Capítulo 16
O restaurante estudantil da Academia Hyotei serve sukiyaki individual. Hiiragi Yuri, que prefere substituir refeições por lanches, decidiu que era isso que queria comer no almoço de hoje.
Sem ter certeza das preferências de seu colega de classe, ela perguntou antes de chegar ao refeitório:
— Atobe-kun, depois que terminarmos de almoçar, podemos nos encontrar no primeiro andar?
— Por que tanta complicação? — respondeu Keigo Atobe. — Eu vou aonde você for comer.
Hiiragi Yuri: "..."
Bem, não era impossível.
— Então, Atobe-kun, você vai querer sukiyaki?
— Pode ser.
Eles foram juntos ao segundo andar do refeitório. Apenas ali havia um balcão dedicado ao preparo de sukiyaki. Como chegaram cedo, não havia fila. Hiiragi Yuri aproximou-se do balcão e pediu duas porções. O funcionário confirmou prontamente, e, antes que ela pudesse se virar para pagar, ouviu um agradecimento pela preferência. Seu colega já havia liquidado a conta com rapidez.
Antes que Hiiragi pudesse sugerir dividir a conta, ele se antecipou:
— Você me paga na próxima vez.
Hiiragi pensou um pouco e concluiu que não seria um problema, já que pretendia almoçar no refeitório da escola com frequência ultimamente. Ela concordou. Com a senha em mãos, escolheram uma mesa próxima ao balcão. Atobe caminhou ao lado dela o tempo todo e só se sentou na cadeira oposta depois que ela se acomodou.
Durante as aulas, a distância entre eles era ainda menor, mas, na memória de Hiiragi, ela raramente o encarava face a face como agora. Através da mesa, ela observava a pele impecável do rapaz, o canto dos olhos levemente voltado para cima, as íris azul-acinzentadas, belas e intensas, e as mãos longas e bem cuidadas apoiadas casualmente próximo ao rosto.
Como tinha dificuldade em memorizar rostos, cada vez que via seu colega de classe, sentia como se fosse a primeira vez, sendo novamente surpreendida pela beleza daquele rosto. Seria esse um benefício da prosopagnosia? Bem, ela preferia acreditar que sim; Hiiragi gostava de ver o lado bom das coisas.
Contudo, ela não era muito boa em puxar conversa, e Atobe não parecia inclinado a falar sem necessidade. Assim, permaneceram em silêncio. Como já não eram estranhos, o silêncio não a incomodava; pelo contrário, sentia-se relaxada por não precisar dizer nada, permitindo que sua mente se esvaziasse completamente. Ela observava as marcas de água deixadas na mesa após a limpeza, imaginando-as como peças de um quebra-cabeça abstrato.
Após cerca de dez minutos, o sukiyaki foi servido. O preço no restaurante da Hyotei era comparável ao de estabelecimentos famosos fora da escola, mas, diferentemente dos outros, a carne ali já vinha cozida junto com os vegetais. O prato era mantido aquecido pelo calor residual da panela de ferro. Embora perdesse um pouco da textura original da carne, era uma medida compreensível por questões de segurança e agilidade.
Hiiragi não era exigente. É claro que ela apreciava comida boa, mas, em excursões escolares, conseguia comer com satisfação até mesmo repolho cozido apenas em água e sal por um colega. Hojo Yui costumava dizer que ver Hiiragi comer era uma experiência feliz; ela parecia tão contente que ninguém notaria que preferia lanches a refeições completas. Mesmo quem estava sem apetite acabava sentindo fome ao vê-la.
No entanto, Keigo Atobe claramente não era do tipo sem apetite. Sendo um adolescente, e ainda por cima capitão de um clube esportivo, seu gasto calórico era alto. Hiiragi não imaginava que ele fosse alguém que negligenciasse a alimentação. Mas, para sua surpresa, desde que o prato foi servido, ele quase não tocou nos hashis. Os hashis de servir ao lado dele permaneciam intactos.
— Atobe-kun? — Hiiragi levantou a cabeça, seu olhar cruzando o vapor que subia da panela. — Você não vai comer?
Seus olhos verdes piscaram atrás da névoa quente, assemelhando-se a uma floresta envolta em neblina. Ela se inclinou, observando os ingredientes. Do seu lado, a panela já estava com mais caldo do que vegetais, enquanto do lado de Atobe, até mesmo as fatias de carne permaneciam intactas.
— Não está do seu agrado? — perguntou ela. — Quer que eu te acompanhe a outro lugar? Você ainda tem treino à tarde, não é?
— Não é necessário. — Atobe respondeu, pegando uma fatia de carne que parecia já estar bem passada. — Eu estava apenas pensando em algumas coisas.
Pensar demais durante as refeições faz com que a comida perca o sabor, pensou Hiiragi, mas não disse nada. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de vida e trabalho. Além disso, ele era alguém muito mais capaz de gerenciar o tempo e realizar multitarefas do que ela. E Atobe não era Hojo Yui; ele era apenas um colega de classe com quem tinha uma relação um pouco mais próxima.
