Capítulo 133: Devoção Dedicada e Simulação de Debate Doutrinário (Parte II)
Página (1/3)
Depois de dizer isso, Lu Feng soube que deveria cumprir o próprio juramento. Antes que o salão de escrituras fosse erguido, não comeria, não beberia nem dormiria; mesmo que isso significasse morrer naquele lugar, ainda assim honraria a promessa que fizera.
Na Terra do Dharma Esotérico, as palavras de um juramento eram tão verdadeiras quanto a saliva que cai ao chão. Quem quebrasse a própria promessa seria desprezado, e isso era pior que a morte — sobretudo porque naquela terra também existia o demônio dos juramentos quebrados. Desde o instante em que jurara, Lu Feng jamais cogitara voltar atrás.
Assim que fez o juramento, mandou que os pedreiros e carpinteiros começassem o trabalho. O terreno era relativamente plano. O velho Zaxi era um artesão experiente; bastou olhar uma vez para formar um plano em sua mente. Por um bom tempo, gesticulou sobre o terreno e depois explicou tudo ao mestre espiritual, comunicando-se com Lu Feng.
Lu Feng logo entendeu o que o velho Zaxi queria dizer. Primeiro, ergueriam uma parede de pedra. Depois, com barro, madeira e pedra, construiriam uma torre fortificada. O velho Zaxi disse:
— Meu senhor, não sei como deveria ser o lugar onde um bodhisattva vai morar. Vivi tantos anos, mas nunca tive a bênção de conhecer o grande templo onde mora um bodhisattva. No entanto, já vi a maior casa do senhor Luo Ren, na aldeia de Xiahe. Vou construí-la seguindo aquele modelo, só que mais alta, com cinco andares ao todo.
— Se o bodhisattva vive no céu elevado, então este lugar também deve ser erguido bem alto. O primeiro andar terá esta altura — disse o velho Zaxi, fazendo um gesto que parecia indicar metade de seu próprio corpo —, com metade enterrada no solo e a outra metade acima dele. Depois, haverá mais quatro andares.
— Mas, meu senhor, para construir algo assim precisaremos de boa madeira, boas pedras e boa terra. Senhor, devemos começar agora?
Enquanto conversavam, continuavam caminhando. O velho Zaxi ainda segurava um galho e desenhava no chão. Em pouco tempo, traçou o projeto daquele lugar. Lu Feng lançou um olhar ao esboço e perguntou quanto tempo seria necessário para erguer uma torre fortificada daquele tipo.
O velho Zaxi respondeu com extrema cautela:
— Meu senhor, se o bodhisattva nos abençoar, ainda serão necessários...
Calculou cuidadosamente. Então estendeu a mão, mostrando os quatro dedos — um deles havia sido decepado — e começou a contar: uma vez, duas, três, quatro, cinco...
Lu Feng precisou apenas de alguns olhares para entender que não precisava acompanhar a contagem com tanta atenção. Quando o velho Zaxi chegou à quarta repetição, Lu Feng já compreendera: se realmente construíssem tudo daquela maneira, sem falar de qualquer outra coisa, apenas ficar sem dormir já seria suficiente para lhe custar a vida.
Ele não conseguiria suportar tanto tempo. Permanecer tantos dias sem comer, beber ou dormir certamente o mataria. Por isso, já havia tomado uma decisão.
— Comecem agora. Se a neve e o vento chegarem, será difícil continuar a construção.
Dito isso, Lu Feng tirou calmamente o hábito monástico, dobrou-o com cuidado e colocou-o de lado. Também retirou as botas e pisou descalço sobre a terra. Entregou as roupas a Baima.
Na Terra do Dharma Esotérico, às vezes um manto espesso ou um par de botas não era apenas uma peça de roupa. Muitas vezes, era uma vida. Não se podia desperdiçar aquilo que poderia salvar a vida de alguém.
Naturalmente, Lu Feng não ficou completamente nu. Ainda usava um colete e enrolou um pedaço de tecido em torno da cintura antes de dizer:
— Vamos trabalhar juntos. Construir um templo do Dharma é um mérito imenso, e também devo contribuir com a minha parte. A partir de hoje, velho Zaxi, você é o especialista nisso. Numa situação como esta, deve ser meu mestre...
O velho Zaxi assustou-se tanto que quase se ajoelhou, mas Lu Feng segurou-o pelo braço.
