Capítulo Quatro da Tumba do Rei Serpente: Segunda Investigação das Tumbas Encadeadas e Elogios Recebidos
Sem tocha, sem lanternas acesas, Shao Zhuang usava óculos de visão noturna na cabeça. O acessório obstruía bastante sua visão, fazendo-o sentir-se muito desconfortável.
Ao chegarem àquela câmara que continha três esquifes de pedra, Wang Jin finalmente teve a oportunidade de se aproximar de um deles.
A câmara funerária estava excessivamente escura, sem o menor vestígio de luz, e Wang Jin mal conseguia distinguir os contornos de objetos a cinco ou seis metros de distância.
De repente, ele percebeu, surpreso, que algo tênue brilhava na tampa do esquife de pedra do meio.
Então, aproximou-se lentamente, inclinando a cabeça para olhar de perto.
Na tampa do esquife de pedra havia realmente um padrão muito minúsculo, emitindo um brilho azulado e fraco. As outras pessoas também viram.
Aproximaram-se, então, agrupando-se ao redor de Wang Jin.
O que brilhava na tampa do esquife era, na verdade, apenas um desenho muito simples. Estava esculpido na superfície da pedra, não sendo nem um elemento decorativo nem um caractere. Sabendo por Wang Meng, ele deduziu que, quando A-Zuo e A-You abriram o esquife, parte do fogo-fátuo vazado de dentro fixara-se ali, em uma quantidade extremamente pequena.
Naquele momento, havia pessoas circulando pela câmara funerária. O ar estava em circulação — não era a pessoa trajada com vestes oficiais da dinastia Qing tentando assustá-los. Naturalmente, também poderia realmente ser um zumbi. Em suma, se a criatura não tivesse atraído os cães de Wang Meng e se aquelas pessoas não tivessem saído rapidamente daquela câmara funerária... aquele pouquinho de fogo-fátuo provavelmente já teria se dissipado há muito tempo.
O grupo examinou o tal sinal luminoso por um instante, sem descobrir nada de relevante. Supuseram ser apenas uma marca deixada pelo canteiro ao fabricar a laje do esquife.
Enquanto os demais continuavam a explorar a câmara funerária seguinte, Wang Jin caminhava sozinho na retaguarda. Ele sentia que aquele símbolo lhe parecia vagamente familiar, mas simplesmente não conseguia se lembrar de onde o havia visto.
Passada aquela câmara, as dependências seguintes começaram a ficar úmidas. Todos sabiam que já haviam penetrado profundamente no interior da montanha. Havia correntes de água subterrâneas fluindo, o que indicava que não estavam longe do local onde Shao Zhuang sofrera um acidente anteriormente.
Em uma câmara funerária equipada com um alçapão, o grupo encontrou alguns vestígios. O mecanismo do alçapão estava erguido, revelando vagamente algo sob ele. Nas câmaras anteriores havia dispositivos semelhantes. Sob alguns deles jaziam um ou dois cadáveres, presumivelmente deixados por ladrões de tumbas do passado.
Habituados a ver mortos, aqueles homens acharam que havia cadáveres em excesso sob aquele alçapão. Incapaz de conter-se, Wang Meng acendeu uma tocha, olhou para baixo e irrompeu em prantos e xingamentos. Para sua surpresa, o que estava lá embaixo eram justamente os cadáveres de seus cães ferozes.
Aquele mecanismo era terrivelmente cruel: pregos de aço de cerca de um pé de comprimento erguiam-se do chão para cima. Os cães, cravados neles, ficavam imediatamente incapacitados de se mover, agonizando até que todo o seu sangue esvaziasse e a vida se extinguisse. Não admira que não houvesse som algum.
De repente, acompanhado pelo tinido de sinos, o mecanismo que haviam armado na câmara funerária não muito distante foi acionado.
Wang Meng disparou em um sprint, correndo em direção àquela direção.
Os demais o seguiram logo em seguida.
Os sinos batiam contra o piso de pedra, ecoando incessantemente à frente. O grupo também pareceu ouvir um zumbido estranho, semelhante ao som das cordas de um algodoeiro.
De repente, ouviu-se apenas um grito agudo e desesperado de Wang Meng, que desapareceu dentro de uma das salas.
Em seguida, Shao Zhuang, que vinha logo atrás dele, deu um salto prodigioso e atirou-se contra a entrada daquela câmara funerária. Agarrando então uma das pernas de Wang Meng, puxou-o de volta para cima.
No fosso sob aquela câmara funerária, havia pontas de metal afiadas como facas de aço espetadas por toda parte; a ponta do nariz de Wang Meng chegou a sentir a frieza gélida emanando delas.
Depois de puxá-lo para cima, Shao Zhuang virou a cabeça para olhar os sinais que ele próprio havia feito na parede com caneta marca-texto. Naquele momento, ele não conseguia entender como Wang Meng pudera ser imprudente a ponto de invadir uma câmara funerária ainda não explorada. Ele precisava ter certeza se aquela sala já havia sido visitada por eles antes.
Ao avistar o sinal junto à entrada da câmara funerária, ficou instantaneamente estupefato. Tão equilibrado quanto Shao Zhuang era, escapou-lhe um palavrão: "Vai se foder!"
O que poderia levar Shao Zhuang a tal reação?
Acontece que, ao lado da porta da câmara funerária, havia de fato uma marca. Contudo, não fora escrita por Shao Zhuang.
Para piorar a situação e irritá-los ainda mais, a marca era um caractere tortuoso que dizia "Elogio".
