Por que não posso simplesmente matar todos os tipos de pessoas assim?
Olhando para aquela poça de lama diante de si, Finley sentiu sua cabeça quase explodir.
O subordinado que o seguia sussurrou:
— Ministro, isto deveria ser... um contaminante, certo?
Ao ouvir isso, Finley virou a cabeça e fuzilou o subordinado com um olhar mortal, fazendo-o calar a boca.
Droga, será que ele não sabia que aquilo era um contaminante?
Embora estivesse encarregado da Tropa de Ossos e não da Tropa de Demônios, ele não era tão incompetente a ponto de não reconhecer o cadáver de um contaminante. Se estivesse um pouco mais triturado, poderia ser usado diretamente como óleo bruto.
Mas será que esse era o ponto principal? O cadáver de um contaminante era o ponto principal?
Claro que não.
O ponto principal era que o cadáver daquele contaminante havia aparecido dentro da Torre de Babel e que aquilo, em vida, tinha sido... o quê, afinal?
Com um estalido.
Finley tirou um fósforo da caixa, tentando acender um cigarro para se acalmar, mas suas mãos tremiam tanto que ele tentou várias vezes, quase queimando os próprios dedos, antes de conseguir acendê-lo.
A fumaça espiralada aos poucos acalmou seus ânimos.
Ele naturalmente notou que o olhar que o subordinado lhe dirigia era um tanto estranho.
Afinal, na Torre de Babel, fumar não era permitido... Mas, caramba, quem se importava com isso agora? Até os restos mortais de um contaminante podiam aparecer dentro da Torre de Babel, o que, no passado, teria sido considerado a maior das profanações; então, o que havia de errado em ele fumar um cigarro dentro da torre agora?
Além do mais, o aparecimento dos restos mortais do contaminante na Torre de Babel nem era o detalhe mais importante.
O detalhe mais importante era... que aqueles restos mortais vestiam um uniforme.
Isso indicava que ele já fora um funcionário da torre.
A aparição de um funcionário contaminado dentro da Torre de Babel, no passado, teria sido uma negligência grave o suficiente para fazê-lo perder o cargo imediatamente.
O que deixava Finley ainda mais irritado era que ele sabia a quem pertenciam aqueles restos mortais.
...Yongxin.
Levou menos de um minuto para Finley terminar o cigarro em sua mão. A fumaça que se dissipava gradualmente já não conseguia esconder a preocupação e o cansaço em seus olhos; com aquela tragada, era como se ele tivesse envelhecido dezenas de anos em um instante.
Como Ministro da Tropa de Ossos, se Finley dissesse que não conhecia Yongxin, que não sabia o que Yongxin e a Sociedade Renovadora queriam fazer, isso seria obviamente mentira.
De forma voluntária ou involuntária, Finley agora era, na verdade, um membro da Sociedade Renovadora. Ele naturalmente tinha certo entendimento e preparação psicológica para o fato de que Lyra estava prestes a passar por uma grande transformação; ele sabia que, em pouco tempo, aquela cidade teria um novo nome e uma nova crença.
Mas, justamente nesse momento crucial, Yongxin morreu.
Ele conseguia adivinhar quem havia feito aquilo.
Exceto por Gerald, não podia ser mais ninguém.
Isso era realmente... um cálculo brilhante.
Usando a própria pródiga filha como isca para atrair a esmagadora maioria dos cavaleiros da Tropa de Ossos, para então vir aqui e eliminar um Yongxin solitário.
Toda essa série de operações fez com que até mesmo Finley sentisse admiração por aquele ex-Cavaleiro da Estrela Noturna.
Mas, além da admiração, Finley não sabia mais o que fazer.
Porque, com a morte de Yongxin, Finley percebeu uma situação muito constrangedora: ele não sabia o que fazer, nem a quem recorrer.
Dentro da Sociedade Renovadora, as raízes de Finley eram muito superficiais e, devido à sua posição especial, toda a sua comunicação com a sociedade havia sido feita por intermédio de Yongxin. Quanto a Lyra, após os cinco grandes bispos entrarem em sono profundo no interior do Âmbar Mental, Yongxin também se tornara, por uma série de meios, a pessoa com maior poder real na cidade.
Em outras palavras, fosse pelos caminhos escuros ou claros, Yongxin era o "superior" direto e único de Finley.
Mas agora, Yongxin estava morto.