— Eu o tomarei como mestre. Você deverá me ensinar tudo o que sabe, e eu cuidarei de você até o fim da vida. Velho Zaxi, não precisa dizer mais nada. Responda apenas: aceita ou não?
O velho Zaxi sentiu-se como se tivesse tomado um gole de vinho de cevada. Quando o senhor Luo Ren estava de bom humor, às vezes mandava que ele bebesse alguns goles, e a sensação era calorosa e leve, como se o corpo flutuasse e quisesse voar.
— Meu senhor, meu senhor, o velho Zaxi aceita! O velho Zaxi aceita!
Só então Lu Feng assentiu.
— Então, mestre, ensine-me primeiro. Entre todas as tarefas necessárias, que trabalhos pesados posso fazer?
Havia mesmo uma tarefa.
Era preciso procurar terra — terra argilosa — e era necessário que não nevasse. Se nevasse durante a construção, haveria problemas. Lu Feng olhou para o céu e perguntou ao curtidor Wangjie:
— Wangjie, Wangjie, veja o céu. Quantos dias faltam para nevar?
— Meu senhor, não sei. Mas o senhor vai construir um templo e acumular um grande mérito. Com a proteção do bodhisattva, não nevará.
— Muito bem dito, Wangjie.
— Cuosuo! Vá chamar as pessoas. Acenda o fogo, prepare a comida e mantenha o fogo bem forte; faça uma comida deliciosa. Aqueles que trabalham para o bodhisattva não podem ficar de estômago vazio. Vá, depressa!
— Pequeno Zaxi, onde está o pequeno Zaxi? Venha comigo. Vou levá-lo para procurar a argila! Não podemos perder tempo!
Como o vento, Lu Feng deixou o lugar levando o pequeno Zaxi consigo. Cuosuo ficou com o rosto carregado de preocupação.
Dizer que ninguém deveria passar fome era fácil; cumprir isso era extremamente difícil.
Quanto aos servos camponeses, nem era preciso mencionar. Mesmo alguns monges não conseguiam comer até se fartar. Às vezes, conseguir uma única refeição seca já era uma proeza. Por isso, ao ouvir as palavras do mestre espiritual, Cuosuo começou a pensar em como alimentar todos até que ficassem satisfeitos.
Os que realizassem trabalho pesado comeriam comida seca; os que não trabalhassem beberiam água até se sentirem cheios?
Página (1/3)
Página (2/3)
Só podiam fazer isso.
Baima também ajudava o próprio mestre espiritual. Lu Feng ainda possuía muitos iaques. Quando ele não estava por perto, era Baima quem levava os animais selvagens para procurar alimento. Caso contrário, somente aqueles iaques seriam capazes de consumir tanta comida que os habitantes daquele lugar talvez nem conseguissem sobreviver ao inverno. Agora, fazer com que carregassem cargas pesadas de um lado para outro talvez não fosse uma coisa ruim.
...
Templo da Torre Branca Infinita.
Havia muitos dias que nevava dentro do templo. Vários monges pobres que estudavam as escrituras haviam morrido congelados; outros tinham quebrado as pernas e ficado aleijados para o resto da vida. Mas nada disso tinha relação alguma com os monges de alta posição do Templo da Torre Branca Infinita.
No aposento do venerável abade, o carvão ardia intensamente, fazendo muitos monges suarem. Isso não acontecia porque a temperatura daquele lugar fosse alta. Nenhum dos monges autorizados a sentar ali era fraco. Eles estavam tensos por outro motivo.
O ancião Mingzhi — superior do ancião Mingli, que ainda não havia sido destituído do cargo de ancião do Tribunal da Disciplina — estava sentado abaixo do venerável abade. Todos os assuntos do templo haviam passado ao largo dele; ainda assim, continuava controlando o Tribunal da Disciplina. Usava um alto chapéu semelhante à crista de um galo e um hábito monástico que parecia uma armadura.
Do lado de fora, os gritos dos monges não paravam. Contudo, nem o ancião Mingzhi, nem o ancião Mingchu, sentado abaixo dele, nem os outros anciãos ousavam dizer uma palavra. Todos escutavam em silêncio os gritos dos monges sendo castigados.
Alguns não suportavam as chicotadas e pauladas. Ficavam com a respiração fraca e, no fim, morriam.
