Capítulo 14
Após as aulas, Hiiragi Yori foi como de costume se apresentar ao clube de atletismo.
O campo da Academia Hōtei possuía uma pista de corrida padrão de 400 metros em formato semicircular.
Depois de correr cinco voltas, Yori e Hiiragi suaram um pouco e, ao voltarem ao vestiário feminino do clube, tomaram banho para se limpar. Porém, ao encarar o cabelo molhado, começou a surgir uma dificuldade.
Um outono e inverno se passaram, e o cabelo de Yori cresceu bastante, ficando mais espesso.
Ela tinha um volume de cabelo impressionante.
No verão, se não tivesse ar condicionado ou ventilador, até poderia acabar com brotoejas no pescoço.
Porém, por questões de segurança elétrica, o secador instalado no vestiário tinha pouca potência.
Yori usou o secador por quase dez minutos, soprando o cabelo, até que seus braços começaram a ficar cansados, mas ainda assim não conseguiu secá-lo completamente.
Parecia que era hora de cortar de novo.
Ela esfregou as pontas do cabelo e decidiu que no fim de semana, quando tivesse tempo, iria ao salão de beleza de mil ienes em frente à estação para cortar e desfiar um pouco mais.
No semestre anterior, Yori havia tentado cortar o próprio cabelo.
Por não dominar o uso da tesoura serrilhada para cabelo, ela apareceu com o cabelo na altura dos ombros, com as pontas irregulares, o que levou quase todos que não sabiam da situação a aconselharem: “Morimi, o novo corte ficou bom, mas da próxima vez não deixe aquele cabeleireiro cortar seu cabelo”.
Embora Yori não se importasse com o olhar dos outros, ela queria entender por que davam esse conselho.
Depois de perguntar, descobriu que as pessoas não achavam o novo corte feio, mas sim assustador.
“Na verdade, Morimi, até se você raspasse a cabeça ficaria bonito.”
“Mas o novo corte parece que foi feito com um facão.”
“Facão? Cortador de grama!”
“Não, não, o cortador de grama não faz um corte tão irregular assim, talvez uma trituradora faria mais sentido.”
Yori ficou sem palavras.
Enfim, para preservar a sanidade mental das pessoas à sua volta, ela aceitou de bom grado que não tinha nenhum talento para cortar cabelo e decidiu abandonar de vez essa prática.
Nas redondezas do apartamento onde Yori morava, não havia espaço amplo para brincar com piões de bambu.
Ela ficou no campo, procurando um lugar sem ninguém para brincar, mas, por azar, o vento levou o pião até a área de descanso do clube de futebol masculino, onde foi recolhido.
Sem escolha, Yori teve que ir atrás daqueles garotos para negociar.
Eles riram e só devolveram o pião depois que Yori lhes comprasse bebidas e as entregasse pessoalmente.
Adolescentes chatos assim são realmente irritantes.
A melhor forma de vencer crianças assim é ser ainda mais infantil que eles.
Yori olhou na direção do supervisor do clube de futebol, levantou o braço e acenou: “Professor supervisor—”
“Ei, ei, ei, espera, espera! Vou devolver, vou devolver! Não chama ele!”
Os garotos entraram em pânico e jogaram o pião de volta como se fosse uma batata quente.
“Já está na idade de parar com esse papo de chamar professor, como é que você não sabe brincar?”
Yori não respondeu, apenas saiu sem olhar para trás.
Enquanto caminhava, desmontou o pião e guardou as peças na mochila.
De volta ao apartamento, ela pensou onde guardar o pião.
Finalmente, decidiu jogar fora as flores artificiais que estavam na entrada, deixando o vaso vazio para colocar o pião novamente montado.
Ao lado do vaso estava a foto da família de Yori com seus pais.
Curiosamente, o porta-retrato também era de bambu, combinando bem.
Depois, repetiu a rotina diária de estudar, lavar-se e ler.
Às onze horas da noite, hora de dormir, Yori deixou o livro de lado, pegou o caderno de anotações com a lista de tarefas diárias que estava na mesa de cabeceira.
Ela retirou a caneta que estava presa entre a capa flexível e as folhas, e foi riscando uma a uma as tarefas já concluídas.