Portanto, Finley olhou ao redor e descobriu que, tanto em Lyra quanto na Sociedade Renovadora, a pessoa de maior status e maior poder no momento parecia ser... ele mesmo?
Ao pensar nisso, as mãos de Finley começaram a tremer novamente, e ele teve que tirar outro cigarro para se acalmar.
— Ministro... — perguntou o subordinado. — O que devemos fazer agora?
O que fazer?
Como ele saberia?!
Tudo o que ele sabia agora era que um grande evento estava prestes a acontecer.
Mas quando aconteceria e o que deveria ser feito agora, ele fazia ideia de absolutamente nada.
Ele só sabia que Lyra estava uma completa bagunça no momento, e tarefas que pertenciam ou não à sua alçada surgiram diante dele em um único instante.
O trabalho que lhe pertencia era Gerald, que ainda não havia sido capturado — será que ainda precisavam continuar caçando-o?
E o trabalho que não lhe pertencia: a fábrica de processamento de óleo bruto havia sido destruída, e a Tropa de Demônios estava executando outra missão; se não tomassem nenhuma atitude, Lyra inteira entraria em colapso em poucos dias.
Além disso, qual afinal seria o resultado do confronto entre Lyra e o Novo Deus?
Yongxin estava morto; afinal, ele deveria ficar do lado de Lyra ou do lado do Novo Deus?
Finley não sabia.
Ele agora invejava profundamente aquelas pessoas que nada sabiam.
Quanto mais pensava, mais ansioso ficava, e logo terminou o segundo cigarro, mas rapidamente tirou um terceiro, parecendo querer submergir para sempre nas espirais de fumaça.
Aquilo fez com que os Cavaleiros de Ossos subordinados se olhassem em silêncio, sem saber o que fazer.
Mas, justamente quando o terceiro cigarro de Finley estava prestes a acender, uma voz madura e carregada pelos anos ecoou:
— Pretende fumar até morrer aqui mesmo, Finley?
Aquela voz fez Finley congelar. Ele virou a cabeça abruptamente e viu um velho vestido com mantos luxuosos caminhando em sua direção.
Naquele instante, seus olhos estavam cheios de incredulidade.
— Isso... como é possível? — murmurou ele.
Os demais Cavaleiros de Ossos também olharam na mesma direção, com os olhos igualmente tomados pela dúvida.
A esmagadora maioria deles também não conhecia o velho, mas olhavam pensativos para aquelas vestes luxuosas, parecendo adivinhar algo.
O velho caminhou até Finley e o encarou calmamente:
— O que foi? Faz dez anos que não nos vemos e você já se esqueceu de mim, Ministro Finley?
As palavras soaram como um balde de água fria derramado diretamente sobre a cabeça de Finley, fazendo seu corpo estremecer como se tivesse levado um choque elétrico. Ele se curvou rapidamente, dizendo com o tom mais respeitoso possível:
— Claro que não. Seja bem-vindo de volta... Bispo Oliver.
***
Kuju estava deitada na cama, virando-se de um lado para o outro por um bom tempo, mas simplesmente não conseguia dormir.
De vez em quando, ela se levantava da cama e olhava para fora através da pequena janela, como uma garotinha que ansiava por uma vida livre.
Mas, na verdade, ela só estava esperando para ver se haveria uma grande explosão como a dos dias anteriores, de preferência uma que acordasse a cidade de Lyra inteira.
Isso não era uma expectativa sem fundamento.
Como Gerald vinha causando um grande alvoroço todos os dias, Kuju acreditava que esta noite não seria exceção.
Mas quão grande seria o alvoroço?
Kuju não sabia.
Contudo, considerando que hoje Gerald havia lhe pedido especificamente para consertar seu corpo, como se estivesse prestes a fazer algo muito importante, Kuju sentia que, por menor que fosse, não seria inferior à destruição de grande parte da torre filial do quarto distrito ocorrida anteriormente.
Haveria a possibilidade de destruir a Torre de Babel inteira diretamente?
Kuju ficou na ponta dos pés, olhando na direção da Torre de Babel.
Aquela torre imponente e colossal, que parecia conectar o céu à terra, podia ser vista diretamente de qualquer canto da cidade de Lyra.
No coração da esmagadora maioria dos habitantes de Lyra, aquilo era uma crença.
Mas para Kuju, não era.