Nessas ocasiões, um monge da disciplina entrava para relatar o ocorrido.
As pálpebras do ancião Mingchu e dos demais anciãos tremiam sem parar, pois cada vez que um monge da disciplina entrava, isso significava que outro monge havia morrido. E aqueles monges pertenciam, em sua maioria, às famílias dos senhores feudais ou às famílias nobres do clã Dzongben. Até os monges nobres do clã Dzongben tremiam de medo, mas não tinham como fazer nada.
A princípio, haviam pensado que tinham conseguido controlar perfeitamente o venerável abade. Jamais imaginariam que não!
O venerável abade apenas mostrara ligeiramente as presas, e isso já produzira um efeito tão terrível. A atmosfera estava sufocante. Ele segurava um livro de placas de cobre e virava as páginas uma a uma. Ninguém sabia o que lia, mas todos sabiam o destino daqueles que eram açoitados do lado de fora.
Os que ainda não haviam morrido certamente não continuariam vivos por muito tempo. E, depois de sobreviverem, talvez fossem enviados a um lugar ainda pior do que morrer imediatamente na praça externa.
O ancião Mingchu percebeu os olhares dos monges ao redor e entendeu que esperavam que ele se manifestasse.
Sem alternativa, cerrou os dentes e falou em voz baixa:
— Venerável abade? Venerável abade?
O venerável abade não pareceu ouvir. Mingchu sabia que, àquela distância, era impossível que ele não tivesse escutado. A única explicação era que não desejava responder.
Não responder era uma recusa, e Mingchu deveria compreender isso. Porém, depois que o ancião Mingli partira, Mingchu tornara-se o monge dos senhores feudais com maior autoridade no templo. Se ele não se apresentasse, ninguém mais poderia fazê-lo.
Além disso, a maioria dos monges que estavam sendo castigados pertencia às famílias nobres de sua própria facção. Se não fizesse nada, ele também sairia prejudicado.
Assim, mesmo sabendo que o venerável abade estava demonstrando sua insatisfação, o ancião Mingchu voltou a falar, forçando-se a manter a calma:
— Venerável abade, Mingchu tem algo a dizer.
Desde a primeira vez que Mingchu falara, todos tinham ouvido suas palavras. Ainda assim, nenhum monge se movera, pois o venerável abade estava diante de todos. Atrás dele havia uma estátua coberta por um tecido vermelho. Ninguém sabia que divindade se escondia sob o pano, mas era possível perceber que se tratava de uma figura com dois braços.
O venerável abade continuou sem responder e prosseguiu virando as páginas.
Sentado logo abaixo dele, o ancião Mingzhi parecia uma estátua de barro ou madeira. Permanecia imóvel, movendo continuamente o rosário entre os dedos e fingindo não ouvir nada.
Quanto ao novo mestre de recitação do Grande Salão de Cuoqin, também observava a cena diante de si, sem que ninguém soubesse o que passava por sua mente.
Por fim, o ancião Mingchu não conseguiu mais suportar.
O venerável abade continuava sem dizer palavra, apenas lendo as escrituras. Além disso, os gritos do lado de fora haviam diminuído um pouco.
Aquilo não era uma boa notícia. Só podia significar que quase todos os castigados daquele grupo já estavam mortos e que o próximo grupo seria levado para fora em seguida.
Mingchu estava tão aflito que quase se levantou, mas, inesperadamente, o venerável abade abriu a boca:
— Mingzhi!
O ancião Mingzhi levantou-se.
— Venerável abade!
— Entrar no templo acompanhado de uma mulher, sem respeitar a autoridade do abade; apropriar-se dos bens do templo; tornar-se monge sem qualquer certificado. Como devemos tratar essas infrações?
Página (2/3)
Página (3/3)
Ao dizer aquilo, o venerável abade praticamente pronunciara a sentença de todos. O ancião Mingchu sabia que aquilo já não poderia ser resolvido com um simples castigo de servo. Mesmo que pudesse, teria de ser um castigo extremo — e qual seria a diferença entre isso e mandá-los diretamente para a morte?
Por fim, Mingchu não conseguiu se conter. Levantou-se às pressas.
— Venerável abade!
Quem poderia imaginar que, assim que Mingchu pronunciou essas palavras, o venerável abade ainda não responderia, mas o ancião Mingzhi explodiria de fúria?
— Insolente!
