Capítulo 25

O que fiz de errado ao tentar fazer a missão secundária de amizade? Santo Yéyé 3752 palavras 2026-07-30 22:48:38

Página (1/3)

— O senhor não atirou no senhor Eduardo porque sabia que aquilo havia sido realmente um acidente. O senhor Eduardo não merecia morrer, mas alguma coisa fez com que sentisse ser necessário obrigá-lo a experimentar a dor de Lina.

Mirai Asai mantinha os olhos fixos no homem que fazia Vermute refém, sem deixar escapar a menor mudança em sua expressão. As pupilas contraídas e as narinas que se abriam e fechavam indicavam que sua suposição estava correta.

A garota cravava as unhas na própria palma... O olhar que Vermute lhe lançara antes de ela subir, assim como o escrutínio daquele momento, significavam que a outra esperava que ela resolvesse o assunto com perfeição diante de todos.

Em outras palavras, ela precisava agir como uma detetive.

Ou melhor: precisava parecer uma detetive mesmo já conhecendo a resposta. Vermute queria transformá-la no centro das atenções. Mirai não fazia ideia do motivo, mas só podia cerrar os dentes e continuar falando sob os olhares de Yusaku e Shinichi Kudo.

Da perspectiva de Yuki Ritsukawa, metade do rosto da jovem estava tensa de perfil. Ela mesma nem havia percebido, mas parecia não estar acostumada a falar diante de tantas pessoas; sua voz tremia. Ainda assim, ela permanecia diante de todos.

— Então, que acontecimento fez o senhor acreditar que Eduardo tinha alguma responsabilidade?

— Uma briga...? — murmurou Shinichi Kudo.

O relato do homem havia permitido que ele captasse rapidamente a premissa do caso. Lina fora beber sozinha em plena madrugada depois de discutir com alguém. Se o homem culpava Eduardo por isso, havia certa lógica em sua acusação.

— Sim... Tudo por causa dele. Se não fosse por ele... Lina não teria... Foi ele quem matou Lina.

A voz desconexa do homem parecia confirmar a hipótese de Shinichi, mas, no instante seguinte, Mirai Asai, parada ao lado dele, tornou a perguntar:

— Lina foi ao bar porque discutiu com o senhor Eduardo, mas não foi por isso que o senhor ficou furioso, certo? Pelo que me lembro, o senhor Eduardo não foi sequer processado. Isso significa que, depois que a polícia investigou o ocorrido, todos aceitaram a conclusão de que havia sido um acidente.

— Então qual é o motivo?

Mirai Asai estava perfeitamente ereta, com as costas retas e uma faixa de pele alva exposta na nuca. Seus traços tipicamente orientais faziam com que parecesse especialmente frágil diante daquele grupo de ocidentais. Como numa visão saída de Hollywood, a beldade trazida por Cris parecia uma boneca primorosamente esculpida: bela, encantadora e aparentemente fácil de quebrar.

Seus olhos verde-esmeralda encaravam Sali sem piscar, como se lhe rasgassem o coração com as próprias mãos.

— O senhor descobriu alguma coisa depois, não foi? — Mirai sentiu satisfação ao notar a sutil mudança na expressão do homem e afirmou, como se falasse consigo mesma: — Sua expressão me diz que sim. O que poderia ter sido descoberto depois? Pertences pessoais. O que o senhor encontrou entre os pertences de Lina?

— ...O celular — murmurou o homem, acariciando lentamente o cabo da faca enquanto se lembrava de tudo o que acontecera naquele dia.

Depois do fim da investigação, a polícia devolvera os pertences pessoais de Lina, que haviam ficado temporariamente na delegacia após serem recuperados dos criminosos habituais perseguidos pelas autoridades. Entre eles estava o celular de Lina.

A princípio, o homem pensara que nada daquilo importava... até abrir o telefone da irmã.

— Não era um objeto roubado. Aquele celular já estava nas mãos de Lina, não estava? — Mirai assentiu, como se tivesse enxergado através dele. Olhou para o homem como uma divindade superior que conhecia tudo o que acontecera naquela noite deserta. — É por isso que o senhor sentiu que precisava culpar o senhor Eduardo: aquele celular.

