Setenta e quatro: Devemos matar o nosso deus?

Quem Escondeu o Meu Corpo? Olho de Demônio 5193 palavras 2026-04-01 17:02:57

Oliver sentou-se junto à janela, observando o sol escalar lentamente o céu da cidade, despertando pouco a pouco a cidade de Lyre do seu silêncio.

A porta atrás dele abriu-se e Hogni entrou, fazendo uma vénia a Oliver.

— Senhor Bispo — disse Hogni, num tom respeitoso —, tudo está preparado e os representantes dos trabalhadores já começaram a entrar.

O olhar de Oliver recuou lentamente, desviando-se do sol no horizonte para pousar sobre a cidade de Lyre, logo abaixo.

Ele conseguia ver inúmeras pessoas a afluir em direcção à Torre de Babel.

Atraídas pela Assembleia Geral, pareciam-se com o sangue a correr para o coração, ou com uma colónia de formigas a regressar junto da sua rainha; era algo tão grandioso, tão ordenado.

— Quão belo é — disse Oliver, soltando um leve sorriso —, não acha, Hogni?

— Certamente, Senhor Bispo — respondeu Hogni. — E, depois de hoje, será ainda mais belo.

Oliver sorriu mais uma vez e, em seguida, ergueu-se lentamente.

— De facto, chegou o momento.

Ao vê-lo levantar-se, Hogni aproximou-se de imediato e colocou sobre os ombros de Oliver a túnica que já tinha preparada, símbolo da posição de supremo destaque do Bispo da Torre de Babel. Oliver permaneceu imóvel, mantendo-se em silêncio.

Terminada a veste, Hogni deu dois passos para trás e fez uma vénia ainda mais respeitosa e humilde perante Oliver.

— Por favor, inaugure com as suas próprias mãos o futuro de Lyre, Sua Santidade, o Sumo Pontífice.

Faltavam duas horas para o início da Assembleia Geral.

……

— Sabem de uma coisa? O meu pai é um trabalhador exemplar e hoje vai poder entrar na torre para participar na reunião com o Bispo Oliver!

— E daí? O meu pai também vai!

— Eu também vou, eu também vou!

No comboio de engrenagens, Oji puxou a aba do chapéu para baixo, como se assim pudesse deixar de ouvir a tagarelice daquelas crianças.

Contudo, isso não adiantava de nada, pois toda a gente na carruagem de engrenagens conversava sobre a Assembleia Geral que estava prestes a começar.

Enquanto os mais pequenos comparavam se os pais tinham ou não qualificação para participar directamente na Assembleia Geral, os adultos mostravam-se muito mais preocupados com o tema do encontro.

— Quando foi a última Assembleia Geral?

— Há mais de cem anos, julgo que foi sobre os comboios de engrenagens.

— Ah, compreendo. E desta vez? Um novo modelo de comboio?

— O Bispo Oliver falou de um novo futuro.

— Um novo futuro?

— Sim... Esperemos que corra tudo bem, ouvi dizer que aquele foragido ainda não foi apanhado.

— Tsc.

Enquanto escutava, Oji ajeitou e apertou o casaco sem dar nas vistas.

Se alguém lhe prestasse atenção, decerto notaria que as roupas daquela miúda subnutrida eram demasiado largas, obrigando-a a segurar firmemente a gola para evitar que o corpo ficasse exposto à vista de todos.

E, se alguém se aproximasse um pouco mais, ouviria decerto um som metálico e nítido, completamente distinto do ruído habitual do comboio de engrenagens.

No entanto, ninguém lhe prestava atenção.

Mais do que a uma rapariga faminta, as pessoas davam importância à Assembleia Geral, que ocorria apenas uma vez por século.

Oji ergueu a cabeça. Aquela imensa torre que parecia ligar a terra ao céu avultava-se progressivamente nas suas pequenas pupilas.

Faltava uma hora e trinta minutos para a Assembleia Geral.

……

Posta diante da torre subsidiária do Terceiro Distrito, Ina respirou fundo, tentando suavizar a ligeira ansiedade que sentia.

— Então, estão todos a postos?

Ina perguntou ao Cavaleiro Demoníaco que a acompanhava.