Seu maior desejo era ver com os próprios olhos aquela torre desabar, esperando que a torre em ruínas esmagasse metade de Lyra e que a outra metade fosse engolida pela poeira levantada no colapso.
Assim, Lyra deixaria de existir.
Muito tempo atrás, ela já pensava nisso, mas nunca conseguia realizar, porque era filha de um renegado; se seu pai não lhe tivesse deixado aquele pequeno armazém, ela nunca teria tido contato com aquelas máquinas em toda a sua vida.
No entanto, Gerald havia aparecido.
E Kuju sentiu que a oportunidade havia surgido.
De repente, Kuju ouviu passos. Quando virou a cabeça, Gerald já estava ao lado dela, olhando-a com um olhar ligeiramente surpreso.
— Você ainda não foi dormir?
Kuju balançou a cabeça negativamente.
— Entendo.
Gerald assentiu levemente e, em seguida, caminhou lentamente em direção ao canto onde vinha se abrigando naqueles dias.
Será que era impressão, mas Kuju sentiu que a postura de Gerald estava um pouco curvada, parecendo extremamente cansada — ainda mais cansada do que quando o encontrara pela primeira vez, coberto de feridas e mal conseguindo ficar de pé.
Ele sentou-se ali atordoado, sem o menor brilho de vivacidade em seus olhos.
...O que aconteceu com ele?
Kuju sentia certa dúvida.
Mas ela não perguntou diretamente a Gerald; limitou-se a observá-lo em silêncio.
Passou-se muito tempo até que Gerald finalmente se lembrasse de algo e perguntasse, com um atraso perceptível:
— Por que você não está descansando?
— Não consigo dormir — respondeu Kuju, devolvendo a pergunta: — O que foi fazer de novo?
Gerald também ficou um tanto surpreso.
Em sua memória, aquela deveria ser a primeira vez que Kuju lhe fazia uma pergunta. Por isso, após um longo silêncio, ele disse suavemente:
— Fui... matar uma pessoa.
— Só matou uma?
— Aquela pessoa que era muito importante para mim... hã?
Gerald originalmente pensara que Kuju perguntaria quem era aquela pessoa e já estava preparado para responder, mas a pergunta feita por Kuju o surpreendeu totalmente.
O que quis dizer com... só matou uma?
Acaso deveria ter matado muitas?
Gerald sentiu que a imagem que ele tinha na mente de Kuju parecia estar com algum problema. Subconscientemente, quis se explicar, mas as palavras chegaram à ponta da língua e ele não soube como explicá-las.
Pois ele se lembrou de todas as vezes em que viera procurar Kuju, sem parecer nada com uma boa pessoa.
Especialmente naquela manhã, em que trazia o sangue de incontáveis pessoas no corpo — embora tudo aquilo tivesse sido obra de Bai Wei e ele não houvesse cometido assassinatos a esmo, evidentemente esse tipo de coisa não podia ser contada a Kuju.
Portanto, após hesitar por um bom tempo, Gerald suspirou suavemente:
— Tudo o que tenho feito agora pode causar alguns mal-entendidos em você, mas, por favor, acredite, eu não sou uma pessoa má; eu estou apenas... procurando a verdade daquele ano. Inclusive, agora eu já a encontrei, restando apenas o passo final.
Diante da explicação de Gerald, Kuju limitou-se a soltar um "ah", parecendo não acreditar muito naquela versão.
Isso fez com que Gerald se sentisse um tanto impotente.
Em seguida, ele percebeu que, naqueles dias, a comunicação entre ele e Kuju ainda fora escassa demais.
Em relação àquela filha de seu velho amigo, Gerald sempre se sentira sem saber exatamente o que fazer ou o que podia fazer.
Ele de fato ajudara Kuju a se livrar daqueles valentões, mas fora apenas daquela única vez.
Ele de fato dera algum dinheiro a Kuju, mas tudo aquilo fora uma transação justa — a ponto de que, a rigor, ele ainda estar devendo uma quantia a Kuju naquele exato momento.
Ele queria fazer mais coisas, mas até agora ainda era um fugitivo, ainda era o maior pecador.
Então, havia algo que ele pudesse fazer agora?
Gerald olhou ao redor e depois fitou a cabeceira da cama de Kuju, onde havia uma antiga fotografia em grupo da Estrela Noturna.
Ele teve uma ideia, e seu tom gradualmente se suavizou:
— Você nunca deve ter conhecido Abel, não é? Seu pai. Que tal eu te falar sobre ele? Ele era uma pessoa muito boa...