Ele interrompeu as palavras de Mingchu. Sem que o venerável abade sequer precisasse agir, o ancião Mingzhi subitamente se enfureceu. Não segurava nenhum bastão de ferro, mas bateu o pé e, num instante, foi como se o céu desabasse e a terra se partisse, enquanto a ira de um vajra explodia.
Com um gesto amplo da mão, aquele lugar transformou-se repentinamente num inferno na terra — completamente diferente da semente que o ancião Mingfa pretendia plantar em Lu Feng.
O ancião Mingzhi recitou um encantamento secreto. Enquanto as rodas do feitiço giravam, todos sentiram como se tivessem caído no inferno. As chamas ardiam ferozmente, fazendo o suor brotar na cabeça de cada pessoa. Inúmeras mãos vermelhas como sangue avançaram para agarrar o monge Mingchu.
Solenemente, o ancião Mingzhi repreendeu o monge Mingchu, que parecia não saber que estava cortejando a morte:
— Mingchu, Mingchu! Você é um ancião, mas não respeita os preceitos do templo e ignora a dignidade do abade. Fala desse modo e o pressiona dessa maneira. O quê? Pretende demonstrar desrespeito a um ancião diante de mim?
— Então merece ser castigado! Castigado! Castigado! Deve ter o hábito de ancião arrancado do corpo e ser rebaixado a monge cuidador de cavalos!
— Deve perder também o manto de mestre espiritual, ser privado do título de mestre e expulso do Templo da Torre Branca Infinita, para viver como um plebeu desprezível!
— Mingchu... não. Gachu! Você deve ser punido de acordo com a disciplina!
— Tudo isso é o que merece!
O ancião Mingchu jamais imaginara que as coisas chegariam àquele ponto.
O ancião Mingzhi era uma criatura das estepes ainda mais hábil que uma raposa-do-himalaia em perceber qualquer mudança no vento. Bastava um mínimo sinal, e ele já tomava conhecimento de tudo. A posição que ocupava resultara do embate entre os senhores feudais e o clã Dzongben.
Quando tentaram afastar Mingzhi do cargo de ancião da disciplina, os senhores feudais não quiseram permitir que um monge do clã Dzongben assumisse o posto, enquanto o clã Dzongben não aceitou a nomeação de um monge ligado aos senhores feudais. Depois de muita consideração, concluíram que Mingzhi era a escolha mais adequada. Sem alternativa, deixaram as coisas como estavam.
Mas quem poderia imaginar que, naquele dia, o ancião Mingzhi de repente se colocaria ao lado do venerável abade?
O que estava acontecendo?
Por quê?
Num lampejo, o ancião Mingchu percebeu que tudo aquilo talvez fosse uma armadilha — uma armadilha preparada contra eles. Ainda assim, não conseguia imaginar como o venerável abade pretendia romper o impasse.
Será que o venerável abade realmente conseguiria matar todos aqueles monges sozinho?
Além disso, Mingchu jamais esperara que o ancião Mingzhi pronunciasse diretamente seu nome. Será que ele realmente pretendia arrancar-lhe o hábito monástico?
Impossível!
O ancião Mingchu soltou um grunhido abafado, bateu as palmas e gritou:
— Inimigo do Buda! Inimigo do Buda! Inimigo do Buda!
Enquanto falava, atrás dele começaram a surgir incontáveis cores, como numa pintura a óleo, girando em espirais densas. De dentro delas irrompeu uma intensa aura de morte, e uma mão vermelha como sangue estendeu-se para fora.
Os outros monges fizeram o mesmo. Fossem monges dos senhores feudais ou do clã Dzongben, a maioria ocupava o posto de ancião. Todos se levantaram e, em uníssono, começaram a apoiar Mingchu.
Foi então que o venerável abade disse de repente:
— Basta! Parem todos! Parem!
Uma estranha aura sobrenatural começou a se infiltrar por seu corpo, transformando-se em uma torre branca após outra, que desceu diretamente sobre a cabeça de todos os monges, imobilizando-os.
O venerável abade levantou-se e declarou:
— Não me obriguem a repetir minhas palavras. Se eu precisar dizê-las uma segunda vez, nem mesmo seus senhores do clã Dzongben, os nobres da prefeitura ou os feiticeiros dos senhores feudais poderão salvá-los hoje!
— Parem todos!
Fim do capítulo.
Página (3/3)