— Sim, Subandante, todos os postos estão ocupados — respondeu o Cavaleiro Demoníaco, fazendo continência a Ina, antes de acrescentar com alguma hesitação: — Mas... tem mesmo de ser assim, Subandante?

Ina lançou um olhar ao Cavaleiro Demoníaco: — Esqueceu-se das ordens recebidas?

— Não, claro que não! — respondeu o Cavaleiro Demoníaco com seriedade. — Tomar o controlo de cada torre subsidiária e das respetivas tropas esqueléticas imediatamente após receber a instrução, e aguardar novas ordens... mas, isto não será verdadeiramente um ato de traição?

— Recebemos ordens diretas do Bispo Oliver, e vocês têm as autorizações assinadas por mim e por Yuri — esforçou-se Ina por manter o tom de voz calmo. — Se algo correr mal, a responsabilidade será exclusivamente minha e do Capitão Yuri. Do que é que tem receio?

— O problema não é esse, apenas... Não, já não tenho dúvidas — respondeu o Cavaleiro Demoníaco. — Cumpriremos rigorosamente as suas ordens.

Ina inclinou ligeiramente a cabeça em sinal de concordância e voltou a fitar a torre subsidiária do Terceiro Distrito, não muito longe.

Sabía que aquilo era uma aposta extremamente arriscada.

Junto com Yuri, falsificara as ordens superiores, impedindo à força que as tropas demoníacas destacadas no Quinto Distrito abandonassem o setor, com o intuito de assumirem o controlo de todos os nós das torres secundárias logo no arranque da Assembleia Geral, prevenindo assim quaisquer imprevistos.

Se falhassem, tanto ela como Yuri seriam marcados a ferro como traidores, tendo o mesmo destino que Vesper outrora sofrera.

…… O mesmo destino que Vesper?

Por razões que desconhecia, ao pensar nisso, a inquietude que agitava o coração de Ina serenou de imediato.

— Irmão... — murmurou em voz baixa.

……

— O que disse? — O Cavaleiro Demoníaco ao lado não percebera.

— Eu disse para... — Ina reprimiu as emoções e virou-se para encarar a dúzia de Cavaleiros Demoníacos fortemente armados que a seguiam — estarem atentos ao relógio.

— Entendido, Subandante! — respondeu um dos cavaleiros, consultando o relógio de bolso. — Falta... uma hora.

……

— Onde estão o Fred e os outros? — franziu o cenho Chalmers. — O Desi e o Muney? Para onde foram todos?

À entrada da Torre de Babel, Chalmers, encarregado da Décima Esquadra das Tropas Esqueléticas, fitava os efectivos incompletos da sua unidade e não conteve a interrogação.

Após a morte de Kude, ele assum naturalmente o posto de capitão.

Apesar de rejeitar tal forma de ascender à chefia, não havia alternativa.

Desde que assumira a capitania, apenas cumprira duas missões: a perseguição a Gerard e, agora, esta.

Ferido por Gerard naquele dia, Chalmers demorara muito a recuperar o ânimo, decidindo por fim que, fosse como fosse, defenderia aquela esquadra.

Contudo, ao regressar curado, deparou-se com uma unidade ainda mais desfalcada e com novos desaparecimentos.

— Afinal, o que se passa? — questionou Chalmers.

— Parece que os três foram transferidos pelas altas instâncias — respondeu um subordinado.

— Transferidos? Quando é que isso aconteceu? — As sobrancelhas de Chalmers vincaram-se ainda mais. — Porque é que não recebi nenhuma ordem?

— Há cerca de dois dias, julgo que por ordem direta do Bispo Oliver. Como os três tinham ferimentos leves, foram os escolhidos.

— Foram transferidos por ordem direta do Bispo Bispo Oliver?

Por motivos que ignorava, aquela resposta gerou nele um vago sentimento de inquietação; ambicionava procurar de imediato o Ministro Finley para esclarecer o assunto.

Contudo, a Assembleia Geral estava prestes a começar; os representantes autorizados já começavam a entrar em catrefas, o exterior abarrotava de curiosos à espera de conclusões e os efetivos de segurança já eram escassos, tornando impossível ausentar-se naquele preciso momento. Teve, pois, de conter a impaciência e adiar os esclarecimentos para o termo do evento.

