Capítulo 138: A Vingança do Gato
Sobre o episódio das crianças soltando bombinhas com o gato, a senhora achou que, felizmente, foi no quintal de casa e apenas entre a família. Se alguém de fora visse, especialmente alguém com a língua afiada, provavelmente causaria problemas.
Na aldeia, se os animais são inteligentes, tudo bem, mas se são inteligentes demais, isso nem sempre é bom.
Mais tarde, a senhora comentou com o pai de Jiao, que chamou as duas crianças e Zheng Tan para uma conversa séria. As bombinhas já tinham sido usadas, e bastava ter matado a curiosidade; Zheng Tan não precisava continuar brincando com aquilo, então era melhor maneirar.
— Ué, pai, será que o cachorro comeu algo que fez mal? — o pai de Jiao apontou para um montinho sob a latada de uvas no canto do quintal.
— Comeu algo que fez mal? — o avô Jiao foi até lá verificar. — É, parece que sim.
Comparado às fezes normais do cachorro, aquele montinho sob a parreira estava bem mais mole. No entanto, o pai de Jiao e o avô Jiao olhavam para o cão amarelo, que estava ali perto do fogão a carvão, cheio de energia e à espera de alguma sobra, e não viam nele qualquer sinal de abatimento por estar com diarreia.
— Não é nada, deve ser porque comeu demais e coisas muito variadas. Nestes dias de preparativos para o Ano Novo, o cachorro acabou comendo além da conta. É só não dar nada de estranho para ele — disse o avô Jiao, sem se preocupar.
Na aldeia, não havia muitas regras para criar cães. Gatos e cachorros frequentemente comiam restos da mesa, e os moradores não tinham disposição para se preocupar se aquilo fazia mal ou não. Na verdade, a maioria dos animais ali nem vivia a expectativa de vida normal; muitos eram capturados por caçadores, outros eram vendidos por diversos motivos, ou, no caso dos gatos, que não valiam muito, eram simplesmente abandonados à própria sorte. Em suma, a vida desses animais era considerada barata, e ninguém perdia tempo cuidando deles — afinal, mal conseguiam cuidar de si mesmos. Comparado a isso, o avô Jiao já era muito atencioso.
— Não deveríamos prendê-lo num canto? Ficar ali parado não é bom — sugeriu o pai de Jiao. Se o cão ficasse ali, certamente tentaria pegar algum "refugo". Daqui a pouco, fritariam almôndegas, e se a mão da senhora tremesse um pouco, o cachorro se fartaria.
— Se eu prendê-lo, ele vai ficar ganindo por horas... Deixe-o ir brincar. Não precisa procurar, na hora da comida ele volta. Muitos cachorros na aldeia são assim.
— Não tem medo de que alguém o leve?
— Em plena luz do dia? Ninguém vem roubar cachorro assim. Além disso, Laifu não vai longe, fica apenas passeando pela aldeia, e há sempre alguém olhando. Os ladrões de cães não aparecem nessas horas. À noite, é só prendê-lo em casa; durante o dia, não precisa se preocupar. — O avô Jiao tinha total confiança no cão.
Dito isso, o avô Jiao foi até o cão amarelo, que teimava em não sair do lugar, e o empurrou para fora da porta.
— Vá brincar, volte na hora de comer.
O cão amarelo, relutante, ainda tentou forçar a entrada, mas o avô Jiao bloqueou a porta firmemente. Após algumas tentativas frustradas, o cão soltou dois latidos e saiu caminhando, desanimado.
— Ele não vai ficar emburrado? — perguntou o pai de Jiao, preocupado ao ver o cão se afastar.
— Ele que se atreva! Emburrado coisa nenhuma, você vai ver só na hora do jantar — disse o avô Jiao, balançando a mão. — Esse não é um daqueles bichos mimados da cidade. Aliás, ouvi dizer que alguns gatos e cachorros da cidade são rancorosos e vingativos, é verdade? Como é o temperamento do seu Heitan?
— ... É razoável. — O pai de Jiao respondeu, hesitando, e completou: — De qualquer forma, ele é muito bom com todos em casa.
Jiao Yuan e Xiao Youzi, com as mãos lavadas, ajudavam a mãe a preparar os bolinhos. Eles já tinham feito isso antes, então não ficaram deformados; pareciam bolinhos, não massas disformes.
Zheng Tan, entediado, viu o cão amarelo sair para passear e saltou o muro para segui-lo — seguir o cão era garantia de não se perder.
— Não vai controlar o gato? — o avô Jiao apontou para o muro.
— Não precisa, ele é muito esperto — respondeu o pai de Jiao, sem se preocupar.
Zheng Tan saltou do muro e seguiu o cão a uma distância segura, atento ao redor. Havia muitos cães soltos na aldeia, e nem todos eram amigáveis com gatos.
O cão amarelo caminhava pela aldeia com total familiaridade, farejando comida e sabendo exatamente em quais casas seria bem-vindo. Os animais são, por vezes, muito mais inteligentes do que imaginamos; é apenas o olhar humano que costuma ignorar essa perspicácia.