Do primeiro até o último item, vendo as palavras serem riscadas, Yori sentiu-se a pessoa mais realizada e feliz do mundo naquele momento.
Sem preocupações, leve como uma pluma.
Como exceção, permitiu-se navegar um pouco pelas redes sociais da Academia Hōtei antes de dormir.
Enquanto rolava, lembrou-se daquela postagem [A] que ninguém curtia, e quis ver se mais alguém havia dado like.
No entanto, a razão de ela ter visto aquela postagem antes foi porque [A] a havia tornado pública no grupo social.
Seria praticamente impossível encontrar um estranho que não fosse amigo em um grupo com mais de mil usuários.
Assim, Yori desistiu rapidamente desse pensamento e continuou vendo as postagens comuns.
Eram apenas compartilhamentos triviais e pacatos do cotidiano.
Ela começou a ficar sonolenta, com as pálpebras pesadas, até que, durante o movimento automático de deslizar para baixo, esbarrou numa série de fotos de churrasco.
Embora Yori não fosse muito consumista, ela não resistia a comidas gostosas.
Só de olhar aquelas lindas marcas marmorizadas na carne, já sabia que era um corte caro.
Se fosse grelhada até ficar levemente tostada e acompanhada de uma porção de caviar...
Com fome, Yori continuou deslizando para trás.
Depois das fotos do churrasco, havia algumas fotos em grupo.
Parecia que o autor e seus amigos haviam tirado aquelas fotos durante o encontro para churrasco.
Yori não reconhecia ninguém, mas pôde avaliar objetivamente: “Os amigos do garoto bonito também são bonitos.”
Ela deu uma olhada rápida e saiu das imagens, continuando a rolar.
Descobriu que a postagem do churrasco com os garotos bonitos tinha centenas de curtidas.
Esse número de likes, mesmo no Instagram ou no BlackX, faria dele um pequeno influenciador, quanto mais em um aplicativo social semiaberto.
Quem seria essa celebridade escolar?
Yori então quis ver o nome de usuário que postou as fotos do churrasco.
[Mukahi.Go]
Ela repetiu o nome mentalmente enquanto lia a legenda da foto:
“Tekube está pagando o churrasco!”
Yori ficou sem palavras.
Era o colega do clube de tênis, Mukahi Gakuto, não à toa o nome soava tão familiar.
Em seguida, Yori entrou no perfil de Mukahi.
Ela percebeu que, de repente, tinha vontade de conhecer como o membro do clube de tênis agia no dia a dia.
Ou, para ser mais precisa, queria ver como seu colega de mesa se comportava fora da sala de aula.
Se fosse uma semana atrás, Yori certamente teria passado direto, mas agora as coisas já não eram mais as mesmas.
Por exemplo, a eleição para presidente do conselho estudantil no mês que vem.
Yori não pensava mais em se abster do voto, mas sim em apoiar seu colega Tekube.
Embora a taxa de apoio a Tekube não fosse tão impactada por mais um voto, o ato de votar dizia mais sobre a vontade e a escolha de quem votava do que sobre o candidato.
Se Tekube fosse eleito ou não, na verdade, não era o mais importante.
O que importava era a decisão de Yori em escolher ou não aquele colega.
Apoiando-se no travesseiro, ela percorreu o perfil de Mukahi e viu que ele gostava bastante de postar.
Num só dia, postava várias vezes.
Falava sobre quanto tempo fazia treino anaeróbico, como ele e o parceiro de duplas derrotaram adversários, ou os resultados dos jogos de treino contra outras escolas.
Como a maioria dos entusiastas de um hobby.
No perfil oficial de Mukahi, quase todas as postagens recentes eram relacionadas ao tênis.
Embora Yori tenha visto só as postagens da última semana, já encontrou pelo menos três que citavam Tekube.
Elas eram parecidas com a postagem do churrasco.
Ou falavam sobre o que Tekube havia comprado para o clube, ou mostravam a compra de novos equipamentos, ou a organização de exames médicos completos para prevenir lesões ocultas após os treinos e jogos.
Yori então lembrou da conversa no clube de atletismo sobre seu colega Tekube.
Dessa vez, pensou que aquilo já não era só gastar dinheiro à vontade.