A jovem avançou alguns passos. Caminhava muito devagar, quase flutuando, e parecia tão inofensiva que o homem não se alarmou com sua aproximação. Pelo contrário, parecia ansioso para ver como ela revelaria tudo.

— Por que acredito que o senhor está transferindo a culpa para ele? Por causa do método. O senhor golpeou a cabeça de Eduardo com uma garrafa, fez com que ele caísse inconsciente no chão e o deixou perder sangue aos poucos. O processo parece muito com a morte de Lina, não acha?

Página (1/3)

Página (2/3)

— Em outras palavras, naquele celular — aquele aparelho que a polícia ocultou, intencionalmente ou não — havia algumas informações, e o senhor as encontrou.

Ela parou diante do homem, a menos de meio braço de distância, e então sorriu suavemente.

A jovem de cabelos negros inclinou a cabeça e examinou o homem de baixo para cima com aqueles olhos verdes. Parecia um sussurro demoníaco, ou uma sentença descendo sobre a cabeça dele:

— O senhor viu o registro das chamadas.

— O senhor viu as três ligações que Lina fez para Eduardo antes de perder completamente a consciência.

— Chute-o!

Mirai elevou subitamente a voz e pronunciou cada palavra com clareza. Sua mão esquerda se ergueu num movimento veloz, desviando para o lado o pulso de Sali, que segurava a faca de mesa. Ao mesmo tempo, Vermute não hesitou em chutar a panturrilha do homem com o salto alto. Sem equilíbrio, ele caiu diretamente no chão.

— ...Hã?

Mirai olhou para a própria mão, sentindo algo estranho. Antes que pudesse entender aquela sensação, Vermute avançou para abraçá-la de maneira exagerada. Como uma verdadeira estrela de cinema, a loira começou a gritar e chorar em voz alta, enterrando o rosto no pescoço de Mirai.

Uma farsa.

Mirai permaneceu atônita no lugar. O peso de Vermute a fez sentar-se no chão, enquanto ela observava a multidão agitada acima de sua cabeça oscilar como num sonho. O cheiro misturado dos perfumes femininos e das saias passava diante de seu nariz, enquanto outras pessoas imobilizavam o homem.

O salão inteiro parecia ter recebido uma nova corda e voltado à vida. Vozes tumultuadas invadiram os ouvidos de Mirai: gritos, elogios, discussões e o som de câmeras fotografando.

A abóbada dourada parecia muito distante. O ruído girava e ecoava dentro dela, uma volta após outra. Embora as luzes não tivessem mudado, o local parecia muito mais claro, ofuscante como a luz direta do sol.

Mirai encarou o alto da cabeça de Vermute e, cooperando com a encenação, pousou a mão, ainda enfraquecida pela tensão, sobre a cabeça da loira. Assim, ofereceu àquela farsa um encerramento perfeito, congelado numa imagem teatral.

...

— Mirai, como você deduziu que a irmã dele havia ligado para o senhor Eduardo antes de morrer?

Pouco depois, a polícia chegou às pressas, algemou o homem, que havia desistido de resistir, e o levou para dentro do carro. Mirai observou a cena e percebeu, um tanto atordoada, que talvez ainda não tivesse participado de nenhum banquete completo.

Ela e Vermute foram erguidas pela multidão que as cercava. A famosa loira de olhos verdes foi levada para verificar se tinha algum ferimento. Parecia ainda abalada e, antes de partir, apertou com força a mão de Mirai. A jovem, porém, recusou-se a deixar o local. Em vez disso, encontrou um canto e sentou-se ali, pensativa.

Os convidados que pretendiam iniciar uma conversa com Mirai se dispersaram prudentemente ao ver seu rosto tenso. Apenas Shinichi Kudo fez o contrário: aproximou-se em silêncio, agachou-se ao lado dela e descobriu que a garota estava encarando a própria mão, absorta.

— Ah... o quê? Não foi uma dedução — respondeu Mirai, assustada com a pergunta repentina. Ela balançou a cabeça e disse, misteriosa: — Eu já sabia.

O menino inflou as bochechas, insatisfeito, e fitou Mirai com seus grandes olhos brilhantes. Ele observara todo o acontecimento de lado. Embora desprezasse os programas e filmes que sua mãe assistia, precisava admitir que, naquele momento, Mirai parecera uma protagonista descendo dos céus. Cada gesto seu atraíra todos os olhares.