Um gato, deitado sobre um barril sob o sol, apenas entreabriu os olhos ao ver o cão e tornou a fechá-los, continuando seu cochilo.
Observando o cão amarelo coletar comida, Zheng Tan até admirava a habilidade do bicho. Com aquela cara de pau e esperteza, se fosse humano, certamente seria o tipo que nunca passaria fome.
De repente, Zheng Tan ouviu latidos agressivos, acompanhados de um rosnado baixo e ameaçador. Era um som diferente daquele que o cão fazia para o pai de Jiao; era um aviso de perigo real.
Ao olhar, Zheng Tan viu o cão amarelo rosnando para um homem ali perto. O indivíduo não era feio, mas sua postura de malandro e desocupado tornava sua aparência repugnante.
O homem, com um palito de dente na boca, balançava as pernas e, ao ver o cão, não se intimidou. Ele deu uma risada debochada e jogou um pedaço de tijolo no animal. Pela força, se tivesse acertado, teria quebrado algum osso. Por sorte, o cão foi rápido e o tijolo apenas raspou em seu pelo.
Não era de se estranhar que o cão o odiasse tanto. Zheng Tan percebeu que as pessoas ao redor viram a cena, mas preferiram não se envolver; ninguém queria problemas com aquele malandro por causa de um cachorro.
Felizmente, o homem do palito não quis continuar a briga. Ele ajeitou o casaco e saiu caminhando de forma arrogante.
Logo depois, ouviu-se o choro de uma criança. O homem havia roubado dois foguetes de uma criança e os soltou ali mesmo, lançando-os dentro de uma horta e destruindo várias couves. As pessoas ao redor apenas comentaram, sem intervir.
Zheng Tan sacudiu as orelhas. Deixe para lá, o pai de Jiao pediu para não chamar atenção.
Perto da hora do jantar, o cão amarelo voltou pontualmente. Zheng Tan não pôde deixar de admirar o senso de tempo dos animais; eles não precisavam de relógios para saber a hora, e a maioria das casas nem tinha começado a servir o jantar ainda. O cão voltou com um passo mais leve, provando que não estava nem um pouco emburrado.
Zheng Tan o seguiu até o portão da casa. Assim que o cão entrou, saiu disparado para fora, latindo furiosamente para dentro.
Sem dar atenção ao cão, Zheng Tan entrou na casa e viu o mesmo homem do palito roubando um pedaço de peixe frito das mãos de Xiao Youzi.
"Desgraçado!"
Zheng Tan sentiu o sangue ferver. Se não fosse pela presença do pai de Jiao, ele teria avançado no sujeito. Ele podia ignorar provocações a estranhos, mas não toleraria que mexessem com os seus.
Xiao Youzi, com a boca apertada, encarava o estranho detestável, hesitando se deveria jogar os hashis nele. O avô Jiao, furioso, pegou uma vara para expulsar o intruso.
Enquanto era expulso, o homem gritava:
— Só ouvi dizer que os projetos desses professores valem milhões, só vim ver um milionário, o que há de errado nisso?
— Pare de bobagem! Esse dinheiro é do Estado, para pesquisa! Se continuar falando besteira, vou chamar a polícia! — o avô Jiao avançava com a vara.
Na aldeia, o respeito aos mais velhos era sagrado. O malandro temia os anciãos, pois já tinha apanhado de um grupo de moradores por ter desrespeitado um senhor e quase ido parar na delegacia.
Embora o sujeito tivesse sido expulso, a raiva de Zheng Tan não passou. Ele planejava uma vingança, mas, como amanhã seria a véspera de Ano Novo, decidiu esperar um pouco para não causar problemas.
O jantar na aldeia era servido cedo, e sem muitas distrações, todos costumavam dormir cedo. Com a chegada do Ano Novo, todos estavam ocupados, o que atrasou um pouco o horário.
Ao saber que a porca de um vizinho tinha tido filhotes, o avô Jiao saiu para ver. Jiao Yuan foi junto, enquanto Xiao Youzi ficou em casa vendo TV. Zheng Tan, curioso, seguiu o avô.
No caminho, Zheng Tan ouviu o homem do palito falando ao celular, vangloriando-se de ter roubado um pacote de bombinhas no mercado e planejando vendê-las mais caro para as crianças da aldeia no dia seguinte.
— Chega, vou ali cagar agora — disse o homem, desligando o celular e jogando a bituca do cigarro aceso em qualquer lugar antes de entrar na latrina.
Zheng Tan estreitou os olhos. A oportunidade perfeita.
Ele correu até a casa do homem, encontrou a caixa de bombinhas no quarto e pegou duas. Com a bituca do cigarro que o homem jogara fora ainda brilhando na escuridão, Zheng Tan aproximou-se da latrina.
Ele lembrou-se de como as crianças soltavam os foguetes, acendeu o pavio, jogou dentro do buraco onde o malandro estava e saiu em disparada.
Quando Zheng Tan estava a uma distância segura, escondido atrás de uma pilha de lenha, ouviu-se um estrondo vindo da latrina.