Foi então que outro subordinado se aproximou para o informar: — Capitão, há alguém que o procura.

— A esta hora? — Chalmers sobressaltou-se, franzindo a testa. — Quem é?

— O pai do Capitão Kude.

O corpo de Chalmers paralisou; virou lentamente a cabeça e fitou o subordinado: — Quem disseste?

— O pai do Capitão Kude, ele está ali. — O subordinado apontou para a retaguarda e continuou hesitante: — Parece que ainda não sabe do que aconteceu ao Capitão Kude. Acha que...

Chalmers permaneceu em silêncio durante largos instantes, antes de olhar para o relógio de bolso na palma da mão.

Faltava meia hora para o começo da Assembleia Geral.

— Dá-me cinco minutos.

……

À frente de um destacamento de tropas demoníacas fortemente armadas, Yuri abriu as portas de um armazém situado nos subsolos da Torre de Babel e deparou-se imediatamente com vários corpos banhados em sangue, o que contraiu ligeiramente as suas pupilas.

Aqueles cavaleiros esqueléticos ostentavam exatamente o mesmo aspeto dos dois “monstros” abatidos na véspera.

A única figura de pé no armazém era Gerard.

Logo atrás de Gerard encontrava-se a Fonte Cristalina de Purificação, desaparecida na véspera e emitindo agora uma suave claridade.

Ao vislumbrarem Gerard, os cavaleiros demoníacos sob o comando de Yuri agitaram-se discretamente; embora Yuri os tivesse prevenido, aquela visão ainda os inquietava.

Ignorando-os, Yuri deu passos céleres até se colocar junto de Gerard.

— Foram mesmo eles que a roubaram. — Yuri examinou o espaço circundante e interrogou: — Mas como conseguiste dar com este lugar?

Sem adiantar pormenores, Gerard limitou-se a abanar a cabeça: — Tenho os meus métodos.

Observando atentamente o rosto de Gerard, Yuri comentou: — Estás com um aspeto terrível.

Sem responder de imediato, Gerard agachou-se vagamente e virou o corpo mais próximo, revelando a braçadeira ensanguentada soterrada sob o cadáver — “Décima Esquadra Esquelética, Fred”.

Compreendendo o sucedido, Yuri murmurou: — Eram todos Cavaleiros Esqueléticos?

Gerard anuiu com um monossílabo: — Parece que os da noite passada também eram.

— Por que razão isto acontece?

— É o método desse novo deus — disse Gerard com suavidade. — A forma como Ele interfere na realidade tornou-se cada vez mais agressiva.

Enquanto falava, o olhar de Yuri desviou-se para o ombro de Gerard, onde este ainda envergava a farda das tropas esqueléticas, cuja braçadeira indicava igualmente — “Décima Esquadra Esquelética, Gerard”.

Tudo se tornou claro para Yuri, que lhe bateu levemente no ombro: — Tudo terminará hoje.

Sem prolongar o assunto, Gerard limitou-se a perguntar: — Trouxeste o equipamento?

Yuri assentiu e fez um gesto aos cavaleiros demoníacos, que avançaram transportando um aparelho semelhante a um altifalante gigante.

— Este é o radiador de última geração — explicou Yuri. — Basta ligá-lo à Fonte Cristalina de Purificação para que a eficiência purificadora cubra todo o auditório, quem sabe até a Torre de Babel por inteiro. Nessa altura, tudo estará terminado.

— Sério? — Gerard inclinou a cabeça levemente. — Obrigado.

— Não o faço por ti, sabes bem disso — respondeu Yuri num tom descontraído.

Fez uma breve pausa e, ao notar os olhos injetados de sangue de Gerard, reveladores de uma longa privação de sono, murmurou: — Queres que vá eu? Ficas aqui à minha espera?

Gerard recusou com a cabeça, num tom resoluto: — Não, faço questão de ir pessoalmente.

Não insistindo mais, Yuri limitou-se a concordar: — Está bem.

……

— O tempo?

Yuri consultou o relógio de bolso: — Faltam dez minutos.

……

O grande auditório encontrava-se apinhado de gente.

Apesar de as pessoas se esforçarem por moderar o tom de voz, o vasto número de presentes gerava um murmúrio constante que lembrava o rodar de um comboio de engrenagens.