O cuidado minucioso e atencioso ia além do que o dinheiro podia medir.
Além do mais, Tekube também era uma pessoa muito ocupada.
Não era de se espantar que o clube de tênis tivesse tantos membros e tanta popularidade.
Afinal, quem não gostaria de entrar num clube com benefícios tão bons?
Yori saiu do perfil de Mukahi.
Ela não tinha o hábito de fuçar obsessivamente o conteúdo dos outros, e já era hora de dormir.
Ao deitar-se, Yori pensou que seu colega de mesa parecia ser alguém cujo carisma aumentava quanto mais se conhecesse.
Esperava continuar se dando bem com ele.
Feito esse desejo simples e singelo, Yori logo adormeceu.
Talvez por ter dificuldade de visualizar sonhos, bons ou ruins, ela raramente sonhava, por isso sua qualidade de sono sempre foi invejavelmente boa.
Mas essa qualidade excessiva às vezes causava pequenos deslizes na vida.
Por exemplo, no dia seguinte, ao acordar, Yori percebeu que faltavam apenas vinte e três minutos para a primeira reunião matinal.
Ela se apressou a se arrumar, saiu correndo de casa, sem nem ao menos arrumar o cabelo direito.
Na Academia Hōtei, embora houvesse muitos alunos de famílias nobres, isso não significava que a disciplina permitisse atrasos.
O portão da escola fechava pontualmente às oito horas, e quem chegasse atrasado, a menos que voltasse para casa para pedir licença, receberia uma repreensão formal do professor responsável.
Para não se atrasar, Yori pegou um táxi.
“Não precisa procurar troco, obrigada!”
Embora fosse econômica em geral, naquele momento estava disposta a gastar para evitar problemas.
Assim que o táxi parou, Yori entregou uma nota de alto valor e saiu correndo.
Se nem assim conseguisse chegar a tempo, pensou, pediria licença para faltar à aula.
Esforços podem fracassar.
Mas fracassar e ainda enfrentar repreensão não era aceitável para ela.
Ela correu quase um quilômetro, ultrapassando um colega pelo caminho, e conseguiu chegar à sala antes do sinal tocar.
Sob os olhares preocupados dos colegas, Yori se jogou na cadeira para recuperar o fôlego.
Recuperando a respiração, sua mente vagamente recordou que, enquanto corria, parecia ter ouvido alguém chamá-la.
Não sabia quem era, mas desculpou-se mentalmente, pois não podia atender naquele momento.
Yori se levantou.
O professor responsável, como todos que não querem trabalhar no mundo, queria terminar logo o que tinha para dizer.
Ele falou tudo, lembrou os alunos do que tinham que lembrar.
Perguntou se alguém tinha dúvidas.
Ninguém respondeu. Muito bem.
O restante dos quinze minutos era para estudo individual.
O professor saiu com elegância.
Após a reunião matinal, não havia intervalo, e a primeira aula começaria em quinze minutos.
Sair da sala agora poderia levar a ser pego pelo diretor.
Então, para tomar café da manhã, só restava esperar o término da primeira aula.
Yori levava uma vida muito regrada.
Mas naquele dia não só não tomou café da manhã, como correu cinco minutos em jejum, o que só poderia resultar em uma coisa.
Estava com muita fome...
Yori recostou a cabeça na mesa, abatida, parecendo sem alma.
O silêncio na sala, interrompido apenas por alguns sussurros, durou um instante.
Yori não levantou a cabeça.
Embora estivessem juntos há menos de uma semana, ela já sabia o que aconteceria.
Só quando Tekube Keigo entrava na sala, todos caíam em um silêncio respeitoso.
Era como uma reverência silenciosa a uma pessoa importante.
Ela contou cerca de cinco segundos até ouvir os passos ao seu lado.
Yori virou a cabeça para a esquerda.
Embora já suspeitasse, ainda ficou um pouco surpresa.
Nos últimos dias, ela tinha aprendido que seu colega de mesa era um estudante do ensino médio muito ocupado.
Ele não cuidava só de suas próprias coisas, mas também se preocupava com as dos outros.
Ela já estava acostumada a não vê-lo até o fim da reunião matinal.