— Eu já não sou uma criança, Mirai!

Mirai soltou um hum significativo, chamou Shinichi para mais perto e então sussurrou em seu ouvido:

Página (2/3)

Página (3/3)

— Na verdade, faço parte de uma misteriosa organização criminosa. Sou especialista em informática e tecnologia da informação. Em apenas cinco minutos, encontrei um computador, investiguei todos os dados do senhor Sali e ainda invadi o sistema da polícia para descobrir cada detalhe do caso. Por isso soube que o senhor Eduardo pressionou a polícia para ignorar aquelas ligações. Entendeu?

Shinichi Kudo: “...”

— E vou lhe contar um segredo: Cris, que foi feita refém há pouco, também pertence a essa organização criminosa. Na verdade, ela é uma bruxa que mata sem piscar. Uma criança como você precisa tomar cuidado para não chamar a atenção dela... Mas, como o jovem Shinichi parece tão fofo, talvez a bruxa decida poupar sua vida.

Shinichi Kudo: “...Ha, ha.”

Ela estava brincando descaradamente!

Shinichi encarou Mirai, mas seu rosto redondo não transmitia muita imponência. A expressão de Mirai, contendo o riso, lembrou-lhe aquela estranha fisionomia que Yusaku Kudo costumava fazer sempre que ficava exasperado.

— Jovem Shinichi, se quer se tornar um grande detetive, não deveria descobrir sozinho o método usado para solucionar o caso? Não se pode deixar que outra pessoa revele o segredo. Seria como obrigar um mágico a explicar seus truques; isso seria muito injusto com o mágico.

— Mas Mirai é uma detetive, não uma farsante pomposa como um mágico.

Shinichi puxou uma cadeira ao lado e sentou-se, assim como Mirai. Sem notar o silêncio suspeito da jovem, continuou falando consigo mesmo:

— Embora você seja uma detetive, Mirai, não parece ter chegado à resposta com base nas pistas. Foi mais como uma conclusão obtida por análise psicológica, um método completamente diferente!

Shinichi era realmente um bom menino. Até encontrava justificativas para ela. Seria essa a consideração comovente dos integrantes do lado dos mocinhos? Pensando em seus colegas neuróticos, Mirai quase sentiu vontade de derramar duas lágrimas.

— A propósito, por que você ainda está com essa expressão, Mirai? O caso já foi resolvido.

— Hum... Porque ainda restam muitas perguntas sem resposta — Mirai assentiu levemente. Sua voz era tão baixa que Shinichi mal conseguia ouvi-la. — Sinto que apenas montamos às pressas um espetáculo grandioso. Sob o palco, tudo parece vazio como uma miragem. O motivo e as provas se encaixam, mas por que fazer isso agora? Seria mesmo uma boa oportunidade, sob os olhos de tantas pessoas? Se eles tinham esse tipo de relação, talvez pudessem ter encontrado uma ocasião para convidar Eduardo a sair sozinho. Não teria sido mais apropriado?

— Embora golpear a cabeça dele com uma garrafa possa ser justificado como “pagar na mesma moeda”, ainda parece um pouco insatisfatório. Se fosse comigo, eu simplesmente atiraria no senhor Eduardo — existe algo mais satisfatório do que isso?

— Até o sequestro de Cris... — Mirai fez uma pausa. — Tudo pareceu deliberadamente planejado.

— Mirai... você não está pensando demais? Talvez o próprio criminoso não tenha considerado tantas coisas. Meu pai já disse que existem criminosos de todos os tipos, assim como existem todos os tipos de motivos e métodos. Há muitas coisas que as pessoas comuns não conseguem compreender.

Seria bom se fosse realmente assim.

Mirai suspirou em silêncio, mas então Shinichi, sentado ao seu lado, pareceu se lembrar de alguma coisa. Antes de se despedir, falou rapidamente:

— Ah, Mirai, antes do banquete você me perguntou se eu havia notado alguém suspeito. Lembro que mencionei ter encontrado o senhor Sali no vestiário. Quando ele saiu de lá, estava falando ao telefone por um fone de ouvido. Se não ouvi errado... Eu só me lembro mais ou menos das sílabas...

— “Recebido, Vermute.” Foi isso que ele disse.

Página (3/3)