Capítulo Cento e Dezessete: A Maldição da Espada de Cabo Vermelho
Página 1 de 3
Na manhã de segunda-feira, Alves chegou à sala de aula com mais de meia hora de antecedência. Para sua surpresa, o professor Bard chegou ainda mais cedo que ele.
— Nosso assistente chegou — disse o professor Bard ao ouvir o som da cadeira de rodas deslizando pelo piso de madeira, virando-se para cumprimentar Alves com um sorriso: — Chegou tão cedo assim? Já tomou café da manhã?
Mesmo sentado na cadeira de rodas, Alves não era muito mais baixo que o professor Bard. Esse velho professor, de cabelo ralo e estatura baixa, tinha uma personalidade muito amável, embora só ficasse sério durante as aulas. Fora disso, era sempre alegre, irradiando um otimismo e uma vitalidade bastante raros para alguém da sua idade.
— Já tomei, professor — respondeu Alves com voz suave. — E nem está tão cedo assim... Veja só, já tem muita gente chegando.
Ele olhou para os estudantes que já estavam sentados. Falta meia hora para a aula começar, e quase metade deles já ocupava seus lugares.
O professor Bard apenas balançou a cabeça:
— Isso só acontece porque você está aqui, caso contrário, eles não chegariam tão cedo.
— Normalmente, mesmo faltando dez minutos para a aula, poucos aparecem. Ou chegam no limite, ou simplesmente atrasam um pouco. Quem chega adiantado geralmente não está realmente interessado em estudar. Ou estão na aula, ou vieram aqui só para dormir. Alguns até aparecem para entregar trabalhos de outras disciplinas...
— Eu não me meto, mas isso não significa que estou velho demais para perceber.
O velho professor suspirou um pouco ao dizer isso, mas antes que Alves pudesse consolá-lo, ele se recompôs, sorrindo otimista:
— Mas quem mandou eu não dar aulas boas? Não tem jeito, não posso querer que os alunos prestem atenção se sei que meu ensino não é lá essas coisas, não é?
— Professores com essa consciência são raros — Alves sorriu.
Não era um elogio vazio, mas uma verdade. Para esses professores, a função de "orientador" geralmente era mais importante que a de "instrutor". O que se ensinava em aula era apenas o básico necessário. Para desenvolver suas próprias habilidades, os alunos precisavam estudar por conta própria na biblioteca ou conseguir uma recomendação para aulas particulares com outros professores.
Sabendo disso, poucos professores se dedicavam muito às aulas públicas. Mas os que alcançaram o nível de "professor" eram pessoas importantes; mesmo que não se empenhassem muito, não permitiam que os alunos os desrespeitassem.
Bard apenas acenou com a mão:
— Eu também já tive meu mau humor, igual a eles. Mas, olhando para trás, percebo que era por ansiedade com a própria pesquisa. Eles ainda são jovens, têm possibilidades e vontades de avançar.
— Eu estou calmo agora porque já atingi o auge na arqueologia e história. Não tenho mais metas a superar, nem recursos para disputar, e não me importo com cargos oficiais ou assentos no conselho.
— O que penso todo dia é em aproveitar esses velhos ossos enquanto ainda mexem para visitar alguns sítios antigos difíceis de datar, e usar o tempo que me resta para identificar e registrar essas histórias perdidas.
— "Sem desejos, firmeza" — Alves assentiu. — Sem desejar competir ou superar os outros, naturalmente se torna forte e sereno.
Bard ficou surpreso:
— Você ainda entende o idioma primordial?
— Um pouco, mas não muito — Alves respondeu humildemente.
— Isso já é impressionante — admirou o professor Bard, gostando cada vez mais do estudioso dedicado e modesto.
Página 2 de 3
Embora no começo a orientação de Alves fosse apenas um acordo, Bard sentia cada vez mais que havia tomado a decisão certa.
Mais tarde, conversaram sobre o ocorrido na quinta-feira passada.
— A espada sagrada que você empunhava... — o velho professor ficou sério e perguntou baixinho: — Se não me engano, era a "Espada de Cabo Vermelho", certo?
— O senhor reconheceu isso? — Alves ficou surpreso.
Na foto publicada no jornal, a lâmina da espada ainda estava envolta em chamas. Mesmo com a empunhadura na mão de Alves, Bard conseguiu identificar o nome da espada sagrada?
— É uma espada maldita — Bard advertiu com preocupação —, você precisa ter cuidado. Segundo registros históricos, essa espada foi usada pelo santo cavaleiro Galahad.
Não era uma espada sagrada?
Alves pensou.
— Se não me engano, Galahad é filho de Lancelote I, certo? — perguntou Alves cautelosamente.
— Onde você ouviu isso, em alguma história estranha? — O professor coçou a cabeça, com expressão estranha. — Galahad conheceu Lancelote antes deste se casar com a rainha Guinevere, e Galahad já era cavaleiro adulto na época.
— Os cavaleiros originais da Távola Redonda eram vinte e dois, mas o nome de um deles é mantido em segredo. Os outros vinte e um eram Lancelote e seus fundadores. A família Galahad ainda existe, e é a família Camelot. Claramente, não tem ligação direta com a família Du Lac...
Bard olhou para Alves e continuou:
— Galahad passou a ser chamado assim por ter se tornado um apóstolo. É como o filho de Morgana, Mordred, cuja família mudou o nome para Moriarty.
