Setenta e três: Ou queimar tudo até virar cinzas
“Capitão!”
“O capitão chegou, abram caminho!”
Ao ver Yuri chegando, os Cavaleiros do Demônio que já estavam ali abriram passagem, permitindo que ele visse o que havia no interior.
Eram dois corpos decapitados que, pela roupa, pertenciam aos homens de Hogni.
“O que aconteceu?” perguntou Yuri.
“Foram mortos,” respondeu brevemente um Cavaleiro do Demônio, “e quando chegamos, notamos que seus corpos... haviam mudado.”
Dizendo isso, o cavaleiro trouxe as cabeças dos corpos e as colocou diante de Yuri.
Era a primeira vez que Yuri via os rostos por trás das máscaras desses homens. Apesar de estar preparado mentalmente, ao ver aquelas faces cobertas por feridas irregulares, como se fossem lamaçal, com pequenos vermes se contorcendo, suas pálpebras não pararam de tremer.
“Capitão...” falou o cavaleiro suavemente, “estivemos convivendo com esses caras todos esses dias?”
Yuri olhou ao redor e percebeu a tensão e o medo nos rostos da equipe.
Afinal, esses homens estiveram com eles na Zona de Contaminação. Mesmo que não fossem exatamente aliados de combate, estavam juntos, embora usassem máscaras que impediam ver seus rostos.
Por isso, os Cavaleiros do Demônio jamais imaginaram que por trás das máscaras haveria algo assim.
Ou seja, eles estiveram caminhando lado a lado com monstros durante todo esse tempo?
Mesmo os Cavaleiros, acostumados a lidar com contaminados, sentiram um arrepio de medo.
“O que exatamente está acontecendo?” Um cavaleiro não se conteve, “Eles sempre foram assim ou foram infectados depois?”
“Infectados depois? Você quer dizer que temos uma fonte de contaminação aqui também?”
“...Não esqueça o que tiramos do Abismo.”
Essa frase só aumentou a tensão.
Teoricamente, o que mais deveria preocupar seria quem matou aqueles dois homens. Atacar na Quinta Zona era um ato de extrema audácia.
Mas diante do estado bizarro dos corpos, era difícil se preocupar em primeiro lugar com o assassino, até porque, pelo que se viu, o assassino matou monstros. Isso complicava as coisas.
Yuri se virou para um dos Cavaleiros do Demônio, seu atual tenente.
Ele se aproximou e sussurrou algo em seu ouvido.
A expressão de Yuri não mudou muito, pois todos os olhos estavam voltados para ele.
Ele apenas assentiu calmamente e disse aos demais cavaleiros presentes:
“Por hoje é suficiente. Eu cuidarei do restante. Vocês podem ir descansar.”
“Descansar? Mas capitão...”
“Ouviu meu comando?” Yuri repetiu impassível, “Vão descansar... claro, façam a autoavaliação de contaminação antes de dormir, não organizarei uma inspeção coletiva.”
Os cavaleiros trocaram olhares, mas acabaram acatando a ordem, deixando apenas dois homens para lidar com os corpos, enquanto os demais partiram.
Somente então o rosto de Yuri ficou sério.
Seu tenente havia lhe contado duas coisas.
Primeiro, os cavaleiros que ele enviou para vigiar os homens de Hogni já estavam infectados, e os restos dos contaminados que trouxeram quase desapareceram.
Segundo, a guarnição na ponte relatou que inúmeras sombras negras saltaram no rio, passaram pela ponte e entraram diretamente na Quarta Zona.
Ou seja, os contaminados mais avançados já penetraram em Tenkina.
Yuri lembrou-se das palavras de Ina: “Vocês trouxeram do território contaminado algo que não deveriam.”
Agora, a profecia se cumpria.
“Capitão, o que faremos agora?” o tenente perguntou em voz baixa, “Nunca vimos algo assim. O que esses caras querem?”
Yuri olhou para ele e, após pensar, respondeu:
“Seguir o protocolo normal e reportar à Torre Celestial.”
“...Só isso?”
“Antes de entender tudo, não podemos fazer muito.” Yuri olhou para os cavaleiros que já haviam partido e falou suavemente: “Independentemente do que aconteça, nosso pessoal precisa descansar, mesmo que sejam só algumas horas.”
