Capítulo 18
Página 1/3
Jofuku Kagehikari não conseguia dormir por causa do choro vindo do apartamento ao lado.
Agora eram três da manhã.
Normalmente, em apartamentos de solteiros como esse, não se ouve choro à meia-noite, especialmente vindo do quarto ao lado, o que tornava a situação ainda mais estranha.
Comparado ao seu ritmo de vida noturno, a vizinha, Srta. Asai, parecia também não ter uma rotina normal.
O conhecimento aprendido na academia de polícia já se tornara instinto para Jofuku Kagehikari. Antes de se tornar um agente infiltrado, ele passou por um treinamento secreto e agora estava quase alcançando o nível de oficial codinome da organização. O tempo que passou como atirador de elite lhe deu maior controle sobre as pessoas.
Diversos tipos de pessoas passavam diante dele — alvos, não alvos, com hábitos, profissões, idades e personalidades diversas, estilos de vida normais ou desviantes, detalhes estranhos, segredos... Tudo isso se tornava claro aos seus olhos.
Entre eles, a Srta. Asai, para Jofuku Kagehikari, tinha muitas falhas evidentes.
Seus hábitos e rotina eram muito estranhos. Asai Mirai raramente saía de casa. Segundo a atenção de Jofuku, ela só saía para o necessário, como ir à loja de conveniência ou jogar o lixo, e mal saía uma vez por semana. E cada vez que saía, parecia excessivamente cautelosa, quase paranoica.
O trabalho dela também era incomum. Jofuku às vezes ouvia vozes dela conversando com colegas à noite, e uma vez a viu trabalhando no computador enquanto fazia compras difíceis na loja de conveniência. Sempre que saía, voltava em um Porsche preto.
Parecia uma criminosa em potencial? Não, pior ainda, talvez Asai Mirai já tivesse cometido crimes. Afinal, ela tinha a idade típica de uma universitária... Espere, ela já era maior de idade?
A consciência policial de Jofuku incomodava-o, mas ele estava em um momento crucial para conseguir seu codinome e não podia agir impulsivamente nem tentar salvar um cidadão perdido agora. Se alguém da organização notasse a Srta. Asai, ou se ela notasse ele, não seria nada bom.
Ele tinha essa impressão porque o comportamento e a personalidade dela não batiam. Pelas poucas vezes que se encontraram, Jofuku julgou que ela era uma mulher introvertida, inteligente e gentil — e, claro, sua beleza delicada também o impressionava.
Mais do que uma criminosa ativa, ele acreditava que Asai Mirai era uma mulher bela, frágil e infeliz, coagida e presa em uma organização criminosa, o que fazia mais sentido.
“... Uwahaha, uuuuu...”
Era esse choro desesperado que lhe causava uma dor de cabeça.
Jofuku Kagehikari havia acabado de terminar um trabalho de três dias, quase sem dormir, e finalmente quando tentava descansar, ouvia o choro do lado, que ia de soluços baixos a palavrões, perturbando seu sono de atirador.
“Vai ver que está fazendo algo bom”, pensou ele.
Ele não resistiu e bateu suavemente na porta da Srta. Asai. O choro parou abruptamente; parecia que ela só agora percebeu que as paredes do apartamento não isolavam bem o som, e que o vizinho podia ouvir tudo.
“Espera, espera! Só uns segundos!”
Ouviu-se um barulho de algo caindo e alguns gritos surpresos. Após cinco segundos, a porta se abriu uma fresta, e Asai Mirai apareceu tímida, com lágrimas ainda nos cantos dos olhos.
Jofuku Kagehikari: “...” Ela parecia realmente tão triste.
Se alguém dissesse algo como “Desculpe, poderia não chorar tão alto?”, seria imperdoável. Mas Jofuku não conseguia dizer isso.
Página 2/3
O jovem de olhos felinos, com expressão complexa, suspirou e disse baixinho para Asai Mirai:
“Que tal me deixar entrar? Se quiser conversar...”
***
— Que vergonha!
Depois que Asai Mirai abriu a porta para Jofuku entrar, ela recolheu as cervejas caídas no chão e foi lavar o rosto no banheiro. Olhando para seus olhos vermelhos e inchados e o cabelo bagunçado, seu nervosismo causado por Ginjiu só aumentava.
Ela até pensava em enlouquecer na frente dele, sem se importar se o veria novamente.
Não lhe importava mais como parecia; se pudesse, gostaria de se jogar na máquina de lavar para secar no varal e tentar se recuperar sob o sol.
Mas, na verdade, ela estava apenas despejando suas emoções com meio litro de cerveja da loja de conveniência.
Parecia uma mulher enganada por um canalha, afogada em álcool, desiludida. De certa forma, ela realmente fora enganada... Ela nem lembrava direito como tinha voltado para casa, teria sido Ginjiu que a trouxe?
Ginjiu. Asai Mirai puxou os cantos da boca, mas não conseguiu sorrir.
Aquele tiro foi certeiro, parecia ter destruído sua determinação e orgulho. O disparo e os últimos fogos de artifício soaram juntos, e antes que a noite voltasse ao escuro, Ginjiu a puxou pelo pulso e a tirou do local.
Ela não sabia o que estava fazendo.
