Capítulo 20

Meu colega de classe Kibu me odeia, sou um pedaço de madeira Zhao Zhua Zhua 8052 palavras 2026-07-30 22:45:18

Embora tivessem dado boa-noite antes das nove, Hiiragi Yuri só foi dormir às onze.

Para garantir que não houvesse mais acidentes de acordar tarde e correr contra o relógio para chegar à escola, ela configurou cinco alarmes, alternando entre o despertador eletrônico e o celular. O intervalo entre cada um era de dois minutos. Se nem assim ela conseguisse levantar, Hiiragi teria que considerar contratar um serviço de despertar online.

Antes de dormir, a Sra. Ogawa enviou uma mensagem avisando que tinha chegado bem em casa. Hiiragi respondeu com um emoji de celebração, pediu que ela descansasse e abriu o aplicativo de compras para verificar a capa de fone de ouvido antiperda que comprara dias atrás. O rastreio mostrava que o item já estava em Tóquio e seria entregue amanhã.

O horário de entrega era dividido em cinco períodos, sendo o último das 18h às 20h. No entanto, considerando que precisava discutir o esboço do trabalho amanhã e esperar que seu colega de classe terminasse os afazeres no clube de tênis e no conselho estudantil, Hiiragi remarcou a entrega para a manhã de sábado. No sábado, ela poderia ficar em casa o tempo que quisesse.

Contudo, ela já tinha outros planos para a tarde de sábado: ir ao salão aparar o cabelo e, depois, visitar um café de animais para fazer carinho em cães e gatos. O único pesar era que seus cães favoritos do momento, o Pastor Inglês Ancestral e o Bernese, eram raças muito caras. Tanto comprá-los quanto mantê-los custava muito dinheiro e tempo, e nenhum dos cafés que ela encontrou na redondeza os tinha.

Bem, não fazia mal.

Hiiragi deixou o livro de lado, entrou debaixo das cobertas e, ao fechar os olhos, pensou: "De qualquer forma, qualquer criatura peluda que aceite carinho já é uma criatura maravilhosa". Naquela noite, nenhuma criatura peluda entrou em seu sonho doce e profundo.

Na manhã seguinte, provou-se que o efeito da sugestão psicológica era bastante poderoso; Hiiragi acordou vinte minutos antes do primeiro alarme tocar. Pelas frestas entre a cortina e o assoalho de madeira, a luz do dia que entrava era tênue e cinzenta, carregada de um frescor frio. Hiiragi ficou sentada na cama, aérea por um tempo, antes de se arrastar lentamente para fora.

Se ontem foi uma corrida desesperada, hoje o tempo sobrava. Hiiragi resolveu ir até a cozinha preparar o café da manhã. Sua habilidade culinária nunca foi das melhores. No ensino fundamental, durante a aula de economia doméstica, a professora ensinou a fazer bolo chiffon e, apesar de fornecer uma receita precisa até o último grama, Hiiragi ainda foi a que teve a maior taxa de fracasso da turma. Ela só conseguiu concluir a aula porque seus colegas de grupo ficaram vigiando-a o tempo todo, gritando "NÃO, NÃO, NÃO" antes de qualquer movimento errado.

Ainda assim, o café da manhã era simples. Além disso, Hiiragi era capaz de comer repolho cozido em água pura, então ela não teve escrúpulos em preparar uma refeição com ovos, linguiça, tomate e salmão. Parecia farto, mas Hiiragi levou apenas seis passos: pegar os ingredientes, lavá-los, secá-los, ligar o fogo e colocar óleo, jogar tudo na frigideira de uma vez e, por fim, desligar o fogo e polvilhar sal e pimenta-do-reino.

Dava para o gasto; pelo menos podia ser considerada uma refeição de manutenção de sinais vitais com nutrientes equilibrados. O único problema foi que a pimenta-do-reino não estava bem moída, o que a fez espirrar várias vezes.

Após o café, ela foi a pé para a escola. Depois que o professor orientador passou as instruções do dia, Atobe não apareceu novamente durante o resto do período da manhã, como fizera no dia anterior. Foi só quando a primeira aula estava prestes a começar que Hiiragi o viu ao lado de sua mesa.

