Sessenta e nove — Ele pretende descer antes do tempo
Quando a madrugada começou a clarear, Kaju, que passara a noite em claro, finalmente pegou no sono.
Gerald permaneceu de pé ao lado da cama de ferro, observando a menina que ainda trazia os traços da infância no rosto, mergulhando em um longo silêncio.
— É difícil de acreditar, não é? — A voz de Bai Wei soou de forma pausada na mente de Gerald. — Há um sonho enorme dentro desse corpinho.
O tom estava repleto de zombaria.
— Isso não tem graça — disse Gerald.
— Sério? Então vamos falar de algo ainda menos engraçado — perguntou Bai Wei. — O que você pretende fazer?
— A que você se refere?
— Obviamente, a esta criança — respondeu Bai Wei com tom indiferente. — Embora ela ainda seja muito jovem e extremamente desnutrida, a ponto de num segundo dizer que vai destruir Lyra e no segundo seguinte adormecer por falta de forças, parecendo apenas uma pirralha falando besteiras sem pensar... Mas você deve saber que ela não está brincando, e além disso...
Bai Wei fez uma pausa e, enquanto examinava tudo ao redor no armazém, continuou:
— Você também sabe que ela realmente tem... bem, digamos que capacidade não, mas pelo menos o potencial real para isso.
Gerald sabia que Bai Wei estava certo.
Kaju tinha apenas dez anos de idade e, sem receber qualquer tipo de ensinamento, conseguira aprender tudo sozinha até o momento atual valendo-se apenas daquele armazém de relíquias deixadas por Éric. Ela havia até mesmo usado aquelas peças de baixa qualidade para ajudar Gerald a criar a [Sobrecarga], algo que já não podia ser descrito simplesmente como talento notável.
Gerald não tinha a menor dúvida de que, se ela pudesse ter tido um ambiente de crescimento normal, se seu pai Éric estivesse vivo até hoje e a ensinasse pessoalmente, o futuro dela seria absolutamente incomensurável.
Contudo, ela não possuía essa premissa.
Desde o princípio, ela estava sozinha.
Ainda por cima, devido ao estigma de ser descendente de rebeldes, a esmagadora maioria das pessoas daquela cidade a detestava... não, dizer apenas que a detestavam era pouco; o próprio Gerald havia presenciado uma cena daquele tipo de bullying, e quantas outras vezes isso não teria acontecido sem que ele visse?
Gerald ergueu levemente a manga da roupa de Kaju, deparando-se com braços delgados cobertos por cicatrizes finas e densas, como se narrassem tudo o que aquela garotinha de poucas palavras havia sofrido.
No entanto, Kaju nunca demonstrava nada disso.
Mesmo sendo maltratada daquela maneira, Kaju nunca chorava, limitando-se a observar tudo com um olhar gélido, sem pedir ajuda a Gerald e retribuindo apenas através de seus próprios métodos de vingança.
Com o lembrete de Bai Wei, Gerald revirou um pequeno armário e encontrou uma enorme pilha de pequenas "ferramentas" feitas artesanalmente por Kaju.
Eram ferramentas tão rudimentares, mas ao mesmo tempo tão eficazes, que operavam sempre à margem das regras de Lyra, infligindo o máximo de dor possível sem colocar a vida do oponente em risco.
Como, por exemplo, arrancar a unha de outra pessoa ou desferir um golpe certeiro em áreas íntimas.
Ao olhar para aquelas pequenas ferramentas, Gerald conseguia imaginar quantas noites a solitária Kaju havia passado para fabricar cada uma delas.
E todos sabiam que aquilo não era o seu limite.
Gerald pegou um pequeno utensílio com o formato de um cortador de unhas, colocou-o diante de um dedo e pressionou o botão.
Em seguida, ouviu-se um estênido "clique", e o cortador transformou-se instantaneamente em uma guilhotina; um prego de aço afiado escondido na parte inferior "mordeu" o dedo de Gerald no mesmo instante, agindo como uma serpente fria e traiçoeira.
Naturalmente, aquilo não causou nenhum dano real ao dedo de Gerald.
Porque o dedo que ele usara para o teste era... o dedo médio da mão esquerda.