Asai Mirai sentia-se exausta, como se estivesse fugindo sem parar. No começo, preocupava-se se conseguiria dar conta do trabalho da organização. Depois, pensava se aquele carisma absurdo a afetaria de algum modo. Enquanto isso, precisava completar as missões de Ginjiu, sua razão de viver; precisava obter um codinome.
O que as missões eram, quais os objetivos da organização, se gostava delas — isso importava? Se não tinha escolha a não ser cumpri-las, pensar nisso seria perda de tempo?
Ela embotava seus nervos, e até quando conversava com os irmãos Itsuno, dizia sem medo que não era uma boa pessoa. Naquele momento, a expressão de Itsuno Michiko era estranha... uma mistura de interesse e o sorriso predatório de um tubarão que sente sangue.
Porque era mentira.
Olhou-se no espelho. O tiro de Ginjiu a fez perceber uma coisa: ela detestava profundamente tudo isso e queria nunca mais se envolver com a organização.
Não podia mais ser empurrada pela organização; respirou fundo. O reflexo no espelho mostrava alguém miserável. Ela odiava aquele estado. Continuar se enganando significava continuar sendo manipulada, apenas cumprindo missão após missão, uma peça no jogo vermelho e preto. Mesmo que não fosse a jogadora, precisava tomar a iniciativa.
Para isso... precisava fazer um plano, e primeiro sair desse estado que a estava destruindo.
***
Asai Mirai saiu do banheiro exausta e viu a sala bagunçada, que Jofuku Kagehikari havia organizado cuidadosamente. Ele não mexeu nas roupas sujas no cesto, mas juntou o resto da bagunça, jogou as duas garrafas vazias no lixo e limpou a mesa com papel.
Tudo visível estava arrumado, e quando ele a viu sair, sorriu confortantemente.
Asai Mirai quase chorou de novo:
“... Você é alguma fada do lar?”
Ela se arrependeu, realmente se arrependeu.
Página 3/3
Não por ter usado um “trapaça”, mas por não ter começado um jogo com um personagem do lado vermelho. Se pudesse recomeçar, preferiria investir toda sua inteligência para competir com Kudou Shinichi pelo título de Sherlock, aparecendo em todas as cenas de assassinato como a ceifadora ambulante, e não ficar aqui vendo um policial infiltrado arrumar sua casa.
As lágrimas que ela tinha conseguido controlar escorreram de novo. Habilidosamente, pegou um lenço da mesa e o colocou sob os olhos, soluçando enquanto empurrava as garrafas de cerveja para Jofuku:
“Não tenho nada para retribuir, mas por favor, aceite.”
O jovem olhou com atenção as quatro garrafas restantes e examinou o rosto dela:
“Srta. Asai... você já é maior de idade?”
“... Mais ou menos?”
Diante da expressão séria repentina dele, a jovem parou de chorar. Não sabia se era o efeito do álcool ou se estava desviando do assunto, mas após pensar alguns segundos respondeu com sinceridade:
“Sim, faz um mês que completei 18 anos.”
Não estudando, recém-adulta, trabalhando ilegalmente e se embriagando com cerveja comprada na loja de conveniência? Que situação era essa?
Jofuku Kagehikari recordou a rotina quase reclusa de Asai Mirai e confirmou que ela estava claramente “perdida no caminho”. Embora tivesse se lembrado de não se intrometer, a aparência dela naquela noite era tão ruim que...
Tão ruim que ele temia encontrar o corpo dela no apartamento ao lado no dia seguinte, se nada fosse feito.
“Posso perguntar o que aconteceu? Uma jovem sozinha bebendo à noite não é uma boa ideia. Se beber demais e vomitar, pode sufocar e não conseguir pedir ajuda; o corpo só seria encontrado depois de feder — não saiu uma notícia dessas esses dias?”
“Uma jovem sozinha bebendo em casa, convidando o vizinho solteiro para entrar, isso sim parece notícia de jornal, não acha... Sr. Midorikawa?” Asai Mirai semicerrava os olhos, lembrando do sobrenome na porta de Jofuku, chamando-o timidamente.
“... Realmente não é bom, então devo ir embora?”
Jofuku não havia pensado nisso. Pelo ambiente — luz baixa, quarto bagunçado, mulher bêbada e ainda linda mesmo com olhos inchados — tudo indicava que algo estranho acontecia.
Mas, recém-saído de uma missão e sendo um policial, ele não queria pensar nisso. Da mesma forma, Asai Mirai, que chorava alto e perturbava os vizinhos, parecia só precisar desesperadamente de um desabafo.
“Sr. Midorikawa, quem vem não pode ir embora assim.” Ela falou rouca, sem tom ameaçador, encarando-o com olhos que diziam — se interromper meu choro, vai ter que se responsabilizar até o fim. “Você não veio para confortar? Seja um bom samaritano até o fim.”
Ela abriu outra lata de cerveja, empurrou para Jofuku e, antes que ele respondesse, abriu mais uma e deu um gole forte.
Jofuku Kagehikari: “...” A dor de cabeça piorou.
Ele apertou as têmporas e perguntou com voz suave:
“Então, o que aconteceu? Pode me contar mais ou menos?”
“Eu tenho uma amiga.”
Que clichê de começo! Jofuku piscou sem dizer nada.
Asai Mirai o interrompeu, sem notar a expressão tensa dele, e falou devagar:
“Ela matou uma pessoa.”