— Bom dia, Atobe-kun.
— Bom dia.

A saudação de praxe, e então cada um voltou aos seus afazeres. Eles raramente conversavam. Ou Hiiragi estava escrevendo freneticamente, ou Atobe simplesmente não estava em seu lugar. Esse estado perdurou até o fim da aula de matemática da manhã.

— Morimi, Atobe.

Antes de sair, o professor parou no estrado e olhou para o canto da sala onde os dois estavam.

— Venham à sala dos professores.

No entanto, Hiiragi nem ouviu. Ela estava focada no papel de rascunho, angustiada sobre como deduzir a probabilidade condicional do problema.

— Morimi.

O professor insistia, e, sem tempo para sutilezas, Atobe Keigo não teve escolha a não ser retirá-la do mar de equações. Ele estendeu a mão, segurou a ponta do papel de rascunho de Hiiragi e puxou. A ponta da caneta deixou um traço curto no papel; Hiiragi levantou a cabeça, seu olhar vagando pelo braço dele até encontrar seus olhos. Ao mesmo tempo, ela esticou os dois braços para cobrir o papel que estava sendo levado. Quem visse, pensaria que ele estava roubando algo dela.

Atobe Keigo olhou para aquela reação, quase como se ela estivesse protegendo sua comida, e quis rir, mas manteve a linha dos lábios reta.

— O professor Nanino nos chamou na sala dos professores — disse ele.
— Ah... certo, obrigada por avisar.

Hiiragi percebeu o que estava acontecendo e levantou-se apressada, quase batendo a cabeça no queixo de Atobe Keigo. Graças aos reflexos ágeis do capitão do clube de tênis, ele deu um passo para trás a tempo, evitando uma tragédia que faria ambos segurarem seus ferimentos de dor.

Os dois saíram da sala um após o outro. Hiiragi na frente, Atobe Keigo atrás, e só quando chegaram ao corredor é que caminharam lado a lado. O corredor estava movimentado, mas as pessoas desviavam deles como se fossem polos magnéticos iguais.

Hiiragi olhava para frente, com os pensamentos um pouco distantes, até ouvir seu colega perguntar:
— O que você acha que o professor quer com a gente?

Ela voltou a si e virou o rosto, encontrando o colega observando-a. Aqueles olhos azul-acinzentados refletiam a luz do sol vinda de fora do corredor, tornando-se claros e transparentes, como a superfície de um mar calmo.

— Sobre a competição, eu imagino — disse Hiiragi.

Nos anos anteriores, era por volta dessa época que ela era chamada à sala dos professores. Lá, o professor perguntava se ela tinha tempo nos próximos dias e se gostaria de participar de alguma competição. Era um procedimento bem fixo. Hiiragi passara os últimos cinco anos assim, e não era nada novo para ela. Apenas este ano, ter alguém caminhando ao seu lado em direção à sala tornava a sensação um pouco inusitada. Antes, mesmo participando das mesmas competições, ela nunca ia acompanhada de Atobe Keigo. Só quando os resultados saíam é que ela ouvia falar dele, e apenas em relação a colocações ou prêmios.

— E você, Atobe-kun? O que acha que ele quer?

Entediada, Hiiragi devolveu a pergunta. Entender o circuito de pensamento dos outros era algo interessante, desde que a pessoa estivesse disposta a compartilhar.

— Também é a competição — Atobe deu a mesma resposta. — Vi o documento na sala do diretor ontem.
— ...

Hiiragi não ficou brava, mas deu uma olhada de lado para ele. Tinha que admitir que a diferença de informação era uma vantagem inegável. E esse sujeito, mesmo sabendo a resposta, fingiu-se de desentendido para perguntá-la! No entanto, Atobe riu ao ser encarado e ainda perguntou:
— Como você adivinhou? Pela experiência?
— ...A experiência é um lado — Hiiragi suspirou levemente e explicou a parte da dedução lógica: — Depois de tantos anos estudando na Hyotei, a única coisa que faria alguém chamar a você e a mim ao mesmo tempo é isso.