O tenente sabia que Yuri estava certo.
Após tantos eventos seguidos e o retorno do Abismo, a maioria já estava no limite mental. Um passo em falso e seria o abismo sem volta.
Mas o tenente também percebeu a ênfase de Yuri nas “algumas horas”.
“Acha que algo grande vai acontecer?” perguntou baixinho, “Em dois dias?”
“Talvez já esteja acontecendo.” Yuri bateu no ombro do tenente e falou baixo, “De qualquer forma, esteja preparado. Não podemos permitir mais problemas esta noite.”
O tenente assentiu seriamente e se afastou rapidamente.
Yuri, por sua vez, voltou para casa com pressa.
Como esperado, Ina ainda o esperava lá.
“Você disse que não tinha tempo antes,” Yuri foi direto ao ponto, “agora quero saber tudo.”
Ina não respondeu, mas uma voz grave surgiu ao lado de Yuri.
“Claro, também precisamos da sua ajuda.”
O corpo de Yuri estremeceu e ele lentamente virou a cabeça, vendo um homem de meia-idade emergir das sombras.
Era Geraldo.
Yuri olhou para Geraldo, que o encarava de volta, fazendo Ina, que estava ao lado, ficar nervosa.
Não era apenas um encontro entre dois antigos capitães dos Exploradores; Geraldo era um procurado em Tenkina, e Yuri, como capitão dos Cavaleiros do Demônio, tinha o dever de capturá-lo.
Mas Yuri não fez isso. Apenas lançou um olhar profundo e disse:
“Então, você terá que ser claro.”
“Claro,” Geraldo assentiu levemente, “vou contar tudo o que sei.”
Ina respirou aliviada.
Geraldo então repetiu, de forma concisa, as informações que já havia contado a Ina antes.
Após ouvir, Yuri não teve a mesma reação intensa de Ina, mas ficou em silêncio por muito tempo.
Depois de um momento, tirou um cigarro do bolso e, ao colocá-lo na boca, percebeu algo, levantando os olhos para Geraldo:
“Se importa se eu acender um? Acho que vou precisar de um pouco de ajuda para assimilar o que você disse.”
Geraldo balançou a cabeça, mas comentou:
“Você fuma?”
“Já faz muito tempo, talvez dez anos,” disse Yuri acendendo o cigarro, “só costumo levar um ou dois para as missões, para poder sentir o cheiro, porque o lugar cheira muito mal, você deve saber disso.”
“Verdade,” Geraldo concordou, “o cheiro de cigarro é melhor que o de cadáveres em decomposição. Na nossa equipe também tinha quem fazia isso.”
“Talvez seja uma tradição,” respondeu Yuri com um leve sorriso.
Ina, ouvindo a conversa, ficou surpresa. Não entendeu como dois homens, que deveriam ser inimigos, poderiam conversar como mentor e discípulo.
Ainda assim, ela sabiamente ficou em silêncio, apenas ouvindo.
Depois de fumar, a expressão de Yuri relaxou visivelmente.
“Para ser honesto, não acreditaria no que você disse se tivesse ouvido isso há uma semana,” falou, “mas agora, estou disposto a acreditar.”
“Parece que você também passou por muita coisa.”
“Sim,” disse Yuri olhando nos olhos de Geraldo, “encontrei muitos... espectros das Estrelas Noturnas no Abismo e conversei com eles, por isso estou disposto a confiar em você.”
“...É mesmo?”
“Não tenho segundas intenções. Só penso em por que aqueles que deram tudo por Tenkina acabaram rotulados como traidores.” Yuri falou suavemente, “algo deve ter dado errado... agora, acho que descobri o que. O que pretende fazer? Como posso ajudar?”
Surpreso pela confiança e pela aliança repentina, Geraldo foi direto:
“A Fonte Purificadora.”
“A Fonte Purificadora?”
“Sim. O maior problema agora é Oliver, o bispo da Torre Celestial, o homem com a maior conexão com Tenkina. Acho que ele foi contaminado, por isso estamos numa posição tão difícil.” Geraldo expôs rapidamente sua conclusão, baseada na análise do antigo Ian, “Ele tem o maior poder em toda Tenkina, e o novo deus quer usar sua força para se manifestar. Precisamos usar a Fonte Purificadora para purificá-lo e trazê-lo de volta para o nosso lado. Assim, ainda haverá espaço para negociação... Acho que por isso o Conselho Novo também quer levar a Fonte Purificadora consigo.”
