um metrônomo, algumas partituras, duas máscaras... e várias outras coisas relacionadas a Shen Moheng, cada uma considerada um pequeno tesouro.
À noite, quando saiu para correr, comprou numa papelaria um caderno bege com páginas decoradas com rosas, que juntou aos seus objetos preciosos na caixa.
Wen Sui pegou o lápis e começou a escrever no diário: “Hoje foi a primeira vez que comi hot pot na capital, com o senhor Moon. Acho que vai ser uma memória única, como a neve...”
Mais tarde, após o fim das férias, na sexta-feira, a turma 7 do nono ano foi fazer trabalho voluntário na biblioteca do distrito, escolhido pelo professor Qiu Hai.
Cerca de dezenas de alunos organizaram livros por meio período, parte trabalho, parte diversão.
O grupo de Wen Sui era formado por alguns rapazes que trabalharam rápido, terminando a área em menos de duas horas. Com tempo sobrando, começaram a procurar livros para ler.
Depois de acompanhar Tang Zhiyu na seção de quadrinhos, Wen Sui pediu licença para ir ao banheiro e se escondeu no terceiro andar, vasculhando repetidamente as estantes de livros em inglês.
Havia muitos livros, muitos em escrita cursiva difícil de decifrar, e após dez minutos, ela não encontrou o que procurava.
A bibliotecária, uma mulher de meia-idade de bom humor, passou por ali. Wen Sui, encorajando-se, perguntou educadamente:
“Com licença... vocês têm o livro ‘The Waves’, de Virginia Woolf?”
A bibliotecária ajeitou os óculos e respondeu pacientemente: “Vou procurar para você.”
Pouco depois, trouxe dois exemplares: “Quer o original em inglês ou a tradução?”
Wen Sui imediatamente reconheceu a capa azul, que já havia visto no carro de Shen Moheng, e aceitou feliz: “Quero o original em inglês, obrigada.”
Ela abraçou o livro, desceu correndo para pagar e colocou o livro embrulhado em papel amarelo dentro da mochila, como se fosse um segredo que não pudesse ser revelado.
Com medo de que alguém perguntasse para que servia aquele livro, ela guardava seu pequeno segredo sobre seu amor secreto por Shen Moheng.
Chegando em casa, finalmente começou a ler.
O inglês era difícil, literatura de fluxo de consciência, até a tradução seria complicada. Para Wen Sui, parecia um texto indecifrável, mas ela não desistia, consultava dicionário e fazia anotações a lápis entre as linhas, com muita paciência.
Ela queria entender aquele livro um dia.
Certa vez, Shen Di’an, sem ter terminado o dever de matemática, bateu à porta do quarto de Wen Sui para copiar. Ela abriu sem esconder o livro, que ficou aberto na mesa, e ele viu as anotações.
Ao folhear, arrogante, perguntou:
“Para que você lê isso? Consegue entender?”
“Devolve para mim.” Wen Sui ficou irritada com a forma rude dele de mexer no livro, franziu a testa e falou baixinho.
“Ah?” Shen Di’an ficou interessado na reação dela, pois ela costumava ser submissa e era raro mostrar insatisfação. Ele achou que valia a pena provocá-la.
Ele amassou as páginas na mão, folheou e fixou o olhar no nome do autor:
“Woolf? Não era o livro que o tio adora?”
“É um blá-blá-blá, nem eu entendo, e você acha que entende?”
Wen Sui não respondeu; Shen Di’an fez um som de desdém, olhos escuros fixos nela, e se aproximou:
“Ei, da família Wen.”
“Está querendo copiar o gosto do tio para se achar?”
“Ou será que... você está interessada em Shen Moheng?”