Capítulo Seis: Todos os Subordinados Reunidos, Reconstruindo Simelayn Ocidental!
Nos três dias seguintes, Henrique basicamente não fez outra coisa senão passar o dia todo vestido com roupas simples, frequentando diversas tabernas e conversando com o povo comum. Especialmente com os membros das gangues de Odoh e os mercenários de pequenos grupos, que eram os mais bem informados.
Henrique ainda conseguiu ganhar mais de cem pontos de experiência, o que o deixou bastante satisfeito.
Neste momento, Henrique, com o rosto vermelho e olhar turvo, batia no ombro do homem forte à sua frente e, embriagado, disse: “Irmão Danilo, pelo que você me contou, não é que logo haverá guerra no leste?”
Danilo assumiu uma expressão de quem sabe de tudo e respondeu: “Claro, eu já cobrei pedágio para nosso chefe. Sei quantas caravanas entram pelos portões da cidade todos os dias, quanto mercadorias são despejadas no mercado e quanto eles compram dos produtos locais.”
Então, Danilo abaixou a voz e confidenciou: “Mas, nos últimos vinte dias, o chefe me mandou parar com isso...”
Henrique perguntou exatamente na hora certa: “Por quê? Você ainda me dizia que a gangue ganhava muito e queria me recrutar, mas agora nem pedágio vocês se atrevem a cobrar.”
Danilo apressou-se a negar com a mão e explicou: “Irmão, me escute até o fim. Não estamos cobrando pedágio porque essas caravanas são de gente importante! Eles despejam mercadorias em grande escala, e, ao investigar, descobrimos que tudo é equipamento militar.
Além disso, o escritório imperial recebeu recentemente uma nova leva de legionários de infantaria. Desde então, o chefe proibiu a cobrança do pedágio. Isso já diz tudo.”
Danilo parecia temer que Henrique desistisse de se juntar à gangue por causa desse pequeno problema.
Nos últimos dois dias, jogando xadrez, Danilo sempre perdia para Henrique e já tinha perdido dezenas de dinares. Pensaram então em tentar um assalto, já que no tabuleiro não conseguiam vencer.
No beco, sete ou oito deles tentaram cercar Henrique, mas ele virou o jogo e os capturou. Danilo e seus comparsas apanharam terrivelmente!
Cada soco de Henrique era como um martelo; um golpe já era praticamente meio morto.
“Entendo...” Henrique assentiu pensativo.
Ele já desconfiava que a sombra da guerra pairava sobre o leste há algum tempo.
Talvez até mais cedo, pois o rei já havia fixado o olhar naquela região.
“Não é à toa que este ano a academia só nomeou um cavaleiro, parece que o rei quer mandar essa turma cheia de energia para expandir as fronteiras.”
“Obrigado por me contar tudo isso, irmão.” Henrique se levantou, cambaleando em direção à porta.
“Ei, irmão, para onde vai?” Danilo perguntou, confuso.
“Vou fazer um xixi...” Henrique respondeu sem olhar para trás.
Depois que Henrique saiu, Danilo rapidamente se retirou.
Ao sair da taberna, Henrique respirou fundo e o efeito do álcool diminuiu bastante.
Ele acenou para Bain à distância e, quando este chegou, perguntou: “Os mordomos já chegaram? Você os recebeu?”
Bain assentiu: “Recebi, o mordomo interno Tomé, o mordomo administrativo Cláudio e o capitão da guarda Filipe já estão na mansão do conde esperando o senhor.”
Henrique imediatamente voltou com Bain para a mansão. Ao abrir a porta, viu seus três auxiliares fiéis.
“Senhor, nós...”
Henrique os interrompeu com um grande abraço.
Tomé e Cláudio vieram para ele após Henrique ter conquistado o primeiro lugar em seu primeiro ano na academia, solicitados à sua mãe biológica.
Os dois eram competentes, experientes e, principalmente, leais!
Henrique sempre cobiçou esses dois, mas como filho mais novo da nobreza, não tinha direito a pedidos.
Mas depois de conquistar o primeiro lugar no ano e ganhar duas vezes o campeonato do torneio de Lucaron, ele finalmente teve esse direito.
Ser um nobre independente era apenas questão de tempo. Na academia dos cavaleiros da capital, quem ficava entre os primeiros ganhava títulos reais ou honorários, isso era de conhecimento geral.
Tomé e Cláudio, ao saberem que Henrique os queria, disseram a sua mãe que estavam dispostos a acompanhá-lo.
Se não fosse o fato de seu irmão ser o primogênito com direito ao título de barão, quem na família do barão Chas não gostava desse jovem senhor tão talentoso desde pequeno?
Quanto a Filipe, era um mercenário que Henrique havia derrotado várias vezes nos torneios. Desde então, encantado pelo carisma de Henrique, passou a segui-lo.
Cláudio sorriu e abraçou Henrique, dizendo: “Senhor, agora que você é nobre, não pode agir como antes.”
Tomé concordou: “Sim, senhor, na frente dos outros não pode se comportar assim, isso compromete sua dignidade.”
“Está bem, está bem, já entendi.” Henrique sorriu e sentou-se. “Então, me digam, como foi a missão?”
Tomé respondeu: “Senhor, tudo correu normalmente. Voltamos para casa conforme seu pedido. Seu pai e sua mãe ficaram muito felizes ao saber que você se tornou vassalo do rei, deram alguns cavalos de viagem e trinta dinares de presente.
