Capítulo 9
Hiyori e Ootobe se separaram no pátio da escola. Embora o tempo fosse curto, ela ainda foi ao clube de atletismo para registrar presença e deu duas voltas na pista. Mesmo sem se aquecer completamente, isso ao menos servia como um conforto psicológico.
Ao voltar para o vestiário, uma colega do clube se aproximou e perguntou por que Hiyori estava andando junto com Ootobe. Hiyori não entendia muito bem a curiosidade delas, mas vendo o entusiasmo no rosto das garotas, resolveu contar rapidamente o que havia acontecido. Afinal, se queriam saber, não havia por que esconder. Além disso, para Hiyori, aquilo não era nenhum segredo proibido.
Talvez fosse por sua atitude serena e franca, ou talvez pelo tom seco e sem emoção ao relatar, que as meninas reagiram com um “Ah... então é assim...” Como se seus corações ansiosos por fofoca se acalmassem diante da naturalidade da interessada.
“Mas será que o Ootobe-senpai é realmente um cara tão bondoso assim?” uma das garotas questionou. Outra respondeu: “Ele é meio difícil de se aproximar, mas um capitão que gasta sua mesada no clube é realmente bondoso.”
“Mas a família do Ootobe não é rica? Gastar dinheiro com os membros do clube...” O tom subentendido era algo como “isso nem é grande coisa”. “Pode até ser, mas...” A conversa travou por um momento, enquanto a senpai tentava explicar melhor para a caloura que entrou na escola recentemente.
“Mas ter dinheiro e querer gastar com os outros são coisas diferentes,” alguém comentou baixinho, acertando o ponto principal. “Exato, é isso mesmo,” disse outra, dando um tapinha na própria coxa e depois no ombro de Hiyori, “não é à toa que você é a melhor da turma! Você fala e vê os problemas com tanta clareza!”
Hiyori apenas ficou em silêncio. Na verdade, não era nada demais. Só que o pai dela, quando foi enviado para estudar no exterior pelo avô que cortou sua mesada, trabalhou em dois empregos para juntar dinheiro e comprar um anel de lembrança para a mãe. Essa história sempre era contada todos os anos. Seu ponto de vista sobre essas coisas vinha da experiência dos pais.
“Pois é, a gente tem uns ricos mesquinhos aqui na escola também,” disse uma das garotas. “Ah, falando nisso, vocês lembram do encontro da Satomi com aquele Takagi da turma C? Aquele cara é super mesquinho!” Vendo que o assunto finalmente mudava, Hiyori saiu do vestiário do clube.
Ela fechou a porta e a voz animada das garotas, junto com o barulho do ambiente, ficaram para trás. Ao sair da escola, Hiyori não foi direto para casa. Ela traçou uma rota que passava por uma loja especializada em artigos de tênis.
Pensando que, como o colega a quem queria agradecer era do clube de tênis, provavelmente ele precisava comprar suprimentos esportivos com frequência, Hiyori se preparou para a missão durante o trajeto. Com os fones de ouvido, ela escutava vídeos recomendando equipamentos de tênis, anotando rapidamente termos e características que normalmente não conhecia.
Raquetes, cordas de tênis, munhequeiras — esses itens dependiam muito do hábito pessoal, então no final decidiu comprar fitas adesivas para raquete, que são consumidas mais rapidamente, como presente de agradecimento.
Mas mesmo as fitas adesivas tinham muitas opções: secas, pegajosas, úmidas... Hiyori não fazia ideia das diferenças, então pegou dois rolos de tipos diferentes.
No caixa, o atendente sorridente conferiu as compras e o valor na tela do rádio chegava perto de nove mil ienes — o suficiente para comprar cinco fones de ouvido velhos que ela tinha comprado na rua comercial dois dias antes.
Depois de pagar, o atendente colocou as fitas em duas sacolas de papel, e Hiyori as carregou para casa.
Dizendo “casa”, na verdade era apenas uma expressão habitual. Para Hiyori, o nome correto seria “apartamento conveniente para ir à escola”.
Sua verdadeira casa ficava perto do Youth Plateau, um pouco longe da Academia Seigi, e como a mãe trabalhava no exterior, fazia quase meio ano que Hiyori não voltava para lá.
Depois de guardar a mochila no quarto, enquanto esperava o cozinheiro chegar, Hiyori sentou-se no sofá para verificar as mensagens que havia recebido antes.
A primeira era da mãe. Ela contou que em Londres estava chovendo de novo, e que, no café da manhã, tentou corajosamente comer black pudding mais uma vez, mas não gostou. Em alguns dias, ela iria para a Austrália, então a diferença de horário entre elas diminuiria.
“Ótimo,” pensou Hiyori, animada com a chance de ligar para a mãe.
Ela então compartilhou um resumo do seu dia. Ao contrário da mãe, que escrevia de forma animada e extrovertida, Hiyori foi bem objetiva: se divertiu na escola, o curso preparatório para o vestibular foi mais fácil do que esperava, e visitou o clube de tênis, onde nunca tinha ido antes.