*Independentemente de serem amigos ou não, lembre-se de manter uma distância.*
Seus pais disseram isso pela primeira vez quando ela chorava, recusando-se a sair da casa de um vizinho. O motivo não era apego ao colega de brincadeiras, mas sim o fato de estar obcecada por um quebra-cabeça de mil peças de "A Noite Estrelada". Ela havia montado dois terços e queria terminar, chegando a sugerir que morasse na casa do menino.
Seus pais riram da situação, achando graça da seriedade da filha. Mas, naquela ocasião, sob os conselhos gentis e pacientes, seus pais tentaram transmitir valores como o estabelecimento de metas, o autocontrole e a percepção do ambiente.
Com o tempo, Hiiragi resolveu a maioria dessas questões, mas aprender a ler as intenções alheias e equilibrar a distância entre as pessoas ainda era um desafio. Como não possuía essa habilidade inata, seus esforços pareciam desajeitados em comparação aos outros. Por isso, para evitar problemas com colegas como Atobe, ela adotava o método mais eficaz: se o assunto não envolvesse princípios ou segurança, e a pessoa respondesse que estava tudo bem, ela simplesmente evitava interferir ou indagar.
Hiiragi voltou a comer, decidindo que, se ele continuasse sem tocar na comida, perguntaria novamente se ele preferia outra coisa. Felizmente, não foi necessário. Ambos pousaram os hashis quase ao mesmo tempo; na verdade, Atobe terminou ainda mais rápido que ela.
Após o almoço, conforme planejado, foram à loja de conveniência da escola. O local era muito maior do que as lojas comuns e estava lotado durante o intervalo. Hiiragi esperava ser alvo dos olhares curiosos de sempre, mas, para sua surpresa, não aconteceu. Assim que entraram, seu colega deu um passo à frente, bloqueando a visão dos outros. Como estavam de costas, ela não pôde ver a expressão dele, mas notou que os olhares que convergiam para eles logo se dispersaram.
Embora tivesse comido apenas alguns lanches, Hiiragi memorizou tudo o que Atobe comprou. Seu cérebro podia não ser bom com rostos, mas era excelente para marcas e sabores de guloseimas. Para retribuir o almoço, decidiu comprar exatamente as mesmas coisas.
No entanto, seu plano foi descoberto logo no segundo corredor. Atobe não fez comentários, mas, sempre que ela pegava um item, ele caminhava até o próximo alvo e esperava por ela.
Hiiragi: "..."
Será que era impressão dela, ou ele estava apenas exibindo-se? Afinal, além de lembrar o que os membros do clube gostavam, ele precisava conhecer a disposição de cada item na loja. Se ele não viesse ali todos os dias, teria memorizado tudo apenas em visitas ocasionais.
— O rei dos lanches da Hyotei... — murmurou Hiiragi.
Atobe, a um metro de distância: "..."
— Eu ouvi. É a segunda vez hoje.
Hiiragi não esperava que ele a confrontasse diretamente, então apenas sorriu, encolhendo os ombros. Ao ver o colega soltar um riso nasalado, sem sinal de irritação, ela pensou que diria aquilo novamente na próxima vez. Mas, dessa vez, apenas em pensamento.
Chegaram à seção de refrigerados, que estava ainda mais cheia. Era o lugar onde se encontravam todas as coisas que trazem felicidade: bebidas gaseificadas, leite gelado, sorvetes e sobremesas frescas. Ao notar que restavam apenas dois mousses de chocolate, Hiiragi, sem pensar muito, mergulhou na multidão.
Como esperado, ao estender a mão para pegar o mousse, outra mão surgiu ao lado, e, com uma sintonia silenciosa, dividiram os dois últimos itens. Animada com a conquista, ela saiu do meio da multidão como se emergisse da água.
— Atobe-kun, vamos!
Ela levantou o olhar para o rapaz à sua frente, que usava o cabelo repartido ao meio. Ele, porém, pareceu atordoado e soltou um:
— Hã?
Hiiragi também respondeu:
— Hã?
Por que a voz do seu colega parecia diferente? Antes que pudesse processar, ouviu alguém ao lado dizer:
— ... Eu estou aqui.
Hiiragi: "..."
Desta vez, a voz estava correta. Ela se virou na direção do som, encontrou o mesmo cabelo repartido, mas desta vez focou no canto dos olhos e localizou a famosa pinta.
Hiiragi: "..."
Ela tinha confundido a pessoa de novo. Pediu desculpas ao estudante desconhecido, que permanecia confuso, e correu de volta para o seu verdadeiro colega, sentindo-se envergonhada:
— Sinto muito, Atobe-kun...
— Ah, hein? — A voz de Atobe soou grave, lenta e desinteressada. Seus lábios se moveram e ele disse algo muito baixo, abafado pelo barulho da multidão.
Hiiragi piscou, confusa:
— Atobe-kun, o que você disse?
— Eu disse que ninguém está te culpando.
Hiiragi: "..."
Era isso mesmo? Ela teve a impressão de que o que ouviu fora diferente — as palavras eram mais longas, o tom era distinto. Não era um tom de indiferença, mas carregado de um leve desamparo e uma ponta de ressentimento.
Observando a garota, que permanecia em dúvida, mas desistira de perguntar, Keigo Atobe repetiu a frase em seu íntimo:
*De qualquer forma, não é como se você nunca tivesse me ignorado antes.*