— Acho isso sem graça — disse Bai Wei, retirando lentamente sua cabecinha para fora. — Você não acha que deveria testar com o seu próprio dedo para sentir melhor a dor dela?
Gerald não retrucou; em vez disso, moveu o objeto para perto do dedo anelar e pressionou novamente.
Mais um "clique" ecoou.
Desta vez, a serpente deu o bote com sucesso, e o sangue brotou da ferida.
— Ora, ora, você realmente fez isso.
Gerald ignorou Bai Wei, fitando silenciosamente a "serpente" diante de si, como se pudesse enxergar a cena de sua transformação em uma colossal fera dilacerando Lyra daqui a mais de dez anos.
Sim, Kaju parecia mesmo uma serpente venenosa.
Ela nunca reclamava, não recorria a forças externas e, na presença de Gerald, jamais pedira ajuda, mantendo sempre uma postura de indiferença perante tudo, impedindo que qualquer um adivinhasse o que se passava em seu coração.
Foi apenas naquele dia que ela se revelara brevemente.
Evidentemente, porque acreditava que Gerald era alguém como ela e achava que podia alcançar seu sonho de forma mais direta através dele, desejando formar uma parceria.
— No fim das contas, ainda é muito jovem — comentou Bai Wei com sua lentidão habitual. — Se fosse um pouco mais madura, talvez ninguém percebesse nada até que ela realmente fizesse algo.
Em seguida, Bai Wei prosseguiu com um tom ligeiramente admirado:
— Para falar a verdade, eu até que admiro bastante essa garotinha; acho que a única coisa que falta no caminho da vida dela é um farol de guia como eu.
Gerald imediatamente ficou em alerta:
— O que você vai fazer?
As palavras de Bai Wei fizeram Gerald perceber subitamente que, se Kaju e Bai Wei se envolvessem, as consequências seriam verdadeiramente inimagináveis.
— Fique tranquilo — disse Bai Wei com tom indiferente. — Embora a personalidade dessa pequena realmente me agrade, ela é muito jovem e não sabe fazer nada além de mecânica. Escolher alguém assim como minha próxima hospedeira não me traria nenhuma vantagem; afinal, eu não sou tão entendiado a ponto de ficar criando crianças.
***
As palavras de Bai Wei não conseguiram trazer alívio a Gerald.
Pois ele compreendia que, enquanto o problema central não fosse resolvido, preocupar-se com qualquer outra coisa seria totalmente sem sentido.
E o problema central era, naturalmente...
Gerald olhou novamente para Kaju, que repousava na cama.
— O quê? Pretende ter uma conversa séria com ela quando acordar? — disse Bai Wei calmamente. — Aconselhá-la a desistir de destruir Lyra e a seguir o caminho do bem?
Gerald balançou a cabeça.
— Hmm... Realmente, isso não adiantaria muita coisa — Bai Wei balançou a cabecinha, fazendo uma suposição. — Afinal, com a personalidade dela, assim que perceber que você não é o tipo de pessoa que ela imaginava, ela guardará suas presas imediatamente. Ela vai concordar com tudo o que você disser, mas você continuará sem saber o que se passa na cabeça dela, não é?
— Não é por esse motivo.
— Então é por quê?
— Que moral eu tenho para convencê-la a desistir?
Bai Wei arqueou a sobrancelha de Gerald:
— Ficar surpreso por você dizer algo assim é inevitável, afinal, há meio dia, você mesmo tirou a vida do seu próprio filho em prol de Lyra.
Ao ouvir essas palavras, Gerald mergulhou em um profundo silêncio, como se tivesse sido atingido no seu ponto mais fraco por Bai Wei naquele exato instante.
Justo quando Bai Wei pensava que Gerald não voltaria a falar, ouviu a voz suave do homem:
— É exatamente por isso que não quero deixá-la seguir os meus passos.
— Hehe, é mesmo? — perguntou Bai Wei, demonstrando genuíno interesse. — Então, o que você pretende fazer?
Bai Wei fez uma breve pausa.
— E além disso, se realmente chegar esse dia e ela estiver decidida a destruir Lyra, você tomará a mesma decisão que tomou ontem à noite?
