Setenta e Cinco: A Verdade
O conteúdo do pleito... é a execução do Deus de Lyra?
Quando Oliver pronunciou essas palavras, os lyrianos, que fervilhavam no segundo anterior, caíram instantaneamente em um silêncio mortal.
Tanto os presentes na sala de reuniões quanto os que aguardavam os resultados do lado de fora, e até mesmo as tropas demoníacas e a guarda esquelética que estavam prestes a entrar em confronto — cujas espadas e lâminas já haviam sido tiradas pela metade —, pararam no mesmo instante.
Todos fixaram os olhos em Oliver, querendo saber se ele estava brincando.
Mas, evidentemente, Oliver não estava brincando em um momento daqueles. Ele já previa a reação de todos e, naquele instante, varreu novamente com o olhar os representantes na sala de reuniões, fazendo sua voz ecoar mais uma vez por toda Lyra.
— Eu sei que tudo isso, à primeira vista, parece um pouco incompreensível e até difícil de aceitar — disse Oliver sem pressa. — Mas, por favor, pensem bem: será que é assim tão difícil de aceitar?
— Lyra é um lugar que busca o progresso.
— Por toda a nossa cidade corre sempre um sangue novo; mantemos sempre a nossa vitalidade e somos sempre o lugar mais criativo deste mundo.
— E isso acontece precisamente porque cumprimos os dois pontos seguintes:
— Membros obsoletos, nós descartamos.
— Tecnologias emergentes, nós utilizamos.
Sendo assim...
Oliver falou calmamente.
— Por que razão não poderíamos também descartar um deus obsoleto?
— Membros artificiais podem ser substituídos, a tecnologia pode ser iterada.
— Então, por que os deuses não poderiam sê-lo?
...
— Ora vejam, era por causa disso? — A voz de Bai Wei ecoou vagarosamente na mente de Gerald. — Vocês, lyrianos, vêm buscando desesperadamente a atualização e a iteração tecnológica ao longo destes anos, tudo para que, um dia, pudessem substituir o próprio deus juntos; marginalizando a divindade, transformando-a em uma mera peça sobressalente, para depois poderem associar a execução de um deus à substituição de acessórios... Bem, por esse prisma, vocês, lyrianos, são realmente muito criativos, conseguindo inventar algo totalmente diferente no que diz respeito ao deicídio.
Gerald não estava com disposição para aturar as piadas de Bai Wei; seu semblante estava sombrio além da conta.
Evidentemente, ele também não esperava que Oliver trouxesse o assunto do deicídio para a mesa pública de forma tão repentina, e ainda de uma maneira que todos em Lyra conheciam, o que excedia em muito as suas expectativas.
E, assim como Bai Wei dissera, eles haviam marginalizado o Deus de Lyra, transformando-o em uma peça acessória, precisamente a pensar neste momento.
Essa razão, que soava absurda à primeira vista, na realidade...
Quando Gerald viu que os Cavaleiros Esqueléticos que guarneciam a sala de reuniões, bem como os Cavaleiros Demoníacos ao seu lado, exibiam apenas expressões ligeiramente confusas após ouvirem a tese de Oliver, em vez de raiva e comoção, ele soube que o adversário havia sido bem-sucedido.
O deicídio era, sem dúvida, a maior das blasfêmias.
Mas se nem mesmo a guarda pessoal do deus reagia com muita intensidade a tal blasfêmia, as reações do restante da população podiam ser facilmente imaginadas.
— Parece que tinhas razão. — Ainda bem que nem todos permaneciam inertes; Yuri desembainhou completamente a Espada de Fogo Bruscamente Ardente. — Se ele ousa dizer coisas assim agora, nem ouso imaginar o que dirá a seguir... Mas nem tudo é mau. Pelo menos ele deu-me a certeza de que não vim ao sítio errado. Não achas, Gerald?
— ...É verdade.
Gerald respirou fundo, olhou para Chamos, que dias antes ainda fora seu camarada, e também apertou o cabo da espada que trazia na mão.