Afinal, na escola, bastava estar em turmas diferentes e clubes diferentes para ser muito fácil não conhecer alguém. No passado, os nomes deles só apareciam juntos nas listas de classificação do ano ou nos comunicados de premiação da escola. Por isso, antes de serem colegas de mesa, a interação entre Hiiragi e seu atual colega era quase inexistente, como duas linhas paralelas que não se cruzam.

Se não fosse por essa troca de turmas e assentos, o nome Atobe Keigo provavelmente teria ficado guardado no fundo de sua memória, e ela só lembraria, ao recordar a juventude, que houve alguém que disputou o primeiro lugar do ano com ela por tanto tempo. Embora Hiiragi nunca tenha achado que "não conhecer Atobe Keigo" fosse uma perda na vida de um estudante da Hyotei, agora ela entendia por que todos achavam que "conhecer Atobe Keigo" era algo bom.

Hiiragi pensava vagarosamente, quando ouviu o colega rir baixo.
— Faz sentido.

A voz do rapaz tinha um tom levemente elevado.
— Em tantos anos, a única que consegue participar de competições comigo é você.

Soava arrogante e orgulhoso.

Depois, os dois chegaram à sala dos professores e, como esperado, ouviram o Sr. Nanino falar sobre os detalhes das competições. Como havia uma variedade delas, o professor entregou o material para que Hiiragi e Atobe escolhessem se queriam participar e quais escolheriam. Considerando que estavam no terceiro ano do ensino médio, e que um deles era o capitão do clube de tênis com potencial para vencer o campeonato nacional, a escola não impôs muita pressão.

— Escolham uma para se divertir, será ainda melhor se trouxerem um prêmio — disse o Sr. Nanino com leveza, olhando para Hiiragi e Atobe como se fossem seus orgulhosos pôneis.

Ao saírem da sala com o material, Hiiragi viu o colega estender a mão. Ela hesitou, percebendo que ele queria ajudar. O material era muito, e sem uma bolsa, era difícil carregar apenas com uma mão; ela precisava segurar tudo com as duas.

— Não precisa, obrigada, eu dou conta.

Agradecendo a gentileza, ela abraçou o material contra o peito, encolhendo os ombros e soltando um suspiro pelo peso. Atobe recolheu a mão naturalmente e perguntou:
— Não quer participar da competição?
— Hã? — Hiiragi não entendeu de onde vinha a pergunta. — Não é isso.
— Você não estava suspirando?
— Ah, aquilo. — Hiiragi não esperava que causasse esse mal-entendido e explicou: — Só me lembrei de quando o professor Nanino começou a me levar para competições no primeiro ano.
— E o que tem aquilo? — perguntou Atobe.
— Bem... comparado a agora, ele era mais cauteloso? Sempre me consolando para não ficar nervosa e que bastava fazer o meu melhor. — Hiiragi falava lentamente, recordando. — Sinto que este Sr. Nanino, que fala de ganhar prêmios como se fosse beber água, não é a mesma pessoa.

Atobe riu ao ouvir isso:
— Já pensou que talvez seja porque você deu muita confiança a ele?
— Atobe-kun, seguindo seu raciocínio, você também deu muita confiança ao professor Nanino — Hiiragi rebateu com retidão. — Você também ganhou muitos prêmios.
— Não tantos quanto você. — Atobe deu de ombros. — Quer contar? A vitrine de troféus fica na sala do diretor, você tem uma fileira lá.
— ...

Tinha? Seguindo a brincadeira do colega, Hiiragi tentou se lembrar e depois calou-se. Porque parecia que tinha tantos mesmo.

Atobe, porém, não encerrou o assunto por causa do silêncio dela.
— Falando nisso, tem algo que quero te perguntar há muito tempo.