Mal havia terminado de falar, foi rudemente interrompido por Kuju:
— Eu não quero saber disso.
Gerald travou instantaneamente:
— Então o que você quer saber?
Kuju, parada junto à janela, olhou para Gerald, com o luar fazendo seus olhos brilharem intensamente.
— Quando você pretende destruir Lyra? — perguntou ela. — Pode me levar junto?
***
— Ainda bem que o senhor voltou, Bispo Oliver.
No antigo escritório de Yongxin, Oliver estava sentado enquanto Finley fazia uma reverência muito respeitosa a ele.
— Se o senhor não voltasse, eu... não, Lyra inteira não saberia o que fazer.
Um sorriso benevolente sempre adornava o rosto de Oliver.
— Não se preocupe, Finley, tudo vai ficar bem — disse ele. — Para Lyra, a noite está prestes a terminar e o sol vai nascer.
Finley ergueu a cabeça cautelosamente e olhou para Oliver.
Mesmo sem dar as caras por dez anos, aquele bispo da Torre de Babel continuava exatamente igual ao passado, parecendo até mesmo um pouco mais jovem.
— Bispo Oliver, eu não sei o que o senhor acha do atual...
— Fique tranquilo, Ministro Finley. Embora eu estive sempre no Âmbar Mental, estou muito bem informado sobre a situação exterior — disse Oliver. — Sei muito além do que precisamos fazer e, além disso, já estamos fazendo.
— O senhor está falando de Gerald?
— Humm... ele realmente é um incômodo, mas já não importa — Oliver balançou a cabeça. — Temos coisas mais importantes a fazer.
— Coisas mais importantes? — Finley ficou um tanto confuso.
— Sim.
Fora do campo de visão de Finley, Oliver abriu a gaveta da escrivaninha. Dentro dela havia um pedaço de tentáculo. Ele estendeu a mão na direção do tentáculo, e este pareceu ganhar vida de repente, penetrando rapidamente no corpo de Oliver e fundindo-se à sua carne. Contudo, a expressão de Oliver não sofreu alteração alguma; ele apenas disse calmamente:
— Convoquem a assembleia geral.
— Notifiquem todos.
— Daqui a dois dias, daremos boas-vindas ao nosso renascimento.
***
Silêncio.
Um longo silêncio.
Olhando para Kuju não muito distante, Gerald achou que tivesse ouvido mal há pouco.
— Destruir Lyra? — disse ele. — Quando foi que eu disse que ia destruir Lyra?
— Você não disse — respondeu Kuju. — Mas não é isso que você tem feito o tempo todo?
— Quando foi que eu fiz isso o tempo todo? Aquilo foram...
Nesse ponto, Gerald parou de repente, sentindo como se tivesse deixado escapar a informação mais crucial.
Portanto, ele olhou para Kuju novamente e disse suavemente:
— O motivo de você me ajudar é porque você acha que... eu posso destruir Lyra?
Kuju assentiu com a cabeça.
Então era... isso.
Gerald finalmente entendeu.
Ele nunca havia entendido Kuju de verdade, achando que ela era apenas uma criança silenciosa e honesta, sem grandes ideias, como a esmagadora maioria dos mecânicos.
Mas, naquele momento, ele percebeu de repente que havia um fogo nos olhos de Kuju.
Um fogo que desejava incendiar Lyra.
E diante do pensamento que Kuju finalmente revelava, Gerald não a repreendeu; após um longo silêncio, perguntou suavemente:
— Posso saber o motivo?
Kuju abaixou a cabeça, fitando a ponta dos próprios sapatos, e disse baixinho:
— Eles dizem que meu pai era um renegado, e que eu sou a filha de um renegado, e que mais cedo ou mais tarde serei executada por trair Lyra. Então, por que eu não faria o que eles querem? Eles dizem que o renegado vai destruir Lyra, então que eu destrua Lyra de uma vez.
— Mas o seu pai não era um renegado — disse Gerald. — Você é filha de um herói.
— Quer dizer que eles estão me difamando? — retrucou Kuju. — O modo como me tratam, está tudo errado?
— Sim.
— Então... — Kuju ergueu a cabeça, dizendo seriamente: — Por que eu não posso matar todas essas pessoas?
— Um lugar como Lyra... acaso não deveria ser destruído?