Embora se previsse que um confronto sangrento seria inevitável, para surpresa de Gerald, o rosto de Chamos exibiu visivelmente um lampejo de hesitação.
No momento crítico, prestes a deflagrar, Chamos emitiu uma ordem.
— Recuem.
Esse recuo não foi dirigido a Gerald, mas sim à sua própria tropa de esqueletos.
Os Cavaleiros Esqueléticos olharam para Chamos com grande surpresa: — Capitão?
— Eu disse: recuem — repetiu Chamos.
Os Cavaleiros Esqueléticos entreolharam-se, perplexos, mas acabaram por guardar as armas e recuar para o lado, abrindo passagem para Gerald e Yuri.
— Parece que ainda há pessoas lúcidas por aqui. — Yuri não sabia de todos os pormenores, mas, ao ver Chamos abrir caminho, não hesitou e ordenou de imediato aos seus subordinados que preparassem a cristal de purificação e os instrumentos para os levarem para o interior.
Gerald olhou para Chamos, desejando saber o que havia acontecido, mas o tempo não o permitia.
Yuri arrombou as portas da sala de reuniões, e Gerald não teve alternativa senão segui-lo.
Contudo, ao passar por Chamos, ouviu-o murmurar em voz muito baixa: "Desculpem". Quando olhou para trás, Chamos já ordenara aos seus subordinados que fechassem novamente as portas da sala de reuniões, interpondo-se a seguir diante de outro pelotão de Cavaleiros Esqueléticos que acorria em reforço.
...
No interior da sala de reuniões,
Oliver olhou com serenidade para os Cavaleiros Demoníacos que irrompiam no espaço, evidentemente sem demonstrar grande surpresa com aquilo.
Seu olhar varreu continuamente os rostos dos presentes, pousando por fim no de Gerald.
— Ah, Gerald. — Ele começou a falar lentamente. — Já faz muitos anos desde a última vez que nos vimos, não é?
Gerald.
Assim que esse nome foi pronunciado, a sala de reuniões agitou-se de imediato.
E não apenas na sala de reuniões; naquele momento, a voz de Oliver continuava a ser transmitida de modo a que todos os habitantes de Lyra pudessem ouvi-la.
Há dez anos, Gerald, na qualidade de Cavaleiro da Estrela do Crepúsculo, já gozava de considerable fama, sendo considerado um herói aos olhos de muitos; e agora, Gerald era ainda mais famoso do que há uma década.
Contudo, tratava-se de má fama.
...
— Gerald? Não é aquele foragido?
— Diabos, por que é que tem de ser aquele sujeito?
Fora da Torre de Babel, as inumeráveis pessoas ali congregadas também começaram a murmurar; a aparição de Gerald fê-las esquecer temporariamente as palavras chocantes que Oliver proferira momentos antes.
...
Enquanto Oliver fitava Gerald, este também o encarava.
Igualmente, tratava-se de um velho conhecido que não via há dez anos.
Contudo, o estado de Oliver era totalmente diferente daquele em que se encontrava Holman na época.
Ele continuava a parecer tão solene, tão majestoso, com um ânimo que não tinha absolutamente nada de alguém que passara dez anos imerso na âmbar do pensamento.
Tudo isso provocou em Gerald uma certa sensação de inquietação.
No entanto, ele já não tinha para onde recuar, limitando-se a inclinar levemente a cabeça: — É verdade, já se passaram dez anos, Bispo Oliver.
— Você parece muito mais envelhecido do que há dez anos. — Oliver permitiu sem reservas que todos em Lyra ouvissem a sua conversação com Gerald. O seu tom era extremamente descontraído, parecendo menos alguém que enfrentava o maior foragido de Lyra e mais alguém na presença de um velho amigo. — Claro, também sei o que lhe aconteceu, e lamento por isso... Você deveria ser um herói de Lyra, mas acabou por carregar demasiada infâmia.