Por isso, sua aparição faltando dez minutos para o término a surpreendeu.
“Bom dia, Tekube.”
Yori ainda repousava a cabeça na mesa, sem emitir som.
Estar com fome e ainda cumprimentar com os lábios já era um grande esforço.
Seu colega sorriu baixo e colocou uma sacola de papel sobre a mesa.
“Você está assim como?”
Alguém falou na sala, mas não era barulho demais.
Tekube falou baixinho, coçando a cabeça, o que fez Yori sentir um leve incômodo nos ouvidos.
“Parece que está com muita fome.”
Yori não respondeu, apenas pensou.
Mas seu cérebro esperto já havia sido adivinhado por Tekube:
“Você acordou tarde e não tomou café da manhã, né?”
Yori assentiu com a cabeça e perguntou baixinho:
“Como você adivinhou?”
“Não adivinhei.” Ele semicerrava os olhos, com um sorriso malicioso. “Eu te chamei na rua, mas você não me respondeu.”
Yori ficou sem palavras.
Então o vagabundo que estava vagando fora da sala até quase o início da aula era ele.
Claro que ela não disse isso.
Sabia que ele era ocupado e que era normal correr pela escola para resolver assuntos.
“Desculpe, não sabia que era você, Tekube.”
Ela achou melhor se desculpar, ouvindo uma risadinha não muito afirmativa dele.
Ela olhou para o rosto dele e não viu sinal de aborrecimento.
Ao contrário, viu que ele retirava os objetos da sacola e ia colocando sobre a mesa.
“Quer comer um pouco agora?”
Ele perguntou enquanto arrumava as coisas, e Yori, deitada ao lado, observava.
Os itens dispostos eram lanches que se encontravam na loja de conveniência da escola.
Ela se sentou rápido, surpresa, mas principalmente com fome.
“Obrigada...”
Lembrou-se das postagens de Mukahi Gakuto na noite anterior, que frequentemente fazia gestos generosos assim.
“Mas posso?”
“Ah? Por que não poderia?” Tekube respondeu. “Comprei para aquele pessoal do clube. Se você está com fome, come primeiro.”
“Mas se eu comer, e os membros do seu clube?”
Yori percebeu que a pergunta era meio boba depois de feita.
Mas a fome a deixava meio sem raciocínio.
“Eu estou aqui, você acha que vou deixar eles passarem fome?”
Ele arqueou a sobrancelha linda, como quem acha engraçado.
“Se quiser, a gente pode ir comprar algo depois da aula.”
Esse convite era bom.
Yori piscou os olhos e respondeu rápido:
“Ok, vou com você.”
Comer de graça não é bonito, mas ir junto e pagar depois era a solução perfeita.
Yori sorriu, estendendo a mão para o dorayaki recheado de feijão vermelho:
“Então, eu não vou recusar. Obrigada, Tekube.”
“De nada.” Ele respondeu calmamente. “Come. Se o professor chegar, eu chamo você.”
A lembrança de dois dias atrás, quando ele a assustou, ainda estava fresca.
Mas Yori já havia esquecido.
Desde pequena, ela era do tipo que lembra das coisas boas e esquece das ruins.
Por isso, só achava que seu colega era muito atencioso.
Além do mais, os lanches que Tekube trouxe eram justamente seus favoritos.
Ela olhou para os outros petiscos na mesa, sem estranhar.
Seu gosto era comum.
Se todos gostavam, ela gostava também, e vice-versa.
Mesmo essas pequenas coisas faziam parecer que o dia dela tinha sorte.
Enquanto pensava distraidamente, mordia o dorayaki.
Ao morder, olhou para o recheio de feijão vermelho e depois para o colega.
Ele estava apoiado no queixo, olhando para a porta da frente da sala—pois o professor geralmente não entrava pela porta dos fundos.
Percebendo o olhar dela, ele desviou os olhos e levantou a sobrancelha, perguntando com o olhar por que ela havia parado de comer.
O tempo restante da reunião era pouco, apertado.
Sob seu olhar, Yori abaixou a cabeça e deu mais algumas mordidas no dorayaki.
Sentiu o recheio macio e doce se dissolvendo na boca.
Era um sabor delicioso e acolhedor.