Capítulo vinte e três: Eu sou aluno do reitor, quem se atreveria a me fazer de bobo?!

Do Cavaleiro ao Rei do Mundo A garoa contínua 2416 palavras 2026-07-30 23:05:54

Henry não enfrentava mais a escassez de homens; para ele, aqueles que não haviam passado pelo treinamento de "lealdade" eram como comida insípida: não valiam o esforço, mas descartá-los causava um leve pesar.

Henry chamou alguns recrutas e ordenou que expulsassem os três indivíduos, ignorando completamente suas súplicas. Ele aproximou um dos recrutas e sussurrou:
— Ele insultou minha honra e minha dignidade. Façam com que desapareçam.

Henry não desejava que quem o insultasse continuasse a respirar, mas não podia declarar isso abertamente, pois tal ato mancharia a etiqueta aristocrática. O recruta assentiu e respondeu:
— Grande lorde, farei com que encontrem o fim em um beco qualquer.

Após a partida dos recrutas com os três soldados, Bain soltou um bufo desdenhoso:
— Senhor, esses lanceiros e mercenários, por terem conquistado algumas vitórias, agiam com arrogância perante os recrutas, sempre dando ordens e apontando dedos. O senhor deveria tê-los expulsado há muito tempo; eles não são nem metade tão confiáveis quanto estes recrutas. Na verdade, prefiro chamá-los de infantaria.

A capacidade de combate da equipe de recrutas já havia conquistado a aprovação de Bain; para ele, eram soldados qualificados demais para serem chamados de meros aprendizes.

— Vá dizer aos outros qual foi o destino daqueles três. Se alguém quiser partir, que vá embora imediatamente... inclusive os cavaleiros pesados.

A notícia logo se espalhou pelo acampamento de Henry. Philippe apressou-se em comparecer perante o nobre para pedir perdão, garantindo que os soldados restantes eram uma força privada leal e qualificada. Henry observou Philippe, que mantinha a cabeça baixa em sinal de submissão, e um lampejo de satisfação brilhou em seus olhos.

— Muito bem. Espero que se lembre da promessa de hoje.

Philippe endireitou o corpo e prestou continência:
— Às ordens, meu lorde.

Quando Philippe se retirou, Henry disse a Bain:
— Não fique parado. Vá com Orianna comprar alguns pêssegos e melancias.
— Com prazer!

Henry havia comido demais naquele dia e decidiu passear pela cidade para fazer a digestão. Assistiu à ópera noturna da Casa das Mulheres e, como era um nobre com poder real, recebeu um camarote privativo e a atenção dos artistas mais requisitados. Como dizer? Foi um pouco selvagem demais. Esse tipo de espetáculo de baixo nível precisava ser criticado! Henry persistiu nessa "crítica" até as onze da noite, antes de retornar cambaleando ao acampamento.

— Senhor, o senhor bebeu demais. Não deve tomar banho. Prepararei o pó dental e o senhor deve dormir cedo.

Henry adormeceu em um estado de torpor e só foi despertado por Aaliyah quando o sol já estava alto no dia seguinte.
— Senhor, é hora de acordar.
— Que horas são?
— Onze horas.

Henry levantou-se rapidamente, lavou-se e movimentou o corpo brevemente.
— O que temos para o café da manhã, Aaliyah?

Aaliyah suspirou e respondeu:
— É almoço, senhor! Vegetais, pão com manteiga, batatas e caldo de carne.

Henry mal terminava sua refeição no acampamento quando Claude entrou apressado:
— Senhor, um oficial deseja vê-lo.

Henry franziu a testa. Por que sempre que ele queria relaxar ou estava comendo, alguém aparecia para tratar de negócios? "Será que comer aciona alguma missão? Que absurdo."

Logo, um oficial trajando um elmo facial imperial e uma armadura de escamas de cavalaria pesada aproximou-se. Sob a armadura, podia-se notar uma cota de malha e um gibão acolchoado de couro, sobrepostos por uma capa com o emblema da legião.