Seu irmão... também ficou feliz e me deu cinquenta dinares como presente para você.”
Henrique sorriu, seu irmão realmente tinha uma vida difícil, sempre ficando atrás dele desde pequeno e ficando irritado só de vê-lo por perto. Agora que Henrique estava longe, na fronteira, finalmente ele poderia ficar em paz.
Filipe continuou: “Sua guarda pessoal foi ampliada para cinquenta homens. Além dos vinte cavaleiros pesados que já tínhamos, foram recrutados trinta soldados de infantaria: dez arqueiros experientes com escudo, dez lanceiros habilidosos e dez soldados de infantaria comuns.”
“Muito bom.” Henrique assentiu satisfeito. “A guerra pode chegar a qualquer momento, precisamos reconstruir nosso feudo rapidamente e aumentar as forças.”
Cláudio hesitou e disse: “Senhor, temos recursos limitados. Fazer tudo isso ao mesmo tempo pode ser difícil.”
Um cavaleiro pesado custa quatro dinares e meio por mês, ou seja, 450 sous. Vinte cavaleiros pesados custam noventa dinares por mês.
Arqueiros experientes recebem um dinar e dois sous por mês; dez deles custam doze dinares.
Lanceiros e soldados comuns ganham oitenta sous mensais; vinte deles custam dezesseis dinares.
Em total, o gasto mensal com o exército é de cento e dezoito dinares, um valor fatal para Henrique, que quase não tinha renda.
Henrique clareou a garganta e contou sobre os contratos e parcerias que assinara recentemente.
Cláudio e Tomé arregalaram os olhos, sem saber o que dizer. Aquela notícia era como uma bomba na Calradia!
Cláudio se levantou e perguntou: “Senhor! Por que investiu todo seu dinheiro? Mais de oito mil e setecentos dinares, e isso é só o sinal! Que negociação enorme é essa?”
Henrique esfregou a perna nervosamente: “Mais de sessenta mil dinares...”
Cláudio estendeu a mão trêmula: “Senhor, agora você está com uma dívida de mais de cinquenta mil! Não temos dinheiro para continuar!”
Tomé suspirou: “Cláudio, não esqueça que nosso senhor também assinou um acordo de aposta com o barão Pedro.
Se não cumprir, terá que pagar pelo menos cento e setenta e três mil dinares para a construção do castelo.”
Filipe perguntou, percebendo tarde: “Senhor, ainda teremos dinheiro para pagar os soldados?”
Cláudio fez uma reverência séria: “Senhor, se a construção do castelo não começar, teremos que cancelar essa aposta imediatamente!”
Henrique riu duas vezes e disse: “O pessoal do barão Pedro já está em Westmilane construindo. Dizem que enviaram muitas equipes, mais de dois mil pedreiros e carpinteiros. A fundação quase pronta, as pedras já foram transportadas.”
Cláudio suspirou: “Senhor, o barão Pedro quer que o castelo seja construído rápido para prendê-lo nesse acordo!
Já vivi mais de trinta anos e nunca ouvi falar de alguém que usasse mais de dois mil homens para construir um castelo para um cavaleiro nobre.”
Normalmente, construções militares desse porte, mesmo para um visconde, usam algumas centenas de homens e levam três anos para concluir.
Pelo que Henrique disse, o barão Pedro pretende erguer um castelo do zero em três meses!
“Não se preocupem com o dinheiro.”
Henrique falou com calma: “Em alguns dias teremos um torneio, vou ganhar uma boa quantia. Podem ficar tranquilos, no mínimo o pagamento do exército está garantido.”
Ele olhou para Filipe e continuou: “Você deve garantir a qualidade de combate da guarda pessoal, pois a guerra pode explodir a qualquer momento. Tomé, você e Cláudio cuidem da coordenação dos recursos em Westmilane, supervisionem o fornecimento de materiais e a administração financeira do barão Pedro...
Na verdade, Filipe, leve a guarda pessoal com você. Aqui não preciso de proteção, Bain é suficiente.”
Henrique respirou fundo: “Tenho confiança e capacidade para cumprir essa aposta. Mas vocês devem garantir que o castelo não será construído às pressas e malfeito.”
Todos aceitaram as ordens. Se Henrique tinha certeza do sucesso, o que mais poderiam dizer?
Tomé pensou um pouco e perguntou confuso: “Senhor, que recursos vamos coordenar exatamente?”
Henrique sorriu e respondeu: “Entre os mercadores com quem fechei o comércio do feudo, há dois principais: um chamado Harry e outro Bern.
Já avisei seus nomes a eles. Vocês vão com meu brasão e uma carta escrita à mão. Assim que ouvirem falar do decreto de expansão, devem começar imediatamente a reconstrução de Westmilane, seguindo o modelo de uma vila militar anexada ao castelo.”
“Decreto de expansão? Senhor, você não sabe? As legiões do império já chegaram à fronteira, e a capital já ativou o decreto!”
Henrique piscou e disse: “Então vão agora ao mercado aberto e comecem a organizar a reconstrução de Westmilane sem demora.”
“Sim, senhor, cumpriremos sua ordem.”
Henrique assentiu e sorriu: “Bain, diga ao mordomo do conde para preparar bastante comida hoje. Vocês ficarão para comer antes de partirem.”
“Muito obrigado, senhor.”