Sobre o que comeu no almoço, ela não falou. Não queria que a mãe soubesse que só comeu lanchinhos, mas também não queria mentir. Sempre que evitava o assunto, a mãe rapidamente percebia que ela não tinha se alimentado bem e a lembrava para comer direito.
Com essa consciência de “doces são gostosos, mas não quero preocupar a mamãe”, Hiyori acabava indo para a cantina da escola durante um tempo, até enjoar e voltar para os lanchinhos, entrando num ciclo sem fim.
Após enviar a mensagem, esperou um minuto, confirmando que a mãe, ocupada, não respondeu imediatamente.
Depois, abriu a conversa com Hojo, que também lhe enviava relatos triviais do cotidiano: ratos na estação de metrô, calda doce demais na panqueca, um bife apetitoso, o olhar gentil e ao mesmo tempo aterrorizante do professor na volta às aulas, várias fotos desfocadas do violino, seguidas de uma série interminável de “ahhhhhhhh”.
Hojo escreveu: “Ahhhhhhh, Riri, olha! É o Stradivarius!!!”
Hiyori tinha apenas um conhecimento superficial de teoria musical, mas ouviu falar desse instrumento mais caro do mundo. Pelas fotos borradas, dava para sentir a empolgação de Hojo, mesmo sendo uma estudante de música que queria se tornar pianista.
Mesmo tremendo ao tirar as fotos, ela não esqueceu de mostrar a amiga do outro lado do planeta.
Sorrindo, Hiyori respondeu: “Waaaaaaahhhh!”
Mas logo mandou um emoji triste de ursinho chorando.
“Mas Yui, acho que estou ficando míope, não consigo ver direito,” escreveu.
Ela esperou mais um minuto, feliz por não ter recebido nenhuma resposta, já que no local onde Hojo estava já passava das cinco da manhã.
Depois de eliminar as notificações dos dois chats fixados no topo, Hiyori não tinha mais mensagens para responder.
Talvez por ser a melhor da turma, as pessoas a imaginassem como alguém frio e distante, e pela impossibilidade de contato face a face, raramente alguém a procurava para conversar, a menos que fosse algo importante.
Mas o aplicativo de mensagens tinha uma função de rede social muito boa. Além dos amigos, Hiyori podia ver postagens de colegas que não eram amigos mas deixavam suas atualizações públicas, então nunca se sentia entediada.
Ela rolou a tela das atualizações.
Para facilitar o reconhecimento, todos no grupo usavam seus nomes em romaji como apelidos. Como todos se conheciam pessoalmente, não havia constrangimentos sociais.
Graças a isso, Hiyori conseguiu encontrar pessoas que conhecia entre várias que não lembrava muito.
Havia fotos de Sato Marena e Matsuura Ai indo tomar sobremesa depois da aula.
Fotos de Fujiwara Haruto no Grande Prêmio de Fórmula 1, mostrando os carros.
E algumas horas atrás, Hojo postou uma foto dela sentada ao piano.
Hojo não colocou legenda, só a imagem de seu perfil de lado, com uma expressão séria e fria, nada parecida com a garota desesperada que chorava para Hiyori após as aulas, dizendo que o professor era assustador.
Entre essas postagens, Hojo, que desde o ensino fundamental era aluna da Academia Seigi e presença constante nas celebrações da escola, recebeu mais curtidas.
Outros também tinham várias curtidas.
Hiyori, máquina implacável de dar likes, curtiu uma a uma as fotos.
Na verdade, quem entra no grupo da Academia Seigi, mesmo que poste só um ponto final, recebe likes dos colegas como sinal de amizade.
Primeiro porque são colegas, segundo porque quem entra na escola geralmente vem de famílias notáveis.
Trocar likes pode parecer pouco, mas se depois sentarem juntos, poderão dizer “eu vi que você postou só um ponto final e ri muito”, o que ajuda a quebrar o gelo.
As únicas exceções são postagens marcadas como “visíveis apenas para o grupo” e pessoas como Hiyori, que não postam nada, só curtem.
Depois de três minutos curtindo, Hiyori estava prestes a sair, quando a animação da tela continuou e outra postagem chamou sua atenção.
Também só uma foto, sem legenda.
A imagem mostrava duas carteiras escolares juntas.
Como o ano letivo tinha acabado de começar e os assentos tinham sido rearranjados, era normal ver essas fotos do cotidiano.
O estranho era que aquela postagem, feita vinte minutos antes, não tinha nenhuma curtida.
Nem uma.
Hiyori ficou sem reação.
Ela abriu o perfil da pessoa: a foto era de um galgo afegão imponente, no meio de rosas, segurando uma bolinha amarela na boca.
A imagem era pequena demais para saber se a bola era de tênis ou brinquedo.
O apelido do usuário era apenas “A”, absolutamente enigmático.
Hiyori não conhecia aquela pessoa, mas como a postagem apareceu no grupo da terceira série, significava que era um aluno aprovado pelo administrador da Academia Seigi.
Embora Hiyori não se importasse muito com números de curtidas, era meio triste ver uma postagem totalmente ignorada.
Depois de hesitar, ela foi a primeira a curtir aquela foto esquecida.
No instante em que retirou o dedo da tela, o celular do usuário “A” recebeu uma notificação:
Curtida de Hiyori.