...Deveria ser um herói de Lyra?
Esta frase curta causou igualmente um choque imenso aos inúmeros presentes, incluindo ao próprio Gerald.
Ele imaginara centenas de coisas que Oliver poderia dizer ao vê-lo, mas nunca imaginara que fossem aquelas.
— O que quer dizer com isso? — perguntou Gerald.
— Exatamente o que as palavras significam. Sei que não é um criminoso, é um herói — disse Oliver pausadamente. — Ninguém sabe disso melhor do que eu, porque foi exatamente eu que o mandei para a zona poluída, incumbindo a Esquadra da Estrela do Crepúsculo dessa missão...
Ele fez uma pequena pausa.
— Fui eu.
— Fui eu que pedi a Holman para o encontrar.
— Fui eu que o escolhi pessoalmente.
Dito isto, o olhar de Oliver suavizou-se gradualmente.
— Nestes anos, você e a sua Estrela do Crepúsculo realmente sofreram muito, Gerald.
— Mas não tem mal, vou fazer com que a verdade venha totalmente à tona.
— Vocês continuam a ser os heróis de Lyra.
Nesse momento, Oliver bateu palmas de repente.
— Estrela do Crepúsculo, permitam-me, em nome do Arcebispo, prestar a mais elevada homenagem a ti e aos teus membros.
Ele proferiu estas palavras com solenidade, fazendo com que os aplausos na sala de reuniões irrompessem como uma maré.
...
Ina agarrava com força o punho da Espada de Fogo Bruscamente Ardente; ao ouvir aquela voz cuja proveniência desconhecia, sentia o corpo tremer.
A verdade... a verdade que perseguira ao longo de dez anos.
A justiça que sempre quisera repor para o seu irmão.
Nesse exato momento... afinal tinha-se concretizado?
Daquela maneira?!
Ina sentiu uma enorme sensação de irrealidade.
...
Na estação de Rim, uma mulher de aspeto desvairado caiu subitamente de joelhos, irrompendo em prantos convulsivos.
Enquanto chorava, gritava roucamente:
— Eu disse! Eu disse! O meu marido não é um traidor, ele não é um traidor!
Contudo, à sua volta não havia alma viva.
...
Fora da Torre de Babel, Ju, por sua vez, apertou novamente a gola da veste.
Todavia, um vislumbre de atordoamento surgira nos seus olhos.
...
Na sala de reuniões, Gerald, ouvindo os aplausos semelhantes a uma onda que vinham de todos os lados, sentiu igualmente uma certa desorientação.
O que era aquilo?
A verdade fora revelada?
A honra fora limpa?
Aquilo por que lutara obstinadamente ao longo de dez anos... afinal tinha acontecido assim?
Era este... o resultado da sua perseverança até ao momento?
Mas porquê?
Por que razão não conseguia sentir a menor alegria?
Tudo isso não escapou aos olhos de Yuri, que se preparava para alertar Gerald, mas este já havia tomado a iniciativa de reagir.
No segundo seguinte, aquela enorme espada de serra mecânica já se encontrava encostada ao pescoço de Oliver.
No mesmo instante, os aplausos cessaram abruptamente.
As feições das pessoas transformaram-se novamente em pavor.
Por conseguinte, os vítores transformaram-se de imediato em imprecações.
— Maldito! O que é que pretendes fazer ao Senhor Bispo!
— Cavaleiros Demoníacos aí ao lado, porque é que estão apenas a olhar? Querem cometer traição?!
Apenas Oliver se mantinha calmo.
— Estás a subestimar-me? — A voz de Gerald soava tão gélida quanto uma lâmina recém-afiada. — Achas que é com isto que vou recuar?
Oliver soltou um leve suspiro.
— Compreendeu mal, Gerald, eu não tinha de todo essa intenção... além disso, sei o porquê da sua vinda. — Ele ergueu lentamente a cabeça, fitando o cristal de purificação rodeado pelos Cavaleiros Demoníacos, e disse com um sorriso leve: — Não acha porventura que eu fui contaminado? De que outra forma cometeria tal ato de blasfêmia, enquanto você deseja desmascarar-me perante todo o povo de Lyra, não é verdade?