Gerald silenciou-se mais uma vez.
Evidentemente, aquela não era uma questão cuja resposta pudesse ser obtida facilmente.
Contudo, ele já não dispunha de tanto tempo para pensar.
Pois, pouco tempo depois do amanhecer, uma notícia estarrecedora espalhou-se de repente por toda a cidade de Lyra.
Tratava-se do seguinte:
O Bispo da Torre Celestial, Oliver, havia retornado.
A cidade de Lyra contava com cinco bispos, sendo que cada um deles era responsável pela administração de um setor.
Embora não houvesse um Sumo Pontífice supremo como em outras igrejas, o Bispo Oliver, da Torre Celestial, detinha claramente um status superior e maior autoridade em comparação aos outros quatro bispos.
Apesar de ele não dar as caras há mais de dez anos, a ponto de os habitantes de Lyra quase se esquecerem de que ainda tinham um bispo com tal cargo — assim como só se lembraram da existência de tal figura quando o bispo do quarto setor, Holman, faleceu.
Contudo, Oliver era visivelmente diferente de Holman; a notícia de seu regresso espalhou-se por toda a cidade de Lyra no menor espaço de tempo possível, e qualquer pessoa que se dirigisse à Torre Celestial podia avistar Oliver no topo da torre, sorrindo e acenando para os fiéis.
Isso energizou instantaneamente toda a cidade de Lyra.
Afinal, a série de eventos ocorridos na cidade durante aquele período fizera com que mais de um cidadão de Lyra sentisse o cheiro do perigo, gerando até mesmo uma atmosfera de instabilidade iminente.
Diante disso, o retorno de Oliver funcionou como uma injeção de ânimo para os habitantes de Lyra.
O apoio popular a ele atingiu o ápice num piscar de olhos.
Incontáveis pessoas correram para a base da Torre Celestial, observando Oliver fazer promessas retumbantes aos fiéis.
— Cidadãos de Lyra — disse ele, sorrindo para os presentes. — Eu sei que estamos enfrentando uma enorme crise neste momento.
— O Bispo Holman faleceu.
— A refinaria de óleo bruto foi incendiada.
— Há quem queira a nossa aniquilação.
— Mas nós recusamos.
— Daqui a dois dias, o nosso herói trará de volta uma nova esperança!
— Nesse momento, seremos renascidos!
As pessoas rugiam furiosas em resposta, e o som dos aplausos parecia ecoar até os confins do céu.
Apenas uma minoria ínfima exibia um pouco de confusão.
— Crise? Que tipo de crise estamos enfrentando?
— Não disseram que a refinaria de óleo bruto foi destruída e que o óleo acabou?
— ... É isso o que constitui uma crise?
— E que nova esperança é essa?
Ninguém era capaz de lhes dar uma resposta, e nem mesmo eles próprios mantiveram tal dúvida por muito tempo; quando todos começaram a aplaudir, perceberam que suas próprias próteses mecânicas também batiam palmas de forma descontrolada.
No exato segundo em que os aplausos irromperam, a confusão em seus olhos transformou-se instantaneamente em fervor.
***
— Responda: para onde foi Gerald afirmativamente? — Um facho de luz incidia sobre o rosto de Ina.
Sentada na sala de interrogatório, Ina fitou os dois Cavaleiros Esqueléticos que a interrogavam e respondeu em tom plácido: — Não entendo do que vocês estão falando. Gerald? Eu já rompi relações com ele há dez anos.
— Então, quem você estava esperando ontem à noite?! — insistiu o Cavaleiro Esquelético, pressionando-a.
— Eu estava esperando o vento — manteve-se serena Ina. — E também a chuva. Essa resposta serve?
O tom de Ina deixou os dois Cavaleiros Esqueléticos levemente irritados e, ao mesmo tempo, impotentes.
Na noite anterior, Ina não encontrara Gerald, mas sim três esquadrões completos de Cavaleiros Esqueléticos fortemente armados que aguardavam impacientemente nos vagões.
Foi naquele momento que Ina compreendeu que o plano dela e de Gerald havia sido descoberto, e percebeu o motivo pelo qual Gerald não aparecera na noite anterior.