Embora dissesse que tinha uma pergunta, o rapaz parou de falar. Era uma espera por permissão, deixando o poder de começar ou encerrar o assunto totalmente com o outro. Hiiragi não tinha tabus quanto a isso; afinal, ninguém estava com uma faca no pescoço dela para forçar uma resposta, e o que ela não quisesse dizer, poderia desconversar.

— Pode perguntar — ela sorriu generosamente para o colega.

Então, ele não hesitou mais.
— Antes, no terceiro ano do fundamental e no primeiro ano do médio — especialmente no terceiro ano do fundamental —, por que você participava de tantas competições com tanta intensidade?

Sobre a resposta, Atobe Keigo já tinha tido muitas suposições. Pensou que Hiiragi pudesse estar sofrendo tanto naquela época que precisava de competições intensas para desviar a atenção e aliviar as emoções. Também pensou que ela planejava estudar no exterior, por isso quanto melhor o currículo, mais fácil seria aceita em escolas de prestígio. No entanto, quando a pessoa capaz de responder estava à sua frente, a resposta que ela deu foi simples a ponto de ser bruta.

— Se eu disser que naquela época eu estava precisando muito de dinheiro para ajudar nas despesas de casa, você acredita, Atobe-kun?

Os belos olhos verdes da garota giraram, parecendo muito espertos, nada distraídos. A competição em si não tinha prêmios substanciais, mas ao obter honras de competição, a escola Hyotei, que sempre foi generosa em recompensar os alunos, dava prêmios em dinheiro. Quanto maior o valor da medalha, maior o prêmio, além de ganhar qualificação para bolsas de estudo nacionais e locais.

Atobe Keigo ficou em silêncio. Depois de um momento, ele disse:
— Acredito.

Hiiragi ficou um pouco surpresa, pois não esperava que seu colega fosse tão receptivo. Parecia que ele não levava nada do que ela dizia como brincadeira, como se acreditasse em tudo o que ela falasse. No entanto, o fato de a empresa da família de Hiiragi ter tido problemas não era algo totalmente desconhecido na escola. Muitos alunos da Hyotei tinham famílias que faziam negócios. Qual empresa estava prestes a abrir capital, qual ação subiu ou caiu, não eram segredos entre eles.

Hiiragi pensou que seu colega ou confiava muito nela para não brincar com isso, ou já tinha ouvido falar dos problemas financeiros da família dela. De qualquer forma, bastava que ele acreditasse. Se não acreditasse, também tudo bem. Antes, não faltou quem levasse essa explicação de Hiiragi como brincadeira. Mas, diante de perguntas de estranhos, ela sempre respondia com um sorriso. Ela sabia bem o que devia ou não dizer a estranhos.

— E agora? — perguntou Atobe. — Pelo currículo?

Hiiragi balançou a cabeça:
— Na verdade, ainda é pelo dinheiro.
Atobe franziu a testa ao ouvir isso:
— Você ainda precisa de dinheiro?
— Não, agora não preciso mais — explicou Hiiragi. — Mas dinheiro nunca é demais, não é?

Ela já conheceu pessoas que realmente amavam a matemática. Eles podiam transformar probabilidades e caos imprevisíveis em números nos cadernos e aplicar isso em todos os aspectos da vida. Mas Hiiragi era apenas alguém que, após comparar várias disciplinas, descobriu que não odiava matemática. Embora as conquistas passadas provassem que ela tinha talento, na verdade, ela não conseguia aprender tudo da matemática com facilidade.

Hiiragi tinha aspectos em que não era nada boa, o mais notável sendo a geometria, que testava a imaginação espacial. Embora através de um treinamento intenso ela pudesse lidar com a maioria das questões de competição de dificuldade não muito alta, quando a dificuldade subia, o tempo que ela levava para resolver aumentava, e às vezes até o caminho para o raciocínio era bloqueado.

Na verdade, ela ter ganhado tantos prêmios tinha um fator de sorte. Porque, toda vez que ganhava, as questões de geometria não eram as mais difíceis. E foi por causa da geometria que Hiiragi descobriu que seus sentimentos pela matemática eram muito parciais. Ela previa que não amaria essa disciplina como um todo; afinal, a maioria dos seres humanos tende a preferir campos que lhes tragam sensação de realização.