Yuri assentiu, claramente concordando.
“Mas a Fonte Purificadora já foi levada, certo?” perguntou ele, “Sabe onde está?”
“Sei,” respondeu Geraldo sucintamente.
“Muito bem.” Yuri não perguntou como ele sabia, apenas assentiu, “Então, o que você precisa que eu faça?”
“Na verdade, não preciso só de você.” Geraldo falou, “Preciso de toda a tropa dos Cavaleiros do Demônio.”
Yuri permaneceu em silêncio, apenas encarando Geraldo.
Geraldo abriu seu relógio de bolso e mostrou a hora para Yuri.
“São quatro da manhã. Em seis horas, Oliver convocará uma Assembleia Geral.” Perguntou, “Você sabe o que é isso?”
“Assembleia Geral?” Yuri pensou e, um pouco incerto, perguntou, “É aquela reunião que convoca todos os funcionários para votar uma decisão importante, que, se aprovada, é enviada para o nosso líder... é isso?”
“Exato,” disse Geraldo, “Essa assembleia não ocorre há muito tempo, a última foi há cem anos, para decidir se o trem orbital se tornaria o principal meio de transporte de Tenkina.”
“...Acho que desta vez não vão discutir trem orbital.”
“Claro que não, nem importa o tema.” Geraldo falou lentamente, “O importante é o que será enviado para o líder. Essa mensagem... tem o objetivo de despertá-lo.”
Yuri semicerrou os olhos: “Você quer dizer...”
“Dado o rumo das coisas, será nosso líder que despertará ou... outro?”
Silêncio. Um silêncio longo e pesado.
Nem Yuri, nem Ina, que acabara de saber tudo, disseram uma palavra.
O cigarro entre os dedos de Yuri queimava, mas ele não reagia, perdido em pensamentos.
Nesse momento, uma voz sonolenta soou:
“Papai?”
A voz tênue foi como uma pedra jogada num lago calmo, formando ondas instantâneas.
Os três olharam e viram uma garotinha, puxando a porta da casa, espiando com o rosto pequeno e os olhos ainda meio fechados.
O semblante de Yuri suavizou imediatamente:
“Ana, você já acordou... o papai te incomodou?”
Ana balançou a cabeça:
“Não, só fui ao banheiro... Por que você não entrou, papai?”
“O papai tem assuntos para tratar,” respondeu Yuri, “você vai voltar a dormir, tá?”
Ela respondeu com um “Oh” e estava quase recolhendo a cabeça, mas repentinamente pareceu se lembrar de algo, endireitou-se e perguntou inclinando a cabeça:
“É coisa importante?”
Yuri ficou em silêncio por um instante.
“Não, coisa pequena.”
Ana finalmente ficou tranquila e voltou para dentro.
Então, como se tomasse uma decisão, Yuri se virou para Geraldo e repetiu sua pergunta:
“Fale.”
“O que devo fazer?”
...
Vinte minutos depois, Ina acompanhou Geraldo até a beira da ponte.
Agora, com o passe de Yuri, Geraldo podia sair livremente.
“Pai,” Ina chamou ao vê-lo partir, “eu vou com você.”
Geraldo parecia esperar essa reação, mas balançou a cabeça:
“Não, Ina, você deve ficar. Não esqueça que sua missão é importante... mesmo separados, estamos lutando lado a lado, certo?”
“Mas...”
Ina tentou argumentar, mas Geraldo estendeu a mão e, como fazia quando ela era criança, afagou sua cabeça.
“É só uma coisa pequena.”
Ina ficou surpresa.
Quando voltou a si, Geraldo já estava atravessando a ponte.
O sol nascia naquele instante, tingindo Geraldo com a luz vermelha da aurora.
Parecia que ele caminhava para dentro do fogo ardente.
Ela quis chamá-lo, mas num instante ele já estava longe.
“Finalmente chegou ao fim.”
Naquela luz do amanhecer que parecia incendiar o céu, Geraldo ouviu Bawei lhe dizer:
“Ou renasce, ou destrói.”
“Ou queima tudo,”
“Até virar cinzas.”