Isso significava que seu pai já sabia que seu paradeiro havia sido exposto, ou será que ele fora até lá, percebera algo suspeito e por isso decidira não aparecer?
Aquilo deixou Ina levemente frustrada.
Qualquer que fosse a possibilidade, por que ela não conseguira perceber absolutamente nada e continuara ali esperando como uma tola? Se os Cavaleiros Esqueléticos não tivessem se revelado por iniciativa própria, ela continuaria sem saber o motivo até agora.
Ora, seu pai já estava aposentado há tantos anos, enquanto ela continuava sendo uma Cavaleira Desbravadora da ativa.
A diferença... era realmente tão grande assim?
Desde a noite anterior até aquele momento, Ina estivera ruminando essa mesma questão.
Quanto ao interrogatório da tropa esquelética, ela não estava dando tanta importância.
Pois tinha plena consciência de que os Cavaleiros Esqueléticos não possuíam provas.
Se seu pai realmente tivesse aparecido na noite anterior e sido capturado por eles, aquilo sim constituiria uma prova irrefutável. Do contrário, aqueles Cavaleiros Esqueléticos não podiam fazer nada contra ela, especialmente por ela ostentar o status de Cavaleira Diabólica como respaldo — e, em circunstâncias normais, os Cavaleiros Esqueléticos não tinham autoridade para interrogar Cavaleiros Diabólicos que estivessem sob suspeita.
E, como esperado, após trocarem breves sussurros ao receberem a resposta de Ina, os dois Cavaleiros Esqueléticos disseram com o rosto fechado: — Muito bem, senhorita Ina, a senhora já pode se retirar.
Ina assentiu com a cabeça, sem acrescentar mais nada, levantou-se e partiu.
Contudo, a meio caminho da saída, aquele mesmo Cavaleiro Esquelético a chamou de volta.
— Senhorita Ina, talvez haja algo que a senhorita ainda desconheça — disse o Cavaleiro Esquelético. — Ontem à noite, Gerald invadiu a Torre Celestial e matou um funcionário de alta importância.
O corpo de Ina deu um sobressalto, mas ela não se virou, limitando-se a perguntar com frieza: — E daí? O que isso tem a ver comigo?
— Não tem nenhuma relação especial, eu só comentei por alto — respondeu o Cavaleiro Esquelético com indiferença. — Já pensou na possibilidade de o seu pai adotivo nunca ter tido a intenção de ir encontrá-la, usando-a apenas como isca para nos atrair ontem à noite? É melhor você cuidar de si mesma.
Ouvindo aquilo, Ina permaneceu estática no mesmo lugar por um bom tempo, mas acabou não proferindo nenhuma palavra e empurrou a porta para sair da sala de interrogatório.
Ela encontrava-se no quartel-general da Tropa Esquelética.
No dia anterior, ela estivera ali, ocasião em que o chão estava repleto de feridos; agora, porém, era quase impossível avistar uma alma viva.
No saguão vazio, apenas o eco de seus próprios passos podia ser ouvido, dando a impressão de que todos os Cavaleiros Esqueléticos haviam desaparecido.
No entanto, Ina sabia que isso acontecia porque o Bispo Oliver havia retornado e realizado um discurso improvisado na Torre Celestial, fazendo com que a esmagadora maioria dos Cavaleiros Esqueléticos se deslocasse para lá a fim de manter a ordem pública.
Mas... será mesmo que era preciso tanta gente assim?
Se fosse antes, Ina não acharia nada estranho, mas agora que já tomara conhecimento de grande parte da verdade através de seu pai, não pôde deixar de suspeitar se aquilo indicava algo sinistro.
Ela mesma não conseguia formular uma resposta.
Ainda bem que não precisava mais pensar sozinha.
Rapidamente, ela interrompeu a passos firmes sua caminhada, fitando com o sobressalto estampado no rosto a figura de Gerald que surgira repentinamente diante dela.
— Pai, o senhor... — Leve-me para a Zona de Poluição, agora.
Disse Gerald com um tom que não admitia contestação.
— Aquele novo deus... planeja descender mais cedo.