Gerald não respondeu, limitando-se a olhar friamente para Oliver.
— Compreendo-perfeitamente, a sério — disse Oliver. — Especialmente depois de passar por uma experiência daquelas... Ah, e mais palavras para quê? Se só quer provas, posso prová-lo perante si.
Ao ouvir tais palavras, a inquietação que habitava o íntimo de Gerald ampliou-se várias vezes.
Ele viu Oliver descer com toda a naturalidade do seu assento principal e, sob o olhar atento de todos, caminhar até junto do cristal de purificação.
Em seguida, ergueu lentamente a mão, estendendo-a na direção do cristal de purificação.
Nesse instante, Gerald deteve até a respiração.
Muitas imagens afloraram à sua mente, desfilando como num carrossel, até fixarem-se naquela noite em que Ian, à beira da morte, lhe dissera aquelas palavras.
Por fim, a mão de Oliver pousou firmemente sobre ele.
Mas nada aconteceu.
O cristal de purificação não apresentou a menor reação, parecendo inanimado.
Gerald estacou, estupefacto.
— Viste, Gerald? — disse Oliver com um sorriso. — Não fui infectado... nunca o fui.
...Como era possível?
Como era possível?!
Como podia ele não estar infectado?!
Certamente algo correra mal!
Sem pronunciar palavra, Gerald aproximou-se de imediato, avançando em silêncio sob o olhar de centenas de pessoas na sala de reuniões para inspecionar o cristal de purificação.
Yuri também não se limitou a observar, ordenando igualmente aos seus subordinados que examinassem o cristal.
Contudo, por mais vistorias que fizessem, o cristal de purificação não apresentava o menor defeito; continuava a ser capaz de purificar as fontes de contaminação que os Cavaleiros Demoníacos traziam consigo, mas era totalmente incapaz de gerar qualquer reação perante Oliver.
— ...Por que razão aconteceu isto? — murmurou Gerald.
Nesse exato momento, a voz de Bai Wei fez-se finalmente ouvir.
— Ele de facto não está contaminado.
Até Bai Wei dizia o mesmo.
O corpo de Gerald vacilou.
— Então, porquê? — perguntou Gerald. — Mesmo sabendo que Ian foi contaminado, porque é que ele não o foi?
— Ainda não compreendeste? — Bai Wei suspirou suavemente. — Ele é diferente do teu filho.
— O teu filho quis destruir Lyra porque estava contaminado.
— E ele.
— Ele quer puramente destruir Lyra.
Gerald paralisou; virou lentamente a cabeça para fitar Oliver, que continuava com um sorriso nos lábios, sentindo de repente um frio gélido e sem limites emanar daquele sorriso aparentemente bondoso.
— Porquê?
Desta vez, Gerald não questionava Bai Wei, mas sim o próprio Oliver.
Fixou nele um olhar mortal, cuja intensidade parecia querer assassiná-lo: — Tu não estás louco nem foste contaminado! — Aproximava-se passo a passo de Oliver, vertendo uma raiva tão desmedida que todos em Lyra a podiam sentir. — Então, por que razão fizeste tal coisa?
— É muito simples — respondeu Oliver calmamente. — A razão já a declarei há pouco: esta cidade precisa de um amanhã melhor.
— E aquele deus fraco e incompleto já não consegue satisfazer a nossa renovação; precisamos de um deus mais poderoso e completo.
— Por isso, é Ele que deve morrer — disse Oliver sem qualquer evasão. — Tudo o que fiz ao longo destes dez anos foi por causa disto, foi por Lyra, foi por... um futuro melhor.
— ...E quanto às pessoas que morreram por causa disso?
Oliver respondeu com serenidade:
— Devemos celebrá-las e recordá-las para sempre.