Capítulo 8
Antigamente, para Xie Yunyu, o tempo passava num piscar de olhos; mal começava a examinar os documentos oficiais e, quando se dava conta, já era hora de encerrar o expediente.
Agora, porém, ele olhava para o relógio de sol a cada instante, calculando quanto tempo faltava para Pei Qing sair do palácio, chegando a checar umas cinco ou seis vezes por hora. O magistrado do Tribunal de Justiça, a princípio, pensou que Xie Yunyu estivesse indisposto e quisesse terminar logo o trabalho para descansar, mas logo descobriu que ele só estava contando as horas para ir buscar Pei Qing. Ao saber disso, o magistrado não disse nada, apenas, silenciosamente, devolveu à mesa de Xie Yunyu a pilha de documentos que, por preocupação com sua saúde, havia retirado, ordenando que ele terminasse tudo antes de sair. Diante da carranca do magistrado, Xie Yunyu sorriu, resignado, e apressou o ritmo.
Quando chegou o momento da saída de Pei Qing, Xie Yunyu já estava à porta do Palácio do Leste com sua carruagem. As outras duas famílias dos companheiros de estudo também enviaram carruagens, embora fossem os administradores das casas quem os buscavam. De longe, Xie Yunyu viu Pei Qing e os outros dois rapazes se aproximarem. Os três pareciam conversar, e Pei Qing não exibia mais a tensão daquela manhã. Ao avistar Xie Yunyu, esguio e elegante junto à entrada, os olhos de Pei Qing brilharam e ele correu apressado em sua direção.
Pei Qing queria chegar logo perto de Xie Yunyu. Desde que chegou a este mundo, aquele fora o tempo mais longo que passara longe da mansão Xie; sentia-se como um filhote que acabara de deixar o ninho, inquieto, e ao ver seu guardião, só queria se aproximar. Contudo, como havia acabado de cair uma neve fina, o chão estava extremamente escorregadio. Pei Qing correu rápido demais e, ao tentar parar diante de Xie Yunyu, percebeu que não tinha aderência. Quando pensou que cairia — e se consolou pensando que, como estava bem agasalhado, não doeria tanto —, sentiu uma força firme segurar a gola de suas costas e içá-lo.
— Tenha mais cuidado onde pisa na próxima vez — disse Xie Yunyu. Ele também sentira a falta de Pei Qing e, incapaz de repreendê-lo por sua impulsividade, apenas o aconselhou com carinho.
Pei Qing acenou com a cabeça, obediente; nem ele esperava que o chão estivesse tão traiçoeiro. Gao Yan, que estava pronto para ajudar, parou ao ver que Xie Yunyu já o segurara. Zhou Ling, observando a interação entre os dois, sentiu uma pontada de inveja. Na verdade, Pei Qing era bastante conhecido entre os filhos das famílias nobres, não pelo que acontecera recentemente, mas por sua situação. Sendo o filho mais novo, deixado na capital sob os cuidados de um amigo da família do Marquês de Xuanping, sua condição parecia piedosa aos olhos de muitos. No entanto, embora longe dos pais, não lhe faltava afeto; todos os anos, chegavam presentes enviados pelo Marquês. Havia até rumores de que o filho mais velho do Marquês lutava bravamente na fronteira apenas para conquistar um título que pudesse deixar para o irmão mais novo. Se isso era verdade, era algo que faria qualquer jovem nobre morrer de inveja.
No caminho de volta, Pei Qing tirou os doces que o Príncipe Herdeiro lhe dera, pedindo que Xie Yunyu provasse, pois os achara deliciosos. Xie Yunyu olhou para o prato com um mau pressentimento e perguntou o que havia acontecido. Pei Qing contou tudo com entusiasmo. Ele sentia que tinha se saído bem; antes de entrar no palácio, estava apavorado, mas agora... até que fora suportável. Quanto às perguntas do Príncipe, Pei Qing achava que ele ainda era pequeno e que problemas não surgiriam tão cedo; o importante era manter a vigilância. Era uma forma de consolo pessoal, afinal, já que aceitara ser companheiro de estudos, não havia volta.
Para Xie Yunyu, a história fora de tirar o fôlego; por várias vezes, ele prendeu a respiração. Ao final, olhando para o rosto radiante de Pei Qing, só pôde concluir: os tolos têm sorte.
— Há algo de errado? — perguntou Pei Qing, notando a mudança no olhar de Xie Yunyu.
Xie Yunyu hesitou e suspirou, derrotado:
— Nada. É apenas que você é bastante popular, Qing'er.
Pei Qing ficou um pouco encabulado. Embora achasse que Xie Yunyu pensava em outra coisa, decidiu não refletir muito — era inútil. Se Xie Yunyu quisesse que ele soubesse, ele contaria; se não, era para o seu próprio bem. E ele estava certo: Xie Yunyu não revelava o que via para não atrapalhar o crescimento natural do rapaz. Para pessoas comuns, explicar tudo ajuda a amadurecer, mas para alguém como Pei Qing, que agia por instinto, a confusão o levava, muitas vezes, ao caminho certo. Se ele entendesse tudo, suas ações perderiam a naturalidade.
Xie Yunyu comeu o bolo de pêssego. O sabor era rico e agradável. Pei Qing, faminto, viu que restavam apenas cinco pedaços e engoliu em seco, contendo-se. Xie Yunyu, percebendo, pegou um pedaço e colocou na boca de Pei Qing:
— Guloso, coma.
Pei Qing sorriu, incapaz de recusar a tentação, e comeu aos poucos, pois ainda teria o jantar. Depois da refeição, foi ao escritório copiar as anotações de Zhou Ling. Ele agradecia por ter herdado a caligrafia perfeita do dono original do corpo; caso contrário, seria um analfabeto completo. Ele admirava a capacidade de Zhou Ling, que conseguia registrar tudo o que o mestre dizia com tamanha agilidade.
Como o conteúdo era extenso, Pei Qing sentiu os olhos arderem e se cansarem sob a luz bruxuleante das velas. Ao notar o desconforto, parou para fazer exercícios oculares.
— Qing'er, você... — Xie Yunyu entrou e estranhou o movimento.
— Estou massageando os pontos ao redor dos olhos, cansei de escrever — explicou ele.
Xie Yunyu entendeu. Ao ver a pilha de papéis, questionou se era o dever de casa do dia. Parecia demais, e ele sentia um pouco de insatisfação; embora seus estudos tivessem sido rigorosos, Pei Qing acabara de se recuperar e não estava acostumado a tal carga. Pei Qing, ao explicar, suspirou ao perceber que sua vida estava virando uma espécie de "ensino médio da antiguidade".
De repente, uma ideia surgiu: ele não era apenas um habitante daquela era, por que não criar um "atalho"? Escrever com pincel era exaustivo, mas outras ferramentas poderiam facilitar. Pensou em penas ou lápis. Penas eram simples, exigindo apenas tinta; lápis seriam mais trabalhosos, mas duradouros. Com isso, ele poderia fazer anotações rápidas durante as aulas e não precisaria mais copiar o caderno de Zhou Ling.
Ele se perdeu em devaneios, quase rindo alto, mas a realidade o trouxe de volta. Decidiu terminar a cópia e depois fabricar as ferramentas. Ao voltar, encontrou Xie Yunyu copiando o restante por ele. A velocidade de Xie Yunyu era impressionante. Pei Qing sentiu-se mimado e muito feliz.
Depois que Xie Yunyu terminou, Pei Qing saiu para fazer sua pena. Ele decidiu dizer que a ideia viera de um sonho — uma desculpa comum em livros. Pediu penas de ganso e areia ao administrador. Após limpar as penas e aquecer a areia, inseriu as bases para endurecê-las. Como não tinha termômetro, estimou o tempo e, após esfriar, pediu ao guarda que esculpisse a ponta sob suas instruções.
Quando o guarda viu o que Pei Qing fizera — escrever com a pena de ganso —, ficou atônito. O guarda, que na infância tivera que abandonar os estudos por falta de recursos, olhou para a pena com um brilho de esperança; se ele tivesse tido algo assim, talvez pudesse ter estudado muito mais.