— O nome Morgana significa "nascida do mar". Mordred veio do estrangeiro e foi um cavaleiro muito ativo e corajoso na Távola Redonda. Por isso, depois que ele ascendeu como apóstolo, seus descendentes mudaram o sobrenome para Moriarty — que significa "guerreiro do mar" — como uma forma de evitar mencionar o apóstolo Mordred.
— O quê? — Alves ficou chocado.
Ele sabia que os sobrenomes das famílias fundadoras mudaram muito desde então, e que muitos descendentes não conseguiam ser diretamente relacionados. Além disso, Alves era adotado e não tinha recebido nenhuma educação sobre a antiga glória familiar, nem o velho Moriarty lhe falara quem correspondia a qual cavaleiro.
Ele imaginava ser um nome desconhecido, mas era Mordred?
De certa forma, fazia sentido.
Bard continuou detalhando a história da Espada de Cabo Vermelho:
— Ela parece uma enorme cruz, com a empunhadura envolta por uma pedra preciosa vermelho-escura. Foi encontrada cravada numa pedra de mármore trazida pela água, com a inscrição "Só o maior cavaleiro pode me mover".
— Galahad não foi o primeiro a empunhá-la, nem Lancelote foi o segundo. O cavaleiro mais forte da Távola Redonda era Barin, e só ele conseguia sacar a espada, ganhando um poder imenso.
— Mas essa espada carrega uma maldição de ego eterno, que só pode ser controlada por alguém puro e determinado. Se quem a empunha tem pensamentos malignos, como matar ou fazer o mal, esses desejos são ampliados, levando à loucura e paranoia.
— Barin mudou de personalidade rapidamente, tornando-se arrogante e violento, e acabou morrendo devido aos perigos da espada.
— Depois da morte de Barin, ninguém mais quis pegar a espada. Ela foi chamada de "Espada Maldita" e caiu nas mãos de Galahad.
— Quando Galahad ascendeu como apóstolo, a espada ficou com Lancelote, que pouco a usou. Por fim, ela foi para a rainha Guinevere, que a considerou perigosa demais para um cavaleiro sagrado, e o mago Merlin a quebrou e selou em partes. A empunhadura é a chave para a capela de Guinevere... Acredito que a que você tem na mão seja essa.
— O senhor conhece a história da fundação de Avalon tão bem assim? — Alves perguntou surpreso.
Página 3 de 3
Era a primeira vez que via o professor de história mostrar seus conhecimentos tão profundos. Eram informações ocultas e extraordinárias, e mesmo sendo um professor comum, Bard sabia mais que Alves...
Alves desconhecia a natureza da maldição da espada, e que ela estava ligada ao ego eterno, não ao "Pai Serpente".
— É simples — Bard sorriu confiante. — Eu encontrei um fragmento da Espada de Cabo Vermelho em um sítio arqueológico marítimo. Lá havia uma mensagem de Merlin explicando por que a espada foi selada ali... Esse é o único fragmento da espada que Avalon tem, e está guardado no Museu Edward. Eu mesmo escrevi os registros históricos sobre ela.
— Segundo minha pesquisa, a espada foi criada sob a influência conjunta do ego eterno e do âmbar. A empunhadura vermelha provavelmente representa o conceito de âmbar. Portanto, creio que a espada selou um poderoso demônio ilusório — possivelmente um apóstolo ou anjo rebelde, ligado ao caminho do crepúsculo ou ao da paixão. Este último é mais provável.
— Será que poderia ser um demônio ilusório do caminho da devoção? — Alves sugeriu.
Bard coçou o queixo e pensou:
— Também é possível. Galahad tem afinidade com o caminho da devoção, então talvez por isso pôde usá-la com segurança... Mas não vejo motivo para o ego eterno e o âmbar selarem juntos um demônio do caminho da devoção. Isso deveria ser tarefa do Senhor da Chama.
— De qualquer forma, evite usar essa espada. Embora a maldição esteja concentrada na lâmina quebrada, a empunhadura pode facilitar o ataque da maldição. Mesmo os mais poderosos seres extraordinários ficam vulneráveis como bebês diante dela.
— Pode ser que a maldição que não afetava você comece a funcionar por causa da espada. Isso é totalmente possível — advertiu o velho professor.
— Entendido — Alves assentiu obediente.
Mas em seu coração, um leve movimento ocorreu. Ele encontrara uma pista crucial nas palavras do professor.
O fragmento da Espada de Cabo Vermelho está no Museu Edward.
O Museu Edward foi fundado pelo velho James em homenagem a Edward, ou seja, é propriedade da família de Alves.
Se tiver oportunidade, poderia buscar esse fragmento.
Mesmo sem reconstruir a espada sagrada, ele poderia usar o fragmento como meio para a maldição.
E se Alves tiver um fragmento, significa que o bispo Mathers não poderá reunir todos os pedaços para refazer a espada. Como quando se coleciona cartas e sempre falta uma.
Se Mathers não conseguir reconstituir a Espada de Cabo Vermelho, não será seduzido pela maldição a se tornar um cavaleiro sagrado amaldiçoado.
Porém...
Um demônio ilusório poderoso... um anjo ou apóstolo caído? Isso é um demônio de alto nível.
Alves semicerrava os olhos, com um leve sorriso nos lábios.
Ou seja, se juntar os fragmentos da Espada de Cabo Vermelho, poderá despertar um demônio ilusório de atributo luz selado na espada sagrada?
Que coincidência perfeita.
Ele estava preocupado em quem capturar para seu "grande animal" de luz; agora a resposta veio até ele de bandeja.
(Fim do capítulo)