Todos os presentes ali eram, sem exceção, figuras de proa nas respetivas áreas em Lyre ou funcionários detentores de autorizações especiais.

Se Lyre se assemelhasse a uma máquina, eles seriam as engrenagens vitais de cada engrenagem.

Neste momento, concentravam as atenções no assento vago situado na tribuna mais alta do auditório.

Ainda que estivesse desocupado, todos sabiam a quem pertencia.

Naturalmente, havia quem estranhasse o facto de apenas o Bispo Oliver presidir à assembleia; afinal, por norma, a Assembleia Geral não deveria contar com a presença conjunta dos cinco bispos?

Parecia ter sido assim há um século.

Contudo, essa dúvida não permaneceu por muito tempo, pois o interesse de todos recaía sobre o verdadeiro propósito daquele encontro.

A adopção do comboio de engrenagens, um século atrás, transformara por completo a ecologia de Lyre, duplicando a escala urbana.

E hoje?

Qual seria o “novo futuro” apregoado pelo Bispo Oliver?

Traria consigo uma nova revolução?

A expetativa instalou-se no espírito de multidões.

— Tenho informações confidenciais de que esta reunião vai introduzir uma tecnologia inédita.

— Uma nova tecnologia? Qual? Conta lá!

Os comentários cruzavam-se sem cessar.

Então, um badalar abafado mas tonitruante ressoou, sufocando num instante o burburinho.

A hora estava a chegar.

Esse pensamento restava na mente de todos, que silenciaram de imediato e, num impulso uníssono, voltaram os olhos para o mesmo ponto.

Oliver fez a sua aparição.

Envergando as vestes mais sumptuosas, cruzou a passadeira vermelha qual soberano pontífice, rumando ao assento único ao som de badalos solenes e severos, antes de varrer com o olhar as centenas de pessoas reunidas no auditório.

Quando o sino silenciou, o auditório quedou-se sepulcralmente mudo.

Oliver fitou a assistência com um sorriso, ergueu vagamente um dedo e entreabriu os lábios.

— Nesta Assembleia Geral, vou aplicar uma tecnologia inovadora — declarou pausadamente. — Trata-se de...

No segundo seguinte, a sua voz ecoou por todos os recantos de Lyre.

— Permitir que todos ouçam a minha voz.

Dentro do auditório, no exterior da Torre de Babel, em cada distrito e a bordo dos comboios de engrenagens, todos escutaram o timbre solene de Oliver.

Após um breve hiato, gritos de júbilo irromperam por toda a cidade de Lyre, como se estivessem a incendiar o lugar.

Na qualidade de cidadãos de Lyre, habituados a estar na vanguarda da inovação tecnológica, todos compreendiam perfeitamente o significado daquilo.

Seria esta a promessa de futuro feita pelo Bispo Bispo Oliver?!

Dominados pela euforia, muitos começavam já a conjecturar sobre o funcionamento de tal tecnologia e as suas futuras aplicações.

Contudo, a voz de Oliver voltou a fazer-se ouvir sem demora: — Sei que estão jubilosos e que o novo futuro está à distância de um toque... mas ainda não chegou por completo. Enfrentamos ainda um pequeno obstáculo, e é precisamente esse o motivo desta reunião.

O silêncio restabeleceu-se.

Oji, recém-saída do comboio, fitou a Torre de Babel.

Ina despertou os subordinados atónitos, ordenando-lhes que se preparassem para agir.

Chalmers, que acabara de se despedir do pai de Kude, contemplou com expressão carregada várias figuras a correr em direção à sala de reuniões e gritou de imediato: — Quem vai aí?!

Yuri acendeu primeiro a sua espada incandescente e, avançando, disse a Gerard: — Eu dou-cobertura, entra direto.

Gerard apressou o passo.

White contemplava a cena com serenidade, o seu olhar atravessando os cavaleiros demoníacos, as tropas esqueléticas, transpondo aquela porta para fixar-se nos lábios de Oliver, que se abriam lentamente.

— Realizaremos um plebiscito — anunciou Oliver.

— O tema do plebiscito será: devemos executar... o Deus de Lyre, que já se tornou um entrave ao nosso progresso?