Quase simultaneamente, todos os outros viram aquele caractere "Elogio" chamativo, escrito com caligrafia desleixada e claramente de forma muito precipitada.
O que mais havia para dizer? Estava óbvio que algum sujeito estava zombando deles.
Shao Zhuang virou-se para a sala equipada com o mecanismo e berrou: "Quem está aí? Escondendo-se como ratos! Se tiver coragem, apareça! Ousa?!"
Atravessando aquela câmara funerária, alguém respondeu de repente do interior da porta da sala oposta: "Quem são vocês? Que tipo de gatunos ordinários vieram se atrever a bagunçar no território do vovô? Caiam fora imediatamente! Parem de me encher o saco e perturbem a minha paz!"
Wang Meng deu um pulo ágil e levantou-se de um salto: "Coma a merda da sua avó!"
A voz do outro lado retrucou: "Dê o fora logo!"
Meia hora depois, Wang Meng estava sentado no chão, perto da entrada da câmara, bebendo água e, de vez em quando, lançando um insulto contra a parede oposta.
A voz do outro lado devolvia o insulto à altura.
Os dois simplesmente empacaram na briga.
Até que todos ficaram sem forças e a pessoa do outro lado também pareceu exausta.
Então, a voz oposta perguntou: "Afinal, quem são vocês? Vocês são bem diferentes daqueles caras de antes." Pelo visto, ele estava ali há muito tempo.
Wang Jin perguntou-lhe, curioso: "Você mora aqui?"
A pessoa parecia não antipatizar com Wang Jin: "Claro que sim, na Tumba dos Mortos-Vivos do Monte Zhongnan, eu sou 'Yang Guo'."
Ao ouvirem isso, os rapazes quase desmaiaram.
"Yang Guo, não brinque com a gente. Que Tumba dos Mortos-Vivos do Monte Zhongnan... você por acaso é discípulo de Wang Chongyang?" Wang Meng estava caçoando dele.
Para a surpresa de todos, a pessoa do outro lado assumiu um tom mortalmente sério: "Digo-lhes, bandidos de tumbas, vocês nem sequer estudaram o dever de casa antes de roubar um túmulo, e nem sabem de quem é o túmulo que estão saqueando. Ficam mexendo em tudo às cegas, isso não é buscar a própria morte? Que nível cultural baixo, onde foi parar o bom gosto de vocês?"
Ladrões de tumbas precisavam ter bom gosto? O sujeito do outro lado certamente não estava com a mente sã.
Wang Jin, contudo, respondeu de outra maneira: "Não somos ladrões de tumbas; apenas precisamos vir aqui para pegar algumas coisas."
"Ah, tsc, todo ladrão de tumbas diz isso. Num lugar onde os mortos estão enterrados, o que vocês vêm buscar? Estou farto de ouvir essa desculpa." A voz do outro lado demonstrou total descrença nas palavras de Wang Jin.
"Eu me chamo Wang Jin, um mero desconhecido do sul de Sichuan. É realmente... que há circunstâncias inenarráveis por trás disso! Peço encarecidamente sua clemência." Ele originalmente pretendia usar algumas gírias e jargões do mundo marcial contra o oponente, mas diante daquela situação, como deveria se expressar? O vovô Wang nunca lhe ensinara aquilo.
"De qual escola você é?" Já que o indivíduo se passava por um morto-vivo, a pergunta simplesmente não se encaixava.
"Sul de Sichuan... nunca ouvi falar! Ah, por falar nisso, há um Vale do Rei da Medicina no sul de Sichuan, você conhece?" perguntou a voz do outro lado.
Ao ouvirem as três palavras "Vale do Rei da Medicina", todos estremeceram de espanto.
"Mais do que ouvir falar, meu nome é Wang Jin. Sou o novo mestre da Seita do Rei das Serpentes do sul de Sichuan!" Wang Jin quase deixou escapar.
"Ah? Você é da Seita do Rei das Serpentes! Oh, então está certo, eu já sei o que você veio fazer aqui. O que você veio buscar tem a ver com serpentes, não tem?" A pessoa do outro lado também pareceu animar-se.
"Precisamos capturar uma serpente bizarra para levar de volta, então... por favor, dê-nos uma orientação... ó Sacerdote Ilustre." Wang Jin estava um tanto impaciente.
O oponente pareceu ponderar por um instante: "Já que você diz que é o tal mestre da Seita do Rei das Serpentes e conseguiu encontrar este lugar, eu acredito. Mas, e se você for um impostor? Tenho de testá-lo. E o que devo usar para testá-lo? Ah, lembrei: a frase anterior do preceito ancestral da Seita do Rei das Serpentes diz: *'Quando o caminho parecer sem saída, não deixe de procurar a erva'*. Qual é a segunda metade?"
"O lugar mais perigoso no coração humano é a cobiça", respondeu Wang Jin de imediato, pensando consigo mesmo: "Será que este homem tem alguma relação com a minha Seita do Rei das Serpentes?"
"Então espere um pouco", disse a pessoa do outro lado, antes de ficar em silêncio por um bom tempo.
Enquanto o grupo permanecia confuso, de repente ouviram a voz do homem ecoar: "Segure, as coisas da sua casa. Devolvo-lhes." Aparentemente, o homem havia se afastado sem que percebessem para ir buscar o objeto.
Com um som de baque abafado, um pacote feito de tecido rasgado foi arremessado para dentro da câmara funerária em que estavam.
A voz do outro lado acrescentou logo em seguida: "Peguem suas coisas e vão embora depressa! E não voltem nunca mais!"