Além disso, ela também não gostava de ser esmagada por exames de qualificação de alta intensidade, não gostava de ter seu contato com o mundo exterior cortado durante treinamentos fechados, e muito menos de ficar longe de casa por muito tempo por causa de competições no exterior. As competições internacionais conhecidas ficavam na Europa e América, e algumas, mais especiais, mudavam de lugar a cada edição. Participar significava voos longos, jet lag e estar preparada para vários desconfortos.

Enquanto falava, Hiiragi lembrou-se de uma experiência anterior, quando foi para o exterior, passou mal com a mudança de clima, vomitou horrores e, após a competição, foi levada pelo Sr. Nanino ao hospital infantil local... Diziam que, mesmo que você tivesse dois metros de altura, se fosse menor de idade, teria que ser atendido no hospital infantil.

Ao pensar nisso, e naquele prontuário do hospital infantil que trouxe de volta, a expressão de Hiiragi foi desmoronando aos poucos. E esse acúmulo de insatisfações fez Hiiragi descobrir que entre "não odiar" e "amar" existe um abismo.

— Se não fosse pelo dinheiro do prêmio, eu não teria participado no ano passado... — ela murmurou baixinho, quase com ressentimento.

Mas seu colega, ao ouvir isso, riu.
— Você é bem honesta ao admitir isso.

O que havia para não ser honesto? Hiiragi achou que seus pensamentos não tinham nada de errado e estufou o peito com retidão:
— Afinal, morrer por dinheiro também é uma questão de princípio — hum...

Hiiragi segurou a cabeça e olhou para o colega ao lado. Ele acabara de recolher a pilha de documentos que tinha acabado de bater no topo da cabeça dela. Mas o movimento dele tinha sido leve, Hiiragi nem sentiu dor.

Em seguida, ele soltou um leve estalo com a língua:
— Você ainda não chegou ao ponto de ter que morrer por dinheiro.

Hiiragi, segurando a cabeça: "...?"

Isso era verdade. Mas não era apenas uma comparação comum? Será que o colega era muito sensível a falar de vida ou morte? Hiiragi estava confusa, mas decidiu se afastar um pouco dele. Quando ela estava prestes a dar um passo para o lado, Atobe a puxou de volta:
— Esta competição tem a maior recompensa, você vai participar?

Ele tirou um papel da pilha e estendeu diante de Hiiragi. Ela parou e olhou com atenção. O local da competição não era Tóquio, mas não era longe, em Kanagawa. O índice de dificuldade não era tão alto quanto o da competição internacional, mas tinha certa notoriedade nacional, ganhar traria uma propaganda positiva para a escola e, além disso, a competição em si dava prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares; foi por isso que Atobe Keigo disse que tinha a maior recompensa.

— Mas, Atobe-kun — Hiiragi soltou a cabeça e virou-se para o colega. — Esta competição precisa de grupo.

Não só exigia grupos de 3 a 6 pessoas, como o intervalo entre as preliminares e a final era muito longo. Hiiragi sempre foi um lobo solitário nas competições. Ela só tinha participado de competições de equipe internacionais, mas os colegas de equipe da época eram todos selecionados rigorosamente. Embora a Hyotei tivesse outros alunos que participavam de competições, todos tinham como objetivo prêmios mais altos e difíceis. Os professores responsáveis pelo treinamento na escola certamente dedicariam todas as energias aos alunos com objetivos mais grandiosos. Portanto, para participar, era preciso não apenas encontrar colegas dispostos a gastar tempo com isso, mas também organizar o próprio treinamento.

No entanto, para Hiiragi...

Atobe, como se visse seus pensamentos, disse diretamente:
— Se você tiver vontade de participar, eu posso ir com você.

Hiiragi: "?"
— Mas Atobe-kun, você tem tanto tempo assim?

Ela fez uma pergunta muito realista. Afinal, o dia de uma pessoa tem apenas 24 horas, e nem o mestre da gestão do tempo pode dobrar isso. Manter as notas de ascensão escolar, frequência nas atividades do clube, coordenar as várias tarefas do conselho estudantil e, ainda assim, arrumar dez horas por semana para fazer exames simulados de competição... No conhecimento de Hiiragi, alguém que conseguisse fazer tudo isso seria, no mínimo, um ser humano superior vindo de um espaço de cinco dimensões.

— É justamente por não ter tempo que quero participar desta. Honras maiores são boas, mas o que é mais valioso é medir as forças, não é?

Hiiragi entendeu a intenção dele. Era exatamente porque a dificuldade desta competição não era alta que não precisava dedicar tanto tempo e energia a ela.

— O professor nos deixa participar de competições, nada mais é do que querer tornar o nome da escola mais sonoro. Incluindo o campeonato nacional de tênis, trarei o máximo de honras possível para a Hyotei antes de me formar.

A expressão do rapaz continuava arrogante, mas cada palavra era sincera. E, ao ouvir esse discurso, seria mentira dizer que não despertou nenhum senso de honra coletiva em Hiiragi. Ela sentiu a liderança e o poder de persuasão extraordinários do colega, bem como seu amor profundo pela escola. Não é à toa que ele foi presidente do conselho estudantil por cinco anos consecutivos com a maior taxa de aprovação. O amor e a generosidade do colega eram admiráveis.

Participar desta competição não trazia malefícios, e agora, com uma pessoa tão confiável querendo ser parceira de equipe, pensar por mais um segundo seria desrespeito ao prêmio em dinheiro. Hiiragi aceitou na hora.

E o problema que os dois tinham que enfrentar voltou ao ponto inicial.

— Então agora somos você e eu — Hiiragi apontou para o colega e depois para si mesma. — Falta uma pessoa para fechar o grupo.

Não precisava ser um aluno especializado em competições, mas, pelo menos, não podia ser alguém burro. Além disso, embora fosse um prêmio com recompensa e bom nome, era preciso considerar a vontade pessoal da pessoa.

— Atobe-kun, você tem alguém em mente?

Falando em contatos na Hyotei, quem poderia ter mais que seu colega?

— Tenho. — Felizmente, a resposta de Atobe nunca decepcionava. — Depois da aula, eu te levo até ele. Agora, vamos voltar para a sala, a aula já começou.

Hiiragi concordou. Ao olhar para a sala do outro lado do corredor, percebeu que os outros alunos, que já tinham voltado para seus lugares, estavam observando-os. Depois de explicar ao professor na porta da sala o motivo do atraso, Hiiragi e Atobe voltaram aos seus lugares.

A aula passou rápido e, após o sinal, os dois saíram juntos novamente, mas desta vez Atobe, que abria caminho, ia um pouco à frente. Hiiragi seguia ao lado dele, passando entre os alunos que circulavam pelo corredor. Então, chegaram à porta da turma 3-C.

— Oshitari!

Ao ouvir o nome ser chamado por um colega, o rapaz que estava ajudando outro levantou a cabeça.

— Estão te procurando!

O colega apontou para a porta da frente, mas Oshitari Yuushi, antes mesmo de olhar, percebeu agudamente a sutileza na atmosfera da sala.

— Por que todos ficaram tão quietos de repente?
— Quem veio me procurar não será um professor, será?

Com essa dúvida, ele olhou para a porta. Então, Oshitari Yuushi caiu no mesmo silêncio morto e sutil da atmosfera de sua sala. Ele viu Hiiragi Morimi e Atobe Keigo parados na porta. A primeira, como sempre, com sua cegueira facial, não conseguia encontrá-lo de jeito nenhum. O segundo, ao ver que ele já os tinha descoberto, além de indicar a Hiiragi onde ele estava, ainda baixou a cabeça e disse algo para ela. A garota pareceu ficar ainda mais feliz, e seus olhos, ao virarem para ele, estavam cheios de uma expectativa brilhante.

Oshitari: "..."

Embora não soubesse o que tinha acontecido antes e o que aconteceria depois... Mas o olhar com que esses dois o encaravam não estava nada certo, ei!