— Nobre cavaleiro e intendente de suprimentos da ala direita, saudações. Peço desculpas por interromper sua refeição, mas preciso conversar agora. Partiremos amanhã e o senhor deve assumir o cargo de intendente imediatamente.
— Entendido. Irei encontrá-lo em breve.

Henry terminou de comer, vestiu seu manto imperial e partiu com Bain para assumir a intendência da ala direita. O acampamento da Sétima Legião parecia muito mais organizado, dividido em unidades de quinhentos e grupos de cinquenta, com áreas de tendas separadas por tipo de tropa, muito superior ao caos das forças privadas dos nobres.

Um subalterno aproximou-se prontamente:
— Senhor intendente, o comboio de suprimentos possui quatrocentos vagões e mais de quatrocentos soldados de apoio. Aqui está o registro de suprimentos.

Henry tomou o registro, folheou-o superficialmente e perguntou:
— Por que há apenas batatas e farinha de arroz? E por que o azeite e o sal estão tão escassos? Em tempos de guerra, os soldados precisam de arroz, queijo, uvas e carne.

O subalterno deu um sorriso amarelo:
— Senhor, o intendente anterior desviou os suprimentos e gastou o dinheiro ilegal; não há como recuperar.
— E onde está o intendente anterior? Onde está a cabeça dele?
— Ele fugiu... estamos à sua procura.

Henry ponderou por um momento e questionou:
— O comandante da legião sabe disso? O comandante da ala direita sabe? Os soldados da ala direita sabem?
— O comandante da legião sabe, o da ala direita sabe, mas os soldados comuns não.

Henry riu de irritação, agarrou o subalterno pelo colarinho e disse com ferocidade:
— Agora, pegue esse registro e vá de unidade em unidade, de batalhão em batalhão, e diga aos soldados que o intendente anterior desviou a comida deles. E que eu não tenho obrigação de repor os suprimentos!

O subalterno tremeu e respondeu gaguejando:
— Senhor, isso causará um motim, o comandante da legião...
— Não me interessa!

Em pouco tempo, a notícia da escassez de comida espalhou-se pela ala direita. Milhares de soldados veteranos enfureceram-se, e os recrutas seguiram o exemplo, agitando as bandeiras. Eram seis batalhões na ala direita, três mil homens! Metade eram veteranos, e quando eles começavam a tumultuar, nem mesmo os oficiais conseguiam controlar a situação diretamente.

Muitos sargentos e oficiais dirigiram-se à intendência exigindo explicações. Henry estava sentado em uma carroça, observando os soldados furiosos, sentindo-se extremamente irritado. O oficial da cavalaria pesada do meio-dia encontrou Henry e questionou publicamente:
— Senhor! O que o senhor está fazendo afeta gravemente o moral da tropa!

Henry soltou um bufo e perguntou:
— O quê? Pretende me levar à corte marcial?

Henry levantou-se e exclamou em voz alta:
— Sou um nobre independente! Como ousa falar comigo nesse tom!

O oficial hesitou e ajoelhou-se imediatamente. Os outros soldados, que erguiam os punhos exigindo explicações, também se acalmaram e se ajoelharam. Ofender um nobre, segundo as leis imperiais, resultava quase certamente na perda da cabeça.

— Digam ao seu comandante de legião que fui convidado por ele e que posso ir embora a qualquer momento. Não se esqueçam, sou o lorde de Westmoline, vassalo do Rei e aluno... do reitor. Se o Conde Sebastian espera que eu cubra a falta de suprimentos de vocês, cortarei a cabeça dele e de toda a sua família com minha própria espada! Levarei a cabeça dele até a capital e deixarei que o reitor decida o destino!

O oficial e os soldados retiraram-se apressados; as palavras de Henry eram aterrorizantes demais. A seus olhos, o Conde Sebastian era o comandante há trinta anos, e ninguém ousava desafiar suas ordens. O incidente gerou uma onda de discussões por toda a legião, e alguns veteranos começaram até a fazer apostas sobre quem perderia mais prestígio